AnálisesPS4

Análise – Koihime Enbu RyoRaiRai

Um jogo de luta com waifus.

Análise

NOME: Koihime Enbu RyoRaiRai
FABRICANTE: BaseSon / Unknown Games
PLATAFORMA: ps4
GENERO: Luta
DISTRIBUIDORA: Degica Games


LANÇAMENTOS
13/07/2018 13/07/2018 13/07/2018


INFORMAÇÕES ADICIONAIS E SUPORTE
Resolução Máxima: 1080p
Nº de Jogadores: 1-2 (offline); 2-6 (online)
Troféus (inclusive Platina)
Leaderboards
Espaço necessário: 2,41 GB
Disponível Exclusivamente na PlayStation Store
Legendas em PT-BR: Não
Dublagem em PT-BR: Não


O PS4 costuma receber diversos títulos de luta. Alguns se destacam por serem de séries consagradas, como Street Fighter e Mortal Kombat, ou por já serem populares por si só, como os personagens da DC e da Marvel. Outros tentam um lugar ao Sol, como Fighting EX Layer. Abaixo disso tudo, há uma quantidade de jogos japoneses que pouquíssimas pessoas, principalmente no Ocidente, ouviram falar. Um desses títulos é Koihime Enbu.

Koihime Enbu, originalmente para Arcades, chegou para a Steam no Ocidente em 2016. Baseado na visual novel Koihime Musou, Koihime Enbu conta com uma reimaginação do conto Romance of Three Kingdoms, com todas as personagens jogáveis (e assists) sendo do sexo feminino. Agora, em 2018, Koihime Enbu RyoRaiRai chega ao PS4 (e também ao PC) como uma versão atualizada (pense em um Super Koihime Enbu, digamos assim).

Todas as 14 personagens jogáveis (e 8 assists) serem do sexo feminino é justamente o que você está pensando: “waifus” (wife, esposa em inglês, porém dita com sotaque japonês). Ou seja, algumas personagens são sensuais, mas você verá bastante erotismo no final do modo Arcade, principalmente. Dito isso, se você possui algum preconceito quanto a esse tipo de jogo (esperamos que você tenha uma mente aberta), já fique alertado.

Deixando de lado esse erotismo, Koihime Enbu RyoRaiRai é um jogo simples de luta e que apresenta mecânicas que você já viu em outros lugares. Vamos aos comandos básicos: temos os ataques fraco, médio e forte. O quarto botão, chamado de D, funciona como agarrão, mas ao mesmo tempo ele serve também para ativar o assist.

O assist é ativado apertando o comando clássico do Hadouken e esse botão D. Existem 8 assists no jogo e cada um faz uma ação diferente: uma personagem, por exemplo, ataca com um tornado, enquanto que outra usa correntes para prender o inimigo temporariamente. Você gasta uma barra de especial (de quatro disponíveis e que vão preenchendo na luta) para usar o assist. Todas as personagens assist são exclusivamente de assistência – você não escolhe uma personagem jogável como assist.

Voltando aos comandos básicos, cada personagem possui movimentos especiais realizados com comandos que você já está familiarizado, como os de Hadouken, Shoryuken e Tatsumaki. Os golpes mudam de força dependendo do botão utilizado, assim como de velocidade. O que difere, então, Koihime Enbu RyoRaiRai do resto? São os Hiougi e o Hougeki.

Para entender o que são esses dois movimentos, é preciso explicar que o jogo possui dois Supers diferentes. Um é o jeito clássico que você já conhece: faça o comando, gaste três barras (das quatro) e o Super é realizado. Pode ser feito a qualquer momento, desde que você tenha as três barras. O nome desse Super é Ougi.

Já o Hiougi é um Super que gasta quatro barras e só pode ser ativado em um combo que utilize o Hougeki. Confuso? Vamos usar os termos comuns, então. O Hougeki é similar ao Crush Counter de Street Fighter V, mas sem depender do counter. Todas as personagens, ao apertar frente e médio ou frente e forte, realizam um golpe de certa forma lento, mas se for pego “limpo” no oponente, permite que você realize combos enormes. O oponente entra em um estado de joelhos e é aqui que você consegue acertar o Super de 4 barras, o Hiougi (ou simplesmente fazer um combo longo, se não quiser gastar as barras).

Portanto, Koihime Enbu RyoRaiRai pode parecer um jogo complicado e diferente à primeira vista, mas é só você entender as mecânicas básicas que acaba se encontrando. O problema disso é que o game não possui um tutorial. Você deve aprender sozinho, lendo coisas na internet ou tentando fazer os desafios (trials) disponíveis no modo Training. Os desafios até acabam ajudando nesse sentido, de fato, mas um tutorial básico faz falta.

Sobre os modos de jogo, temos o básico essencial: Arcade (com momentos de Visual Novel para cada personagem), Versus offline para dois jogadores, Online (Ranked e Player Matches, podendo criar lobbies com até 6 jogadores), o já mencionado Training Mode que inclui o Challenge em seu menu de pause, Replay Mode para ver os replays salvos e Gallery Mode para ver as artes desbloqueadas.

O maior problema de Koihime Enbu RyoRaiRai, de longe, é justamente ser um jogo de nicho. Por causa disso, o modo online é simplesmente deserto. Em nossos testes, ficamos horas tentando achar oponentes e só conseguimos encontrar um único jogador e do Japão ainda por cima, o que fez com que a partida não fosse muito lisa (no entanto, era até jogável). Koihime Enbu RyoRaiRai ter troféus para vencer 100 partidas ranked e outras coisas do nível não ajudaram a deixar o modo com mais pessoas.

Isso, no fim, é uma pena. Por ser um jogo simples, ter uma animação bem feita e músicas legais, Koihime Enbu RyoRaiRai possui o potencial para ser uma ótima série (apesar do erotismo).

Veredito

Koihime Enbu RyoRaiRai é um jogo de luta com mecânicas simples, com um sistema que cumpre o básico e animações interessantes. Os modos também não fogem do que esperamos: Arcade com algumas partes Visual Novel, treinamento, versus local e online. Um tutorial faz falta, porém. O maior problema, no entanto, é ser um título de extremo nicho. Isso significa que o modo online sempre será praticamente deserto, algo problemático para a vida de um jogo de luta.

Jogo analisado com código fornecido pela Degica Games.

80%

5 Comentários

Deixe uma resposta