O líder narrativo de Vampire: The Masquerade – Bloodlines 2, Brian Mitsoda, foi “eliminado repentinamente” de sua posição no jogo. Em um comunicado à imprensa, a editora Paradox Interactive confirmou que Mitsoda e o diretor criativo Ka’ai Cluney não estão mais empregados no Hardsuit Labs, o estúdio responsável pelo desenvolvimento de Bloodlines 2.

“Esta foi uma decisão conjunta da liderança da Hardsuit Labs e da Paradox Interactive”, escreveu a Paradox em seu site. “Nós apreciamos e valorizamos as contribuições de Brian e Ka’ai, que foram fundamentais para estabelecer o enredo e o tom sombrio do jogo e ajudaram a garantir que estamos fazendo um verdadeiro sucessor para os icônicos Bloodlines. Desejamos a ambos o melhor em seus empreendimentos futuros”.

Mitsoda foi substituído por Alexandre Mandryka, que ocupará a vaga de consultor criativo em Bloodlines 2. Por ter sido o escritor principal do original Vampire: The Masquerade – Bloodlines na Troika Games, Mitsoda foi usado para dar ao projeto um ar de legado e credibilidade quando foi exibido em trailers e eventos.

Em uma declaração ao site Rock Paper Shotgun, Mitsoda expressou seu próprio desapontamento com sua demissão, que o pegou de surpresa.

“Eu trabalhei em Bloodlines 2 por quase cinco anos. A história e o elenco principal foram inicialmente concebidos na minha sala de estar. Eu ajudei a desenvolver a proposta para a Hardsuit Labs e ajudei a apresentar o projeto à Paradox em Las Vegas. Fiquei encarregado da narrativa desde o início, trabalhando longos dias e às vezes fins de semana para entregar um sucessor para Vampire: The Masquerade – Bloodlines, e nunca fui levado a acreditar que não conseguiria”.

“Não participei das conversas que levaram à decisão de atrasar a produção e, que eu saiba, não houve atrasos causados ​​pelo desenvolvimento da narrativa de Bloodlines 2. Estou confiante e orgulhoso do trabalho que minha equipe e eu desenvolvemos. Quando essa obra for vista e que forma ela assumirá, não sei”, conclui.

Bloodlines 2 foi recentemente adiado, movendo sua data de lançamento para 2021. Confirmada para a próxima geração de consoles, PS5 e Xbox Series X, a sequência também será lançada no PS4, Xbox One e PC.