AnálisesPS4

Análise – F1 2019

Análise

NOME: F1 2019
FABRICANTE: Codemasters
PLATAFORMA: ps4
GENERO: Corrida / Simulador
DISTRIBUIDORA: Codemasters


LANÇAMENTOS
28/06/2019 28/06/2019 Não disponivel


INFORMAÇÕES ADICIONAIS E SUPORTE
Resolução Máxima: 1080p
Nº de Jogadores: 1 (2-20 online)
Troféus (inclusive Platina)
Espaço necessário: 36,11 GB
Legendas em PT-BR: Sim
Dublagem em PT-BR: Sim


A Codemasters a cada ano tem a árdua tarefa de se superar e tentar produzir um jogo melhor. Neste ano a produtora adiantou em dois meses o lançamento da sua versão F1 2019 em relação à versão de 2018, trazendo um pouco mais cedo aos consoles e dando a chance dos amantes da F1 a jogarem o jogo totalmente atualizado e licenciado ainda no meio da temporada 2019 (apesar de talvez já decidida).

F1 2019 - Foto 1

A grande novidade sem dúvida nesta versão é a inclusão do modo “Lendas”. Ela é focada na grande rivalidade entre Ayrton Senna e Alain Prost, uma das maiores rivalidades (se não a maior) de todos os tempos da história da F1.

O modo “Lendas” é um conteúdo vendido à parte do jogo principal. Nele, o jogador disputa ao longo de 8 desafios a oportunidade de derrotar o seu grande rival, podendo escolher entre controlar Ayrton Senna contra Prost ou vice-versa. Os desafios em si não são muito variados, tendo apenas quatro tipos em duas pistas diferentes para cada um, um ponto que com certeza poderia ser melhor aproveitado tendo em vista todos os grandes momentos de Senna contra Prost ao longo da era de ouro da Fórmula 1.

E para os mais “veteranos”, a inclusão de Ayrton Senna pode ser um grande atrativo para a série. Muitos jogos no passado tinham o licenciamento mas desde Super Monaco GP 2 de Mega Drive que era focado no nosso tricampeão nenhum jogo teve um conteúdo significativo. Mesmo Gran Turismo 6, que prometeu bastante, não teve um conteúdo tão satisfatório quanto poderia ter sido, já que os japoneses tem uma grande ligação com Ayrton Senna.

Assim como na versão de 2018, F1 2019 possui vários carros pilotados por Ayrton Senna (McLAREN’s MP4/4 – 1988; MP4/5B – 1990; MP4/6 – 1991), mas a grande novidade é a inclusão do próprio Ayrton Senna, com a figura do piloto com o macacão característico e o capacete tão icônico, podendo até serem usados como conjunto do piloto para provas online e no modo carreira.

F1 2019 - Foto 3

O jogo em si tem muito da versão 2018 com seus modos de jogo, como o modo online, campeonatos e modo carreira. Esse último é algo que a Codemasters tem feito muito bem e não decepciona em 2019. Talvez seja um pouco “clichê” o mocinho contra o vilão no início do modo carreira – isso é algo que poderia ter outro foco, mas faz parte de uma “história”.

Sua carreira começa na GP2 com apenas três etapas e já oferece a oportunidade de escolher qualquer equipe, independentemente do seu desempenho. O que varia são os resultados que você precisa entregar para a equipe que você escolhe. Ou seja, quanto melhor a equipe que você escolhe, melhores resultados você terá que entregar.

Todas as dinâmicas do modo carreira estão lá: as entrevistas, o desenvolvimento do carro, disputa contra rivais que você pode desafiar ao longo das provas e ganhar status entre os pilotos até se tornar o mais novo campeão mundial de Fórmula 1.

F1 2019 - Foto 4

A jogabilidade de F1 2019, assim como as principais franquias da Codemasters, atende a exigência desde o jogador mais “hardcore”, que procura uma simulação desafiadora, até o jogador mais casual que não quer se preocupar com a dificuldade de uma freada ou da re-aceleração de um Fórmula 1.

