AnálisesPS3

Arcana Heart 3: LOVE MAX!!!!!

Análise

NOME: Arcana Heart 3: LOVE MAX!!!!!
FABRICANTE: Examu
PLATAFORMA: ps3
GENERO: Luta
DISTRIBUIDORA: Aksys Games


LANÇAMENTOS
21/11/2014 21/11/2014 29/05/2014


INFORMAÇÕES ADICIONAIS E SUPORTE
Resolução Máxima: 720p

Nº de Jogadores: 1-2 (inclusive online)

Troféus (inclusive Platina)

Disponível na PlayStation Store (3189 MB)


Arcana Heart 3, originalmente lançado exclusivamente em formato digital no PS3, foi um jogo com o lançamento muito azarado. Na mesma semana de seu lançamento houve o hackeamento da PSN e o título só voltou a ficar disponível novamente cerca de um mês depois, quando toda a situação se estabilizou. Consequentemente, o jogo permaneceu desconhecido e suas salas online vazias. Felizmente, eu havia conseguido comprar e baixar o título antes do hackeamento da PSN e ele tornou-se um dos jogos de luta preferidos meu e de vários amigos.

Love Max!!! é uma atualização de Arcana Heart 3, algo similar à Arcade Edition de Super Street Fighter IV ou o update R de Guilty Gear Accent Core. Devido à natureza “obscura” do jogo original, irei explicar com mais detalhes seus sistemas e características, além de todo conteúdo que essa nova versão traz em relação ao original.

Entre todos os jogos de luta que já joguei (muitos e mais um pouco) Arcana Heart é bastante único. O jogo inteiro é composto de personagens femininas e existem 23 personagens selecionáveis, sendo todas bastante diferentes entre si, algumas inclusive com mecânicas exclusivas de jogo. Por exemplo, entre as personagens que utilizo, Akane é capaz de cancelar todos seus especiais em sequência, caso tenha as cargas necessárias. Maori utiliza a ajuda de suas irmãs para realizar sua estratégia de manter o oponente longe, lembrando uma jogabilidade parecida com os jogos Marvel Vs Capcom. Petra pode utilizar especiais que consomem cargas e, quanto mais cargas utilizadas, maior será o dano. Há uma variedade impressionante nos personagens e o jogo não para aqui – ainda existem as Arcanas.

Ao escolher uma personagem, deve-se também escolher uma das Arcanas que servem como “suporte” em uma luta. Da mesma forma que as personagens, também existem 23 Arcanas para serem escolhidas e cada uma possui ataques e características próprias que podem alterar drasticamente a luta e o uso de cada personagem. Por exemplo, os ataques da Arcana do Gelo congelam o oponente e permitem combos mais extensos. A Arcana do Magnetismo atrai o oponente para perto do seu personagem, ideal para personagens que dependem de agarrões. Isso sem contar que cada Arcana também altera parâmetros como ataque e vida, então as combinações e possibilidades aqui são bastante extensas.

Arcana Heart 3 é jogado utilizando 5 botões denotados pelas letras A, B, C, D e E. A, B e C correspondem à ataque fraco, médio e forte, enquanto que E corresponde a ataques relacionados à Arcana. D é utilizado para a técnica de homing, que consiste em uma das mecânicas mais interessantes do jogo: com o homing é possível voar em direção ao oponente e, como AH3 é um jogo bastante verticalizado, várias lutas são dependentes de movimentos feitos no ar. A mecânica também pode ser utilizada para cancelar movimentos, absorver ataques, enganar a defesa do adversário e muito mais. Apesar de parecer complicado, logo se torna algo natural lutar com os personagens voando em várias direções da tela.

Infelizmente, isso me traz a um dos maiores problemas de Arcana Heart: A falta de um tutorial. Reconheço que essa é uma reclamação devido à geração “mamão com açúcar”, em que tudo deve ser explicado em doses homeopáticas, mas considerando que esse é um jogo de luta desconhecido e bastante técnico, todos os sistemas podem ser intimidadores para alguém não familiar ao gênero. Depois do tutorial espetacular de Skullgirls, também considero o tutorial algo ótimo para a própria comunidade, pois inclui e ajuda os que estão começando com jogos de luta. Para referência, todas as explicações dos sistemas estão detalhadas no manual do jogo, que também pode ser acessado pela versão digital.

Em relação ao conteúdo, Love Max!!! utiliza do mesmo modo história presente no original e que também serve como modo Arcade. A novidade aqui é o After Story, um cenário extra que se torna um epílogo para a história e que gradativamente vai sendo liberado conforme se joga. Também foi incluído na galeria cenários extras que pertenciam a um jogo de celular da série, então existe bastante conteúdo para os que se interessarem na história contada. Há também os modos clássicos como Time Attack e Survival, ideais para testar habilidade, pois a CPU pode ser surpreendentemente cruel em alguns momentos. Não espere conquistar esses modos sem entender muito bem as mecânicas de jogo e sem conhecer os personagens, caso contrário, só irá resultar em dolorosas perdas e surras.

É também possível selecionar os modos treino e trial. Usualmente, não detalharia esses modos, mas nesse caso é algo particularmente interessante. O modo treino tem extensivas opções que permitem até mesmo gravar movimentos para o oponente, garantindo treino de alguns setups específicos. O trial, por sua vez, consiste numa série de desafios e não serve para ensinar combos e estratégias, mas sim para testar o que já foi aprendido.

Outro ponto bastante positivo é que o modo online, composto de magia negra aparentemente, é ótimo e mantém o lag numa faixa que ainda torne as partidas jogáveis. Lutei contra oponentes aleatoriamente pelo online e o lag foi brusco apenas nos primeiros segundos de cada luta, sendo diminuído drasticamente logo em seguida. As opções online são poucas se comparadas a outros títulos atuais, mas possuindo um ótimo modo online já é um ponto altíssimo a ser destacado.

 

Veredito

Arcana Heart 3 é um jogo de luta bastante único e um dos que mais gostei de ter conhecido. A variedade de personagens e Arcanas permite diversos estilos de jogo diferentes e é quase certo que cada pessoa irá encontrar algo que será de seu gosto. É possível aproveitar casualmente o título, mas ainda é possível desenvolver o lado técnico para os que procuram. Considero esse um título obrigatório para fãs de jogos de luta, principalmente para os que procuram algo novo e diferente no mercado.

Jogo analisado com cópia digital fornecida pela Aksys Games.

85%