Atenção: Zero Escape: Zero Time Dilemma é o relançamento do terceiro jogo da Trilogia Zero Escape para PlayStation 4. Para maiores informações sobre o jogo em si, recomenda-se a leitura de sua análise completa, clicando aqui. Esta análise é uma breve introdução à série e também focará na performance do jogo no PlayStation 4.
Zero Time Dilemma é o último capítulo da aclamada série de visual novels Zero Escape, tendo seu primeiro título, 999: Nine Hours, Nine Persons, Nine Doors, lançado para Nintendo DS e cujo segundo e terceiro capítulos, Virtue’s Last Reward e Zero Time Dilemma foram lançados para PS Vita. 2017 marcou a chegada de toda a série ao Playstation 4, primeiro com o lançamento de Zero Escape: The Nonary Games (que você pode ler a anállise clicando aqui) e agora com ZTD.
Sendo uma das primeiras visual novels a alcançar notoriedade no Ocidente, a série Zero Escape sempre se utilizou muito bem de características únicas da mídia escolhida pelo renomado diretor, Kotaro Uchikoshi, para contar a sua história. Fortemente inspirada por filmes como a franquia Jogos Mortais e por diferentes conceitos científicos e filosóficos, não é nenhuma hipérbole dizer que Zero Escape é um dos melhores trabalhos de ficção dos últimos anos.
Zero Time Dilemma é a esperada conclusão para a história, lançada para amarrar as pontas soltas entre os dois capítulos, funcionando como uma sequência para 999 e uma prequel de Virtue’s Last Reward, sendo, de todos os três jogos, o único que não se sustenta por si só. Apesar de ainda ser uma incrível história de mistério e ficção científica, muitos dos momentos mais importantes do jogo fazem muito mais sentido para quem conhece os acontecimentos anteriores e posteriores da saga.
O grande mérito desse relançamento de Zero Time Dilemma para PS4 é a possibilidade de jogadores de console, que nunca tinham tido acesso à série por sua exclusividade em portáteis, poderem jogar todos os três jogos e conhecer mais a fundo esta que é uma das melhores visual novels já lançadas no Ocidente.
A transição do Vita para o PS4 foi muito bem sucedida, não havendo qualquer problema de performance, sendo tudo muito estável e bem adaptado ao Dualshock 4, tanto nos diálogos quanto nos diferentes quebra-cabeças do jogo. O estilo visual, que já era muito agradável no Vita, ficou ainda melhor com as texturas de alta resolução. O jogo é todo dublado em inglês, mas, para quem preferir, há também o áudio original. Há a opção de jogar com legendas (apenas em inglês) e para facilitar a compreensão, elas ficaram bem legíveis, sem tomar espaço demais da tela.
É praticamente impossível recomendar a qualquer jogador começar por Zero Time Dilemma. O ideal realmente é que o jogador experiencie a série em sua ordem de lançamento, primeiro com Nonary Games e depois Zero Time Dilemma, pois ZTD é tanto uma incrível história, com um mistério envolvente, cenas que vão chocar e surpreender o jogador e decisões que apresentam verdadeiros dilemas, quanto uma verdadeira ode aos fãs e uma recompensa enorme a todos que esperaram por anos para que esta sequência fosse lançada.
Veredito
Zero Time Dilemma é um incrível jogo e uma conclusão digna para a série Zero Escape que finalmente chega ao PS4. A transição do jogo do Vita para o PS4 foi feita com muito cuidado, sendo tudo feito da melhor maneira possível.
Jogo analisado com cópia digital fornecido pela Aksys Games.
Veredito
Veredict
Zero Time Dilemma is an incredible game and a worthy conclusion for the Zero Escape series that finally arrives on the PlayStation 4. It’s transition from the Vita to the PS4 was handled with a lot of care, being done in the best way possible.