AnálisesPS4

Análise – Far Cry: New Dawn

Análise

NOME: Far Cry: New Dawn
FABRICANTE: Ubisoft Montreal
PLATAFORMA: ps4
GENERO: Tiro em Primeira Pessoa (FPS)
DISTRIBUIDORA: Ubisoft


LANÇAMENTOS
15/02/2019 15/02/2019 15/02/2019


INFORMAÇÕES ADICIONAIS E SUPORTE
Resolução Máxima: 1080p
Nº de Jogadores: 1-2
Troféus (inclusive Platina)
Espaço necessário: 22.69 GB
Legendas em PT-BR: Sim
Dublagem em PT-BR: Sim


A série Far Cry foi lançada primeiramente na era PlayStation 3, tornando-se um título onde a sobrevivência numa ilha remota é a única coisa que importa. A saga teve um bom começo, continuou e apresentou um dos vilões mais adorados de toda a franquia: Vaas Montenegro, um lunático sem escrúpulos ou qualquer empatia pelo próximo.

Os sucessores seguiram a mesma linha dos títulos anteriores, trazendo um personagem que se aliava aos rebeldes para lutar contra os ditadores da ilha em questão.  Porém, as coisas mudaram em Far Cry 5, que trouxe pela primeira vez um cenário não baseado num lugar remoto.

Para continuar o caminho trilhado no título anterior, a Ubisoft trouxe uma Hope County pós-apocalíptica em Far Cry: New Dawn. Pela primeira vez na história da série, um jogo segue como continuação direta do anterior, levando o jogador a cenários e personagens já conhecidos.

Se você quer saber se essa revisita a Hope County vale a pena, acompanhe nosso review e claro, não deixe de ler nossa entrevista exclusiva com a Olivia Alexander, escritora do enredo de New Dawn.

Far Cry: New Dawn
A Ubisoft trouxe um mundo extremamente colorido a New Dawn. Fonte: PS4 Share

Far Cry: New Dawn se passa anos após os acontecimentos do título anterior. Em um mundo pós apocalíptico, as pessoas estão tentando reconquistar o seu espaço neste novo lugar. Porém, como em todo cenário pós destruição, há vilões que querem tomar tudo aquilo que você construiu.

As gêmeas Mickey e Lou são as vilãs da vez. Embora tenham personalidades diferentes, conseguem complementá-las, tornando-as seus piores inimigos. Seu objetivo nesse novo mundo será derrotá-las para que Hope County prospere.

Embora o enredo pareça bem simples e genérico, New Dawn consegue trazer muita personalidade aos personagens. Cada um deles se destaca, fazendo você lembrar de seus rostos mesmo após ter conhecido centenas de outras pessoas ao longo do caminho.

Para facilitar sua vida nessa jornada, alguns personagens que caminham por Hope County te darão informações sobre o paradeiro de aliados, permitindo que você os recrute e os utilize em combate. Cada um deles possui três habilidades distintas que podem ser evoluídas após derrotarem um certo número de inimigos.

Mesmo que possa parecer chato e entediante ter que salvar tanta gente para te ajudar, essas missões conseguem quebrar a rotina do título. São quests específicas e com personalidade. Durante o salvamento do cachorro, por exemplo, você precisa não só derrotar os inimigos, mas também libertar os outros bichinhos.

Far Cry: New Dawn
Seu aliado canino o ajuda a encontrar materiais em Hope County. Fonte: PS4 Share

Mickey e Lou estão aí mundo afora roubando todos os pertences dos moradores de Hope County, porém, derrotá-las não será sua única missão.

Para lidar melhor com as gêmeas e trazer mais recursos para o seu personagem, será preciso fazer a comunidade de Prosperity crescer. Há necessidade de procurar por etanol para aprimorar tudo que o lugar tem a oferecer, como a oficina de criação de armas e bombas, por exemplo.

