Shin Megami Tensei V: Vengeance – Review

A série Shin Megami Tensei é uma das que sempre se colocou entre o primeiro escalão dos RPGs para mim. Embora seu legado hoje esteja mais intrinsecamente ligado a o que um dos seus spin-offs se tornou do que aos jogos da série principal, seus lançamentos quase sempre tiveram um impacto grande na minha experiência como jogador, pelo menos desde que a conheci lá no PS2 com o lançamento inicial de SMT 3: Nocturne e a gigantesca quantidade de spin-offs que saíram naquela geração.

Não surpreende então que, quando Shin Megami Tensei V finalmente foi anunciado, a empolgação por jogá-lo era imensa, a qual ficou contida dada a exclusividade do jogo para o Nintendo Switch. Mas, com a mudança de política da Sega (e consequentemente da Atlus) sobre exclusividades, a confirmação de que o jogo não só chegaria ao PS5, como traria todo um novo conteúdo, seguindo uma lógica bem similar ao que fora adotado em relançamentos de Persona ao longo dos anos, era claro que esse seria o momento perfeito para finalmente jogá-lo.

E, bem, Shin Megami Tensei V: Vengeance é, de fato, a forma perfeita de se conhecer a série. Ele pega tudo que já havia sido feito à excelência na versão original do título, corrige alguns dos seus problemas, coloca toda uma nova campanha e várias pequenas adições, passa uma nova e importante camada de melhorias gráficas e entrega um dos, se não o melhor JRPG do ano.

Shin Megami Tensei V: Vengeance

SMT V: Vengeance é ambientado em uma versão pós-apocalíptica de Tóquio chamada de Da’at na qual o protagonista vai parar. O protagonista sem nome é um jovem que acabou de se transferir para a escola Jouin High School e, após fazer amizade com alguns dos seus novos colegas, eles são forçados a fazer um pequeno desvio por conta de um assassinato brutal que parou o metrô. Nesse desvio, o túnel onde ