ONWIN365

WWE 2K23 – Review

Não desistir nunca. De certa forma, o lema do atleta de capa da edição deste ano da série WWE 2K reflete bem o arco pelo qual a série vem passando desde o malfadado lançamento de WWE 2K20. Afinal, a série, após anos um tanto cambaleantes, finalmente havia chegado ao fundo do poço. Mas foi com muita dedicação, lealdade aos jogadores e respeito pelo wrestling que a série ressurgiu das cinzas com WWE 2K22.

E agora com o lançamento de WWE 2K23 a série continua seu arco ascendente, muito como um John Cena saindo da era Prototype para o tão querido “Doctor of Thuganomics”. Afinal, se você vai apresentar um jogo girando em torno duma Superestrela famoso por vencer (quase) sempre, nunca desistir, um dos piores sensos de estética da história e ser um dos mais bem-sucedidos (alguns diriam até o melhor de todos os tempos) que já passaram pela WWE, o título precisa ter mais acertos do que erros.

Ao contrário do ano passado, o jogo deste ano vem muito mais para melhorar os vários aspectos que foram revistos no título mais recente. Até por isso a tag do jogo é “Even Stronger” (ou “Ainda Mais Forte”), demonstrando que, embora os jogadores não devam esperar revolucionário, ainda assim esse jogo seria melhor que o anterior.

WWE 2K23

Bem, isso ele é, com uma certa folga. Todos os modos presentes no ano passado voltam com melhorias gradativas a experiência, além de claras melhorias gráficas no jogo, especialmente nos modelos dos atletas. A maior adição fica por algo que, pessoalmente, sempre foi algo bastante aguardado na forma do meu tipo de luta preferido: WarGames.

A adição de um modo tão caótico e intenso quanto as lutas dentro de uma enorme estrutura de metal cercando dois ringues era algo que poderia ser mal-sucedido, visto que um dos poucos problemas que a série seguia tendo era o quão confuso algumas lutas em duplas/trios se tornavam para a detecção de combate um tanto confusa do jogo (apesar de ter sido melhorado esse ano). Ainda assim, ela funciona excepcionalmente bem, inclusive online, com a possibilidade tanto de usar o clássico 4v4 ou um adaptado 3v3 algo muito bem-vindo.

WWE 2K23 retorna também com o modo Showcase, dessa vez estrelando um dos maiores atletas de todos os tempos do wrestling: John Cena. Embora sua opinião sobre Cena e sua carreira possa ser um tanto quanto variada a depender de qual era você tenha acompanhado ou seu estilo preferido de luta, é inegável que ele não só é um dos atletas mais vinculados à imagem da WWE, mas um dos mais bem-sucedidos de todos os tempos e com uma rica carreira que mais do que merece esse reconhecimento.

WWE 2K23

Dito isso, o Showcase desta vez traz uma perspectiva nova e bem-vinda: ao invés de controlar John Cena em lutas marcantes da carreira dele, você irá assumir o controle dos rivais dele tentando fazer o que poucos fizeram, derrotar “A Franquia”. Afinal, se há algo que todo e qualquer fã de wrestling já pensou sobre Cena é que ele poderia ter perdido algumas lutas a mais em sua carreira.

Narrado pelo próprio John Cena e usando a mesma técnica vista em anos recentes chamada pela 2K de “Slingshot Tech”, cada episódio do Showcase vai alternando entre cenas reais das lutas e o controle digital dos jogadores, ajudando bastante no controle e imersão e sempre com os objetivos a serem completados para poder ir avançando por elas. É, com folga, o Showcase mais divertido que eu pude jogar nesses anos todos e algo que faz jus ao legado de Super Cena.

Se você não tem muito interesse em reviver a história de John Cena, bom, WWE 2K23 segue com a estrutura vista no ano passado com o modo MyRISE, com uma pequena e importante alteração: ao invés de uma única história com diferentes finais, agora o jogo traz duas linhas narrativas distintas, cada qual com suas próprias escolhas e caminhos diversos a serem explorados pelo jogador.

WWE 2K23

As duas narrativas são bem distintas entre si e fogem da tradicional narrativa do jogo de um jovem fã lutando no cenário independente e aos poucos galgando seu espaço na WWE. Dessa vez temos diferentes perspectivas sobre como sucesso anterior pode te ajudar na sua caminhada rumo ao Hall da Fama. No caminho chamado The Lock, você é uma grande estrela do cenário independente e internacional estreando na WWE com bastante hype e ganhando o título Intercontinental na sua primeira noite. Cabe a você, então, fazer jus às expectativas enquanto encontra sua identidade na maior empresa do mundo.

Já no The Legacy, você é uma jovem novata sobrinha de uma lenda da WWE que precisa lutar para provar que seu lugar ali não foi conquistado única e exclusivamente por nepotismo, mas que você tem sim o talento necessário para estar lado a lado com sua família dentro do Hall da Fama.