O grande problema desse sistema está no fato de que não é possível saber exatamente de onde o etanol está saindo. Com exceção das missões de reconquista de campo e das grandes caixas com suprimentos, não há como saber o que está te dando o recurso. Isso pode fazer você perder um pouco a noção, tendo em vista que os mapas com as localizações dos itens são comprados com o mesmo objeto utilizado para fazer a comunidade crescer.

Far Cry: New Dawn
A quantidade de etanol necessário aumenta conforme Prosperity sobe de nível. Fonte: PS4 Share

Para aumentar ainda mais o sistema de exploração, o jogo te obriga a procurar por recursos muito específicos para construir suas armas na oficina. Porém, antes de sair por aí metendo o martelo em tudo, será preciso subir o nível de Prosperity, que só poderá ser feito ao resgatar os especialistas.

O fato de precisar resgatar alguém do outro lado do mapa pode ser um problema, principalmente se estiver jogando no modo mais difícil. No meio do caminho é possível encontrar inimigos de níveis superiores, e caso suas armas ainda sejam do nível 1, a batalha para sair vivo pode ficar bastante árdua, mesmo com um aliado ao seu lado.

Sendo justo com os jogadores, a Ubisoft disponibilizou moedas Ubi dentro do mundo de New Dawn. Nas missões de caça ao tesouro, é possível encontrar algumas (poucas) nos locais de busca. Elas permitem que você compre armas mais fortes, sem a necessidade de subir o nível da sua oficina.

Para tentar amenizar as dores de cabeça causadas pelos inimigos, também é possível ganhar pontos de vantagem. Eles são adquiridos ao completar missões específicas ou ao derrotar um certo número de inimigos com determinada arma. As habilidades disponíveis variam entre aumentar a barra de hp, até a possibilidade de usar um gancho para alcançar lugares mais altos.

Far Cry: New Dawn
A melhor forma de ganhar pontos de vantagem é tomando as estações de volta. Fonte: PS4 Share

Embora se passe num mundo pós-apocalíptico, Far Cry: New Dawn traz um ambiente super colorido e cheio de vida. Caso você tenha jogado o título anterior, verá locais conhecidos em estado de total destruição, como a igreja, por exemplo.

Porém, como nem tudo são flores, é preciso enfatizar que New Dawn possui alguns bugs medonhos. Ficar preso no topo da corda e entre as ferragens da torre, por exemplo, são apenas alguns deles. Nenhum exigiu que o console fosse reiniciado, mas é esperado que essas correções sejam feitas em futuros patchs.

Far Cry: New Dawn
O modo fotografia de New Dawn permite que você mude as poses, filtros e muito mais. Fonte: PS4 Share

Far Cry: New Dawn traz de volta uma Hope County acolhedora e pacífica, além de fazer você jogar do lado das pessoas que acreditavam em Joseph Seed. Essa “virada de casaca”, no entanto, não é a primeira vez que acontece no mundo dos games. A série Tales of trouxe Berseria e Zestiria, que tratam exatamente o mesmo ponto de Far Cry.

Caso você seja do tipo que gosta de ter opções, saiba que New Dawn traz tudo isso e muito mais. Além de poder escolher entre um homem e uma mulher, é possível customizar suas roupas e aparência, como cabelos e barba.

Como personagens precisam de vozes,  é importante levantar que a dublagem, mesmo a original, está bem fraca. Não há muita empolgação, além da sincronização estar bem desajustada. Além disso, os chamados à personagem feminina são feitos como “capitão”, enquanto que na legenda aparece “capitã”.

Mesmo com falhas, o novo título da Ubisoft pode empolgar. Além disso, você também pode jogar ao lado de um amigo, como em Far Cry 5. Se você não se importa em ter uma experiência parecida com as anteriores e quer saber como termina a história de Hope County, Far Cry: New Dawn é o seu jogo.

Veredito

Far Cry: New Dawn ganha pontos por muitas coisas, e uma delas é por trazer, pela primeira vez, uma continuação direta do título anterior. Mesmo que tenha seus defeitos e um pouco de mais do mesmo, é possível se divertir nesse cenário apocalíptico florido que ele entrega.

Jogo analisado no PS4 padrão com código fornecido pela Ubisoft.

80%