AnálisesPS4

Análise – Senran Kagura Burst Re:Newal

Análise

NOME: Senran Kagura Burst Re:Newal
FABRICANTE: Honey Parade Games
PLATAFORMA: ps4
GENERO: Ação
DISTRIBUIDORA: XSEED Games


LANÇAMENTOS
18/01/2019 18/01/2019 22/02/2018


INFORMAÇÕES ADICIONAIS E SUPORTE
Resolução Máxima: 1080p
Nº de Jogadores: 1
Troféus (inclusive Platina)
DLC
Espaço necessário: 12,24 GB
Legendas em PT-BR: Não
Dublagem em PT-BR: Não


A série Senran Kagura nasceu no 3DS e desde então foram lançados diversos jogos em plataformas Playstation e que, gradativamente, construíram uma história longa e complexa a partir da base criada pelo original. Com o lançamento de Burst Re:Newal, remake do primeiro jogo da série, é possível acompanhar a história de todos os títulos principais no PS4 (Burst Re:Newal; Shinovi Versus; Estival Versus; Peach Beach Splash) antes do lançamento de Senran Kagura 7 que, supostamente, deve fechar a saga atual.

Senran Kagura Burst Re:Newal conta sobre o conflito entre as escolas ninja Hanzo e Hebijo e ajuda a detalhar como as protagonistas Asuka e Homura tornaram-se rivais. A escola Hanzo foca em treinar as “boas shinobis” que executam missões patrocinadas primariamente pelo governo e é onde o primeiro grupo de protagonistas (Asuka, Katsuragi, Ikaruga, Hibari e Yagyuu) estudam e treinam para se tornarem shinobis profissionais. Hebijo é uma escola secreta que treina “más shinobis” que aceitam quaisquer missões de qualquer um que possa pagar, permitindo que investidores privados tenham acesso à espiãs, assassinas e mais com alta habilidade. Hebijo é onde o segundo grupo de protagonistas (Homura, Hikage, Haruka, Mirai, Yomi) treina e a história se iniciar com esse grupo tentando roubar um importante tesouro da escola Hanzo.

A história pode ser acompanhada pelas duas perspectivas, Hanzo e Habijo, no entanto, ambas as campanhas não se complementam, muitas vezes contando o mesmo evento de duas formas completamente diferentes. Isso acaba por confundir os jogadores em relação a história, pois nunca é afirmado qual das duas perspectivas seria a oficial, mas evita que as campanhas sejam uma repetição uma da outra. A junção de ambas, no entanto, consegue definir bem os pontos principais da trama e definir os principais traços de personalidade de cada personagem, sendo que algumas como Hibari e Mirai recebem muito mais atenção que as demais.

Senran Kagura tem uma fama por utilizar e abusar de temas sexuais com personagens usualmente bem encorpadas, cenas altamente sugestivas, entre outros elementos e fetiches, sendo que Burst Re:Newal continua essa tradição que faz parte da identidade da série. O que difere o atual título dos demais é que existe um foco mais consistente na parte séria da história com shinobis boas e más, o dever de um ninja (assassinato, infiltração, espionagem, etc.) em uma sociedade moderna, códigos de honra, tragédias, situações pessoais e familiares e muito mais. Esse desenvolvimento mais interessante da história ainda é presente nas sequências (principalmente em Shinovi Versus), porém mais diluído com as partes sexuais e de comédia.

A jogabilidade de Burst Re:Newal é a de um beat-them-up 3D, onde você batalhará contra dezenas de inimigos e, usualmente, uma shinobi no final de cada missão. Cada uma das personagens tem uma jogabilidade drasticamente diferente como, por exemplo, Hikage se movimenta de maneira ágil e é capaz de desferir combos rapidamente, enquanto que Haruka se movimenta de maneira mais lenta, porém é capaz de infligir status negativos como paralisia, queimaduras e veneno para gradativamente derrotar seus inimigos. Os comandos básicos são os mesmos para todas as personagens e consistem de ataques fracos e fortes, defesa, perseguição, artes ninja e transformações. A aparente simplicidade nos comandos relembra jogos do gênero Musou (Dynasty Warriors), porém existem poucos inimigos normais em cada missão, os ambientes são muito menores e o grande foco do sistema de batalha está nas lutas individuais contra chefes, tornando Senran Kagura diferente de jogos do gênero Musou.

A mecânica de perseguição, em especial, permite se aproximar rapidamente de qualquer oponente no chão e no ar fazendo com que seja possível sempre se manter na ofensiva e, dependendo da habilidade do jogador, derrotar salas inteiras de inimigos e chefes com um único combo e no menor tempo possível. Os momentos nos quais você tem um completo controle sobre o combate contra inimigos e outras shinobis, independente do que possam fazer para contra-atacar, é quando a jogabilidade realmente brilha, pois as ferramentas de batalha permitem uma ofensiva continua e sem piedade.

Após cada missão, é dada uma nota baseada no tempo levado em cada missão e na quantidade de dano tomado. Além das missões principais da história, também existem missões opcionais e que servem para treinar as personagens e também agem como desafio. As missões compõem todo conteúdo do título, sendo este um pouco raquítico se comparado com os demais jogos da série, no entanto, este também tem um preço reduzido em seu lançamento.

Veredito

Senran Kagura Re:Newal é um ótimo ponto de início para os que desejam conhecer como a série e sua história começaram, sendo que também age como uma excelente prévia do que podemos esperar em Senran Kagura 7.

Jogo analisado com código fornecido pela XSEED.

75%