Babylon’s Fall, futuro título da Platinum Games e da Square Enix, contém uma variedade de equipamentos e emotes ‘emprestados’ de Final Fantasy XIV.

Durante um beta fechado recente para Babylon’s Fall, vários jogadores notaram que a armadura do jogo tinha uma aparência semelhante a Final Fantasy XIV. Seguindo as especulações, o produtor Yosuke Saito confirmou a conexão em um post de atualização, confirmando que não apenas Babylon’s Fall emprestou uma série de materiais de FF XIV, mas também que isso veio após uma oferta do diretor do MMO, Naoki Yoshida.

“Para ir direto ao ponto: sim, Babylon’s Fall contém dados de equipamentos e emotes emprestados de Final Fantasy XIV“, confirma Saito no post. “Quando fiz minha apresentação de outono do Babylon em uma reunião da empresa, o produtor e diretor de Final Fantasy XIV, Naoki Yoshida, também estava presente e ofereceu sua ajuda, ao que respondi: ‘sim, por favor!’. Foi assim que o plano se concretizou. Em seguida, implementamos cuidadosamente os dados, coordenando de perto com a equipe de Final Fantasy XIV“.

Saito diz que, pegando emprestados os dados do FF XIV, a equipe foi capaz de adicionar uma gama muito maior de equipamentos e emotes para Babylon’s Fall do que o planejado originalmente. Dito isto, o produtor também fez questão de apontar que a maioria dos conjuntos de equipamentos que os jogadores poderão obter no jogo são exclusivos de Babylon’s Fall em si.

“Os dados emprestados de Final Fantasy XIV foram usados ​​para equipamentos desde a introdução até o nível médio do jogo, e é por isso que eles eram tão prevalentes no Teste Beta Fechado”, concluiu Saito antes de se desculpar por quaisquer preocupações que os jogadores possam ter sentido seguindo sua recente experiência prática com o jogo.

Em outra parte da postagem, Yoshida deu suas opiniões sobre o ocorrido. Depois de afirmar que estava “meio com ciúme” por não estar fazendo um jogo de hack & slash baseado em ação hardcore, o diretor de FF XIV observou que “preparar todas as variações de equipamento necessárias para o jogo [seria] realmente difícil”.

“Então, eu disse: ‘vamos usar os materiais de FF XIV também. Temos tantos, seria uma pena limitá-los apenas a FF XIV‘, e foi assim que tudo começou”, explica Yoshida no post. O diretor então confirma que o uso de quaisquer materiais de FF XIV em Babylon’s Fall seria “totalmente supervisionado” pela equipe de Final Fantasy XIV, enquanto também admite que, na época, ele não achava que se tornaria um assunto tão comentado.

Babylon's Fall

Paralelo a isso, confira abaixo um vídeo com gameplay do teste beta fechado de Babylon’s Fall no PS5.

Babylon’s Fall está em desenvolvimento para PS4, PS5 e PC via Steam.