AnálisesPS4

Análise – Street Fighter V: Champion Edition

Análise

NOME: Street Fighter V: Champion Edition
FABRICANTE: Capcom
PLATAFORMA: ps4
GENERO: Luta
DISTRIBUIDORA: Capcom

LANÇAMENTOS
14/02/2020 14/02/2020 14/02/2020


INFORMAÇÕES ADICIONAIS E SUPORTE
Resolução Máxima: 1080p
Nº de Jogadores: 1-2
Troféus (inclusive Platina)
DLC
Leaderboards
Espaço necessário:
Legendas em PT-BR: Sim
Dublagem em PT-BR: Não


Street Fighter V é um jogo que evolui drasticamente ao longo de quatro anos. Quando foi lançado em 2016, nossa análise destacou seu potencial imenso. Porém, logo vimos que esse potencial não seria aproveitado e somente com a edição “Arcade Edition” dois anos depois é que começamos a ver o que queríamos desde o início.

Coisas básicas como um simples modo Arcade, assim como personagens desejados pelos fãs, dariam as caras somente nessa terceira temporada em 2018. Começamos 2019 um tanto quanto preocupados, pois os jogadores receberam Kage e houve um silêncio por parte da Capcom. Isso mudou na EVO quando recebemos mais personagens e ainda mais quando, finalmente, foi anunciada a “Champion Edition”.

Street Fighter V: Champion Edition

Primeiramente, é preciso deixar claro o que é exatamente essa “Champion Edition”. Se você conferiu a “Arcade Edition” já sabe o que significa: é uma edição que inclui o que foi oferecido até aquele momento, porém os modos continuam sendo gratuitos para todos que possuem até mesmo a edição base de SFV.

Dito isso, se você comprar a “Champion Edition”, terá acesso a cerca de 95% de todo o conteúdo lançado para Street Fighter V desde o seu lançamento. São inúmeras roupas, vários cenários e, é claro, todos os 40 personagens. A Capcom ainda não comentou se teremos mais personagens ainda em 2020, porém sempre existe a chance e, nesse caso, eles não fazem parte da “Champion Edition” – você terá que comprá-los com dinheiro real ou Fight Money.

A tabela abaixo mostra todo o conteúdo que você terá acesso (e que não está incluso no jogo base) com a “Champion Edition”.

Street Fighter V: Champion Edition

A “Champion Edition”, portanto, em relação à edição que você pode comprar nas lojas, é uma simples “Complete Edition”. A Capcom apenas evitou de usar esse nome (“completo”) pois, como dito, caso novos personagens cheguem no futuro, a tornaria obsoleta.

Portanto, se você ainda não tem SFV, a “Champion Edition” é a melhor forma de adquirir o título atualmente. Se já possui o jogo base, é ainda recomendado pois, como você pode ver, são quatro anos de conteúdo. Porém, se você adquiriu a “Arcade Edition”, é melhor pensar duas vezes. Seriam apenas dois anos de personagens e o restante é conteúdo puramente cosmético.

Aliás, vale ressaltar que os trajes de Fighting Chance (Golpe de Sorte), trajes de colaboração e DLC da Capcom Pro Tour não estão inclusos nesse pacotão da “Champion Edition”.

Street Fighter V: Champion Edition

Quando a versão “Arcade Edition” chegou e se você a comparasse com o jogo base, muitas novidades estavam disponíveis: o modo história cinematográfico tinha sido lançado, o próprio modo Arcade era novidade e também recebemos coisas como o Batalha Extra e Golpe de Sorte.

A “Champion Edition”, porém, não oferece nenhum modo novo para os jogadores solitários. Inclusive, a Capcom está realizando testes com frequência para um Tournament Mode, mas até agora não há previsão de quando ele será oferecido. Não apenas isso, mas a melhora do netcode também não chegou – foi prometida para semana que vem.

Apesar de não existirem novidades nos modos, vale ressaltar que algo novo e que afetou o gameplay são os novos V-Skills. Cada personagem agora possui duas opções de V-Skill (os dois V-Triggers já existem há algum tempo). V-Skills, caso não se recorde, são golpes específicos que cada lutador realiza ao apertar Soco Médio + Chute Médio.

Street Fighter V: Champion Edition

Mas vamos ser justos: 40 personagens é um número considerável e todas as adições recentes trazem um gameplay interessante. Seja Gill com seus combos gigantescos ou Seth com sua habilidade de roubar um golpe do oponente. As roupas crossover do modo Batalha Extra ou que foram oferecidas via DLC também são todas bacanas e estão inclusas com a “Champion Edition”, o que significa que você pode jogar com Urien de Wesker e Blanka como Nergigante.

Finalizando, como dito antes, a “Champion Edition” é indicada para o jogador que ainda não possui Street Fighter V ou que deseja aprimorar o seu jogo base de uma forma rápida e direta. Para os que compraram a “Arcade Edition” ou que passaram todos os anos investindo em Fight Money e completando a sua coleção de personagens, talvez seja melhor continuar aproveitando o conteúdo gratuito e focar apenas naquilo que deseja.

Veredito

Street Fighter V: Champion Edition oferece basicamente um pacote completo (até o momento) de SFV. Ao contrário da versão Arcade Edition que trouxe o modo Arcade e outras novidades, a Champion Edition não traz novos modos. É um pacote indicado, portanto, para aqueles que desejam ter tudo pelo menor preço possível.

Jogo analisado no PS4 Pro com código fornecido pela Capcom.

80%