AnálisesPS4

Análise – Nelke & The Legendary Alchemists: Ateliers of the New World

Análise

NOME: Nelke & The Legendary Alchemists: Ateliers of the New World
FABRICANTE: Gust
PLATAFORMA: ps4
GENERO: Administração / RPG
DISTRIBUIDORA: Koei Tecmo America


LANÇAMENTOS
26/03/2019 26/03/2019 31/01/2019


INFORMAÇÕES ADICIONAIS E SUPORTE
Resolução Máxima: 1080p
Nº de Jogadores: 1
Troféus (inclusive Platina)
DLC
Espaço necessário: 13,65 GB
Legendas em PT-BR: Não
Dublagem em PT-BR: Não


Nelke & The Legendary Alchemists é um título que comemora o aniversário de 20 anos da série Atelier, cujos jogos focam em alquimia. Nelke, no entanto, utiliza da base da série Atelier para trazer uma experiência completamente nova e diferente, além de trazer os protagonistas de diferentes títulos para trabalharem juntos. Caso você espere uma experiência parecida com os jogos da série Atelier, irá se desapontar.

A protagonista Nelke é filha de um aristocrata que foi encarregada de desenvolver a pequena vila de Westbald. Portanto, as tarefas de Nelke são administrativas como decidir os produtos a serem vendidos na vila, requisitar construções, quais produtos a vila produzirá e quais devem ser buscados nas redondezas e por aí vai. Nelke não tem talento para realizar alquimia, portanto, ela conta com a ajuda de vários alquimistas que são os protagonistas dos jogos da série Atelier e demais personagens que aparecem para ajudá-la.

Nelke & The Legendary Alchemists é um jogo com foco na administração da vila e de seus negócios, portanto, o combate, exploração e alquimia foram extremamente simplificados para atrapalharem esse foco. O jogo é dividido por turnos, sendo que cada turno é composto de duas partes: dias úteis e fim de semana. Os fins de semana servem para visitar os alquimistas e ver as interações entre si e com Nelke, receber tarefas dos alquimistas, explorar as redondezas a procura de novos materiais ou realizar pequisas. Existe um limite de tempo nos finais de semana, portanto, o número de ações é limitado e logo o jogador precisará priorizar o que deve ser feito.

Os dias úteis compõem a maior parte da jogabilidade do título, sendo que Nelke deve decidir o que será vendido, produzido, buscado e construído durante a semana. O jogador deve se atentar então a quantidade de ingredientes em seus estoques, quanto será utilizado pelos alquimistas naquela rodada, quanto será reposto para a próxima rodada, quais itens estão sendo produzidos e quais serão vendidos, picos de oferta e de demanda e muito mais. O jogo tem um tutorial que cobre tudo isso que, essencialmente, é um ciclo completo de produção começando da obra-prima e terminando com os clientes finais.

Ao decidir as ações tomadas nos dias úteis, o jogo demonstra gráficos de ganhos e custos, movimentação do estoque, alquimias que deram certo e quais falharam, entre demais informações importantes para acompanhar o crescimento da cidade. A jogabilidade é baseada, principalmente, na navegação de menus, portanto, ressalto que esses são responsivos e que qualquer informação da cidade e de seu estoque está acessível ao jogador em qualquer momento. Felizmente, aqueles que não tem prática com administração também podem salvar seu progresso a qualquer momento, fazendo com que perdas possam evitadas, algo particularmente útil quando o jogador está em um período de aprendizado.

Nelke tem tarefas que obrigatoriamente devem ser cumpridas e outras opcionais que ajudarão no crescimento da cidade. As ordens obrigatórias envolvem aumentar a população da cidade, obter lucro contínuo por alguns turnos, entre outras. As demais tarefas podem vir de diferentes personagens e, usualmente, variam entre plantar, produzir ou vender algum item específico ou derrotar algum monstro nos arredores durante os finais de semana. O combate é realizado por turnos e extremamente simplório, a ponto de existir opções de batalha automática no jogo. A falta de exploração e combate não chega necessariamente a ser um negativo devido ao foco do título, mas reforço que aqueles que esperarem uma experiência mais próxima dos Atelier clássicos irão se desapontar.

A experiência de jogo, portanto, vai depender do quanto o jogador gostará de administrar sua própria cidade e vê-la crescer gradativamente. Pessoalmente, eu gostei e achei bastante útil aprender e colocar em prática alguns conceitos de administração e jogar o título alguns poucos turnos por dia e ver a cidade crescer tornou-se algo prazeroso.

Veredito

Nelke & The Legendary Alchemists é um título que celebra a série Atelier e, ao mesmo tempo, traz uma experiência nova aos seus jogadores. Administrar uma cidade e vê-la crescer e se desenvolver aos poucos foi uma experiência prazerosa que espero que a Gust replique e melhore futuramente.

Jogo analisado com código fornecido pela Koei Tecmo.

75%