Submerged: Hidden Depths – Review

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Anunciado em janeiro e lançado em 10 de março deste ano pela Uppercut Games, Submerged: Hidden Depths é a sequência de Submerged, jogo que ganhou Melhor Áudio no Freeplay Festival de 2015, contando com uma incrível trilha sonora por Jeff Van Dyck, ganhador do prêmio BAFTA, atribuído anualmente pela Academia Britânica de Cinema e Televisão para homenagear as melhores contribuições para as artes cinematográficas. É um título focado apenas na exploração das ruínas de uma cidade quase totalmente submersa, sem combates e bastante relaxante.

Submerged: Hidden Depths

Antes lutando para salvar a vida de seu irmão mais novo, Miku tinha apenas um barco de pesca e precisava correr atrás de suprimentos para que Taku não morresse. Ela agora vai precisar utilizar o dom que recebeu ao ser tocada pela misteriosa Massa, manifestada por tentáculos negros espalhados pela cidade, para salvar o que resta do local, enquanto seu irmão vai ficar de olho e fazer de tudo pra que Miku fique fora de perigo.

Como mencionado antes, assim como em seu predecessor, não há combates em Submerged: Hidden Depths. Para alguns isso pode soar pouco convidativo, mas o game compensa muito no que ele de fato se propõe a fazer. Ele é um jogo extremamente bonito, com paisagens e criaturas deslumbrantes, e consegue relaxar quem quer que pegue o controle para mergulhar em sua história.

Submerged: Hidden Depths

Além disso, se você é como eu e possui um vício incansável em colecionáveis, Submerged: Hidden Depths é um prato cheio com direito a entrada e sobremesa. Como o jogo se trata basicamente disso, vou destrinchar um pouco de tudo que ele tem a oferecer nos próximos parágrafos.

As sementes são o principal da campanha. É através delas que você completa a história do jogo e restaura aos poucos a cidade. Em cada localização de semente há também uma flor diferente, que Miku pode usar em sua Base para usar como ornamento no cabelo. Os diários também estão em locais de sementes, mas também espalhados por outras construções aleatórias, e além de contar a história dos dois irmãos, revelam também os acontecimentos que levaram a Massa a tomar conta de tudo.

Existem certas coisas que são resquícios do mundo antigo, como grandes monumentos (ruínas de pontes, contruções, entre outros lugares) e relíquias (uma máquina de escrever, um microscópio e um modelo de sistema solar são alguns exemplos), estas encontradas submersas e levantadas por Taku com uma pequena âncora. Restos de barcos também podem ser encontrados espalhados pelo mar, que conferem aos irmãos melhorias para sua própria navegação, propiciando maior velocidade a suas viagens.

Submerged: Hidden Depths

Para te ajudar a localizar tudo que está perdido pelo mundo de Submerged: Hidden Depths, existem dez mirantes que, ao serem escalados, revelam novos itens ao redor. Além disso, a qualquer momento e em qualquer lugar é possível apertar triângulo para utilizar a luneta e fazer uma rápida busca nos arredores. Quando um novo item é localizado, basta posicionar a câmera corretamente e a nova localização será acrescentada ao mapa. Este, por sua vez, é extremamente fácil de ser compreendido, uma vez que cada tipo de item possui uma cor, e uma vez que você já o tenha coletado, ele ganha um tom mais apagado.

Existem também 20 animais a serem descobertos, que podem ser localizados nas construções das sementes e em lugares aleatórios no mar. Para “coletá-los”, é necessário apertar X assim que a opção aparece, pois se houver demora, eles simplesmente vão embora e você vai precisar aguardar outra oportunidade para encontrá-los (o que não é um problema, pois não demoram a aparecer, inclusive nos mesmos lugares de sempre.

Exceto pela Base, cada uma das localizações das sementes também conta com 9 peças de estilo, que te conferem um novo estilo de penteado, vestimenta ou barco caso o conjunto completo seja coletado. Estes estilos podem ser alterados no menu do jogo a qualquer momento, exceto pela flor no cabelo de Miku, que pode ser trocada apenas na própria Base. Os diários coletados contendo toda a história de Submerged: Hidden Depths, assim como as relíquias puxadas do mar por Taku, podem ser vistas na Base também.

Submerged: Hidden Depths

O final da história não é nada surpreendente, afinal não tinha muita coisa além do desfecho que poderia acontecer, mas o que já era um espetáculo de beleza fica ainda melhor. Para fechar com chave de ouro, recomendo pegar todos os colecionáveis e ler toda a história, tanto da cidade quanto dos irmãos, pois assim certas coisas que pareciam jogadas passam a fazer sentido.

Algo interessante em Submerged: Hidden Depths é que você joga com os dois personagens, tanto Miku quanto Taku, em momentos distintos. Miku vai jogano nas localizações de sementes e nos mirantes, enquanto Taku deixa o barco em busca de diários em outras construções diversas. Quase não há diálogos no game, mas em alguns momentos eles falam uma língua que parece ser parte do mundo pós-apocalíptico em que vivem, que inclusive possui algumas semelhanças com o inglês.

O novo título da Uppercut Games é bastante fluido, com controles simples e excelentes gráficos. Quando o rosto dos personagens fica muito próximo da câmera, a impressão que fica é que exageraram na maquiagem deles, mas em meio a tantas coisas positivas no jogo, isso é algo tão pequeno que podemos dar um desconto. A música do jogo é muito boa, e consegue sem esforço passar a emoção de cada momento da história.

Submerged: Hidden Depths

Por se tratar de um jogo exclusivamente de exploração, os troféus são unicamente sobre isso. Sempre que completa todos os colecionáveis de um tipo, ganha o troféu correspondente. A mesma coisa acontece quando experimenta pela primeira vez algum novo estilo ou flor para o cabelo de Miku. No fim das contas, platinar Submerged: Hidden Depths é uma tarefa muito tranquila. Para isso, porém, atente-se a tudo ao seu redor: onde é possível escalar, áreas que são escondidas, e é claro, use e abuse da luneta em alto mar.

Por ser fácil, o jogo pode ser finalizado em poucas horas. Quando você pega o jeito, consegue finalizar a exploração de um local tão rapidamente que pensa “ah, dá pra fazer mais um”, e nisso vai jogando até o final. Você vai desbravando o que restou do mundo submerso e consegue de fato relaxar e curtir o momento.

Jogo analisado no PS4 com código fornecido pela Uppercut Games.

Veredito

Submerged: Hidden Depths é um jogo relaxante e bonito ao extremo. Sua jogabilidade simples e a falta de combates faz com que seja um título fácil, que somado à sua história, agrada a família toda. Se você gosta de caçar colecionáveis, pode colocá-lo como primeiro da sua lista e não irá se arrepender.

95
Submerged: Hidden Depths
Fabricante: Uppercut Games
Plataforma: PS4 / PS5
Gênero: Aventura
Distribuidora: Uppercut Games
Lançamento: 10/03/2022
Dublado: Não
Legendado: Sim
Troféus: Sim (inclusive Platina)
Comprar na

Submerged: Hidden Depths is an extremely relaxing and beautiful game. Its simple gameplay and lack of combat make it an easy title, which added to its story, pleases the whole family. If you like hunting for collectibles, you can put it at the top of your list and you won’t regret it.

Bruno Ribeiro

Bruno Ribeiro

Jornalista por formação, professor de inglês por ocupação (e por amor), e escritor já há mais de 20 anos, mas que só agora tomou vergonha na cara e resolveu se dedicar mais a essa área, publicando alguns trabalhos e escrevendo sobre jogos, uma de suas grandes paixões.