A arte, assim como a tecnologia, é algo que se encontra em um ritmo constante de evolução. São muitos os fatores que a impactam, assim como são múltiplas as formas que ela pode ser expressa, mas independente disso, o que realmente importa é a mensagem que ela deseja transmitir. É sabendo disso que fiquei extremamente empolgado com Concrete Genie, por se tratar de um jogo que tem como foco a arte e a sua capacidade de transformar o ambiente a sua volta, criar laços e aflorar os mais diversos sentimentos.
Anunciado originalmente em 2017 durante a Paris Games Week, Concrete Genie é o segundo projeto da Pixelopus, que dá um salto gigantesco em relação a Entwinted, seu titulo anterior, para nos entregar uma história cativante e repleta de lições virtuosas em um belíssimo mundo em 3D. A narrativa é ambientada na pequena cidade portuária de Denska, que no passado foi símbolo de prosperidade e orgulho para seu povo, mas que agora encontra-se abandonada por eles, devido a uma misteriosa energia negra que se espalha no local. Apesar de tudo, Denska ainda é alvo de visitas de garotos como Ash, nosso protagonista, por conta das recordações de sua infância brincando nas ruas do lugar.
A narrativa é um dos motores principais que movem o jogador ao longo da experiência, apresentada por meio de belíssimas cutscenes que tentam replicar a técnica de stop motion, utilizada em certos longas animados, para tornar a aventura agradável aos olhos mais jovens. É impossível não traçar certas semelhanças a filmes como Kubo e as Cordas Mágicas ou Coraline, o que é algo extremamente positivo. Os personagens são interessantes, porém há um foco claro no desenvolvimento de Ash. Este, em aparência, é quase uma versão cartunesca de Delsin Rowe, protagonista de inFamous: Second Son, porém além de ambos serem amantes da arte, as comparações acabam aqui.

Veredito
É notável o esforço e dedicação da Pixelopus em criar um projeto tão ambicioso e reflexivo quanto Concrete Genie. Isso evidencia o verdadeiro potencial deste pequeno estúdio dentro da Sony. Certamente é uma experiência que agradará a todos, independente da idade, por conta de sua história cativante e seu gameplay agradável, divertido e que incentiva a nossa criatividade. Mesmo com sua curta duração, é um excelente título e uma grata adição à lista de jogos exclusivos do PlayStation 4.