Cada um desses caminhos tem suas próprias escolhas e caminhos, com diferentes finais, diferentes facções para o jogador se juntar e coisas desse tipo. É um modo longo e que por si só é mais do que suficiente para o jogador singleplayer se perder ao longo do ano. Além disso, pela primeira vez é possível importar personagens customizados para serem usados nesse modo, então há uma vasta variedade de opções disponíveis para você.

WWE 2K23

Falando em customização, cabe dizer aqui que o Creation Suite segue sendo um parque de diversões para os jogadores mais talentosos capazes de dar seu próprio toque ao universo de WWE 2K, agora contando também com mais opções avançadas na criação das entradas dos lutadores. Ela segue sendo multiplataforma e, pela primeira vez, também será possível usar suas arenas criadas em partidas online.

Falando em usar as criações dos jogadores, o modo sandbox da franquia, Universe Mode, também recebeu suas próprias melhorias esse ano. Ele vem com um novo sistema de história reconstruído, que dá um pouco mais de vivacidade ao modo graças, principalmente, ao novo sistema de rivalidade que agora te permite usar uma nova “moeda” chamada Momentum para definir importantes momentos de rivalidades nesse modo, incluindo o resultado delas.

O Universe, no entanto, segue perdendo um pouco do seu brilho graças ao trabalho excepcional que a série vem fazendo com a reconstrução do modo MyGM. Embora o gameplay siga sendo basicamente o mesmo, ele trouxe uma quantidade grande melhorias importantes, com a inclusão de novos GMs, novos programas, novos tipos de luta disponíveis, títulos secundários disponíveis, temporadas ilimitadas e desafios por temporada, Slammy Awards ao final de cada uma delas, a possibilidade de manter parte do seu elenco antes de cada draft e por aí vai.

WWE 2K23

Por fim, o modo de coleção de cartas do jogo, o MyFACTION, também recebeu uma quantidade interessante de atenção para aqueles que querem montar o seu quarteto dos sonhos. A principal novidade é a adição de um modo chamado Online Quickplay para que você possa desafiar amigos ou outros membros da comunidade online usando sua própria facção.

Além disso, uma série de desafios single-player estarão disponíveis ao longo do ano através Live Events, incluindo cartas raras com visuais únicos de lutadores e cartas passíveis de melhorias. É claro, os modos de torres do ano passado voltam na forma do Weekly Towers e Faction Wars, com uma quantidade gigantesca de conteúdo disponível que também te manterão entretidos por muito tempo.

Mesmo com tudo isso, o que mais me surpreendeu positivamente é que, mais uma vez, WWE 2K23 parece ser um jogo com raríssimos problemas técnicos. Os tempos de loading, especialmente dos modos online, ainda são longos no PS5, mas no geral não tivemos problemas com bugs ou glitches, salvo por um crash durante a criação de personagem no MyRISE.

WWE 2K23

Junte a isso o fato do jogo seguir mantendo o mesmo estilo de gameplay mais intuitivo adotado desde o ano passado (com ataques fracos e fortes no quadrado e X, agarrões no círculo e reversals no triângulo) e WWE 2K23 segue demonstrando que após os graves problemas que vinha enfrentando, a série segue em uma rápida ascensão rumo aquilo que os fãs de wrestling sempre quiseram que ela fosse.

Ainda existem melhorias necessárias a serem feitas, visto que, apesar de a grande maioria dos modelos de personagens serem incríveis, alguns deixam bastante a desejar, e a 2K segue tendo problemas com cabelos digitais e a escrita do jogo ainda sofre com um certo ar de cringe, mas são reclamações bobas em vista das melhorias pela qual a série passou. E, em se tratando de wrestling, “cringe” é o menor dos problemas.

Portanto, se você é um fã de longa data da WWE, esse é um título mais do que obrigatório para ti. Celebrar a carreira de John Cena já é, por si só, um grande atrativo, mas cada um dos outros modos de jogo é tão bom que justificam a aquisição por si mesmos. E toda a qualidade do jogo chama tanto a atenção que será impossível você não vê-la.

Jogo analisado no PS5 com código fornecido pela 2K.

Veredito

Ainda melhor que no ano anterior, WWE 2K23 demonstra a crescente retomada da série construindo sobre a já sólida base do ano passado. Com um excelente modo Showcase, um MyRISE ainda melhor e vastas adições ao MyGM, ele é um jogo obrigatório para os fãs de wrestling e capaz de render dezenas de horas de diversão aos jogadores.

85

WWE 2K23

Fabricante: Visual Concepts

Plataforma: PS4 / PS5

Gênero: Esportes / Luta

Distribuidora: 2K Sports

Lançamento: 17/03/2023

Dublado: Não

Legendado: Não

Troféus: Sim (inclusive Platina)

Comprar na

Veredict

Even better than last year, WWE 2K23 shows the rising return of the series, building on last year’s already solid foundation. With an excelent Showcase mode, an even better MyRISE and many additions to MyGM, it is a must-have for wrestling fans and capable of providing players dozens of hours of fun.