AnálisesDLCPS3

Awakened (Dead Space 3)

Análise

NOME: Não disponivel
FABRICANTE: Não disponivel
PLATAFORMA: ps3
GENERO: Não disponivel
DISTRIBUIDORA: Não disponivel


LANÇAMENTOS
Não disponivel Não disponivel Não disponivel


INFORMAÇÕES ADICIONAIS E SUPORTE
Não disponivel


Dead Space 3 foi uma experiência divertida mas decepcionante (confira a nossa análise). Ao terminar o jogo, a sensação de que “faltava algo” era muito grande, pois o final era um cliffhanger fraco e previsível. Awakened, o primeiro conteúdo adicional (DLC, na sigla em inglês) de Dead Space 3 (DS3) é uma continuação direta e imediata do jogo normal. Eu esperava que ele explicasse o que havia acontecido, mas ao invés de responder as minhas dúvidas, Awakened é um pacote medíocre que confunde ainda mais a história da série Dead Space e a afunda mais do que eu acreditava ser possível.

O primeiro grande problema é que Awakened é um DLC totalmente forçado e que com certeza foi desenvolvido antes do lançamento do jogo, mas foi “separado” para ser vendido e render mais alguns trocados para a produtora, em detrimento dos consumidores. Essa tem se mostrado uma prática cada vez mais comum na indústria, infelizmente.

 
Awakened tem início poucos segundos depois do final de DS3, e eu esperava que o final do jogo fosse explicado e que o DLC continuasse a partir dessa explicação. Só que isso não acontece: não há explicação nenhuma, as coisas simplesmente acontecem e você começa a jogar sem saber como e onde está.
 
 
 
As alucinações de Isaac, um dos pontos fortes de Dead Space 1 e 2, voltam aqui com uma explicação bem fraca. Em uma tentativa de “gerar tensão”, essas alucinações agora aparecem a quase todo instante, sempre com um barulho alto para dar um susto forçado no jogador. Não há suspense nem expecativa de choque, apenas distração e irritação.
 
Você visita alguns novos lugares nesse DLC, mas eu diria que 80% das salas são reaproveitadas do jogo principal, com apenas algumas pequenas mudanças estéticas (novos objetos no cenário e texturas levemente diferentes). Para quem jogou bastante o jogo principal, revisitar os mesmos lugares não é exatamente empolgante.
 
Um novo vilão também é “jogado” na história, surgindo do nada com o objetivo de forçar Isaac a desconfiar de tudo e todos. Ele lidera um culto de Unitologistas extremistas, que cortam partes dos próprios corpos para substituí-las por partes de Necromorphs. Esse vilão é tão mal-explicado e ridículo que chega a ser cômico. Em alguns momentos eu senti que tentaram criar algo similar a um “Pyramid Head”, da série Silent Hill, mas falharam miseravelmente nisso. Para piorar, da mesma forma súbita que o vilão surge ele se vai, mostrando-se totalmente irrelevante para o jogo e para a série.
 
O DLC termina em mais um cliffhanger, um pouco melhor do que o do jogo principal mas ainda assim bobo e previsível. Ao chegar ao fim, não há como não pensar que esse deveria ter sido o “final verdadeiro” do jogo, possivelmente uma surpresa pós-créditos, mas nos dias de hoje isso parece ser pedir demais.
 
 
 
Gastei em torno de 1 hora para terminar esse DLC fraco e que me custou 10 dólares, e não há forma de não me revoltar com isso. A série claramente se perdeu, e como um fã ardoroso de DS1 e DS2 isso me chateia muito. Eu não consigo mais me importar com o que vai acontecer com Isaac, e acredito que muitos compartilham desse sentimento.
 
Para finalizar, vou comentar algo sobre a série que pode conter spoilers para quem não jogou todos os jogos, especialmente Dead Space: Extraction e Dead Space 2: Severed.
 
Início dos spoilers (selecione o trecho a seguir para lê-lo):
 
Cadê a Lexine!? Depois dos eventos de Extraction e de Severed, fiquei muito empolgado em ver a história dela se encaixar com a de Isaac. Joguei Dead Space 3 esperando a todo momento que ela aparecesse… e nada. Comecei Awakened imaginando que agora, finalmente, ela seria mostrada e tudo ficaria claro, mas não há nenhuma menção à existência dela em lugar algum. A Visceral esqueceu que ela existe, prefere deixar ela escondida por mais tempo ou não vai nem tocar no assunto? De qualquer forma, isso muito decepcionante.
 
Fim dos spoilers.
 
Awakened possui novas peças para a construção de armas e uma sala com gravidade zero que é até interessante, mas no geral esse DLC é um desperdício de tempo e dinheiro do qual todos devem manter distância. Não compre Awakened, e avise os seus amigos para fazerem o mesmo. A EA não merece o nosso dinheiro para fazer algo tão ruim quanto isso.
30%