F1 2019 consegue transitar dentre diversas camadas de simulação, bastando apenas ligar ou desligar as assistências que o jogo disponibiliza. Como possuo um set com volante, pedais e cockpit, posso dizer que jogar com o DualShock 4 é perfeitamente possível, a única dificuldade maior é a de fazer curvas mais suaves. O uso do volante ajuda muito nessa questão, mas nada que não seja possível ser competitivo usando o controle convencional do PS4.

F1 2019 - Foto 5

A versão de 2019 no modo online está muito focada na área dos “eSports”, tendo até uma aba dentro do jogo voltada apenas para esse segmento. Lá você pode acessar todas as informações do calendário, resultados, regras e classificações diretamente no navegador do PS4.

Os modos online continuam como na versão de 2018, com desafios semanais na pista da corrida real, com a possibilidade de criar lobbies e ligas onde outros jogadores podem se juntar para correr provas de até 22 jogadores. As partidas online se dividem em ranqueadas ou não, dando a chance do piloto se colocar em um ranking mundial.

Outro item que continua na versão 2019 e que sempre foi algo positivo é a possibilidade de marcar tempos nas pistas e subir dentro de um ranking mundial, um modo de jogo que faz com que o jogador tenha sempre um desafio novo – o de ser sempre cada vez mais rápido para superar o próximo tempo, com o fantasma do carro mais rápido e com a opção de usar as configurações que o carro mais rápido usou.

F1 2019 - Foto 6

F1 2019 é um jogo extremamente bonito, com áreas bem detalhadas, com fiscais ao longo das pistas, carros de apoio, torcida e todos os detalhes que vemos na vida real. As provas na chuva são um caso à parte de tão bonitas, com os efeitos da água em alta velocidade e com a dificuldade de enxergar por conta do spray de outros carros.

Há ainda a opção de usar o efeito HDR se você possuir uma TV compatível, algo que deixa as cores ainda mais vivas e os efeitos de luz ainda mais bonitos. Infelizmente nem tudo são flores. Os personagens durante as cutscenes não são tão “bonitos” quanto os pilotos com os seus capacetes ou dos carros extremamente detalhados. Há também um número escasso de cutscenes, que logo se tornam repetitivas demais.

Outro problema é a pequena demora para carregar algumas texturas, principalmente quando estamos com os carros no menu. Ao correr, os diversos carros da temporada 2019, os carros da temporada 2019 da GP2 e os diversos carros clássicos possuem detalhes que são impressionantes, mas a demora para carregar algumas texturas incomoda um pouco. No entanto, isso não é um fator que atrapalhe na experiência.

F1 2019 - Foto 7

F1 2019 como todo jogo anual tem a difícil missão de se reinventar a cada ano sem perder os pontos fortes, tendo a chance de melhorar os pontos fracos e com a missão de não parecer repetitivo. Infelizmente (ou felizmente?) F1 2019 ainda se parece muito com seu antecessor com adições realmente importantes.

A grande adição à versão de 2019 é, sem dúvidas, o conteúdo licenciado de Ayrton Senna e Alain Prost. Essa novidade para nós brasileiros de uma geração mais velha por si só já é um grande chamariz para adquirir F1 2019, mas infelizmente seu uso não foi feito da maneira mais acertada, podendo ter sido muito melhor aproveitado.

Veredito

F1 2019 continua sendo um grande jogo de corrida para todo o fã de Fórmula 1. No entanto, conforme os anos vão se passando, o jogo vai parecendo cada vez mais “atualizado” apenas, sem grandes mudanças. A Codemasters faz um grande trabalho em F1 2019, mas é preocupante como tudo parece tão igual à versão 2018 com adições pontuais que destacam o jogo em relação às versões anteriores.

Jogo analisado no PS4 Pro com código fornecido pela Codemasters.

95%