AnálisesPS4

Análise – Farming Simulator 19

Análise

NOME: Farming Simulator 19
FABRICANTE: Giants Software / Focus Home Interactive
PLATAFORMA: ps4
GENERO: Simulador
DISTRIBUIDORA: Focus Home Interactive


LANÇAMENTOS
20/11/2018 20/11/2018 Não disponivel


INFORMAÇÕES ADICIONAIS E SUPORTE
Resolução Máxima: 1080p
Nº de Jogadores: 1 (2-6 online)
Troféus (inclusive Platina)
Espaço Mínimo: 5.5 GB
Legendas em PT-BR: Sim
Dublagem em PT-BR: Não


Já decorou o que é preciso para a silvicultura? E desdobrar o extrator de ervas daninhas? Farming Simulator chegou no número 19 e é a prova viva que jogo de simulação sempre tem algo a incrementar.

A franquia chegou no seu décimo primeiro jogo, e agora você é um agricultor que pode cuidar e montar em cavalos, passeando em suas terras cultivadas. Com a adição de colheita de algodão e ervas daninhas para dificultar, você comanda potentes tratores da famosa marca John Deere, em dois mapas novos (terras americanas e europeias).

O início tem tutoriais essenciais e vale muito a pena gastar 1h30 para não perder tempo (e dinheiro) no jogo. Claro, durante o gameplay surgem dúvidas, e acessar o tutorial para saber o que fazer fica cansativo. É um simulador minucioso, mas com poucas horas você já se torna um expert em colheita. Agora é focar em ter rentabilidade, crescer suas terras e completar missões para ganhar um pouco a mais. Escolha entre 3 dificuldades (com fazenda pronta, criar sua fazenda, ou fazer tudo do zero mesmo), e mãos à obra. Ou no mato?

Não tem como negar que não houve melhoras. O gráfico está muito melhor que o anterior, com mais detalhes e cores. As texturas estão muito boas, sendo que não parece tanto uma repetição ao olhar o campo. Porém, encontrei uma diversidade de problemas com os objetos, que não interagem bem entre si, e acabei diversas vezes presa com meu cavalo em algum arbusto, o trator ficou torto ao atravessar a rua ou a fumaça dele por vezes acaba quebrando o ângulo da câmera. Os animais flutuam, ou saltam grandes distâncias sem querer. Acontece muita coisa que contradiz as leis da física e isso afeta o gameplay. Gostaria que tivessem melhorado a fluidez.

O simulador ficou muito mais realista ao adicionar as ervas daninhas no campo. Claro, prejudica a colheita e o rendimento, mas cria uma atmosfera nova e interessante, com uma gama de novas máquinas para facilitar sua vida. Também é possível ter um cachorro. Você pode agachar e interagir com ele e também jogar uma bola. Gostei muito da funcionalidade, pois no jogo você interage mais com tratores que bichos.

E falando dos animais, é possível cuidar de cavalos, galinhas, vacas, porcos e ovelhas. Ao alimentar bem, limpar currais e cavalgar, por exemplo, o nível de felicidade do animal aumenta e os cavalos reproduzem mais, as vacas podem dar mais leite, etc. É tudo lindo falando assim, mas o jogo mostra uma experiência incrível e não é tão simples administrar uma fazenda com um animal e um tipo de colheita; são necessárias boas horas de jogo para compreender as fases do cultivo e o que cada espécie precisa.

Trabalhadores podem ser contratados para ajudá-lo em suas tarefas, ou procurar jobs para ganhar uma grana extra. Avalie bem as possibilidades, cada ação precisa de maquinários específicos e alugar pode sair mais caro que o pagamento. No multiplayer, é possível jogar cooperativo, criando um servidor com sua fazenda, ou entrando na de outros.

Veredito

Farming Simulator tem uma melhora notável desde sua última edição, com gráficos melhores, mais cenários, cores e animais para cuidar, mas ainda peca na movimentação de objetos no cenário. Parece um jogo voltado apenas para o público fiel, não a novatos, pois a curva de aprendizagem é muito delicada. As novas funções dão mais dinamismo, mas sinto que poderia ter mais opções customizáveis.

Jogo analisado com código fornecido pela Focus Home Interactive.

75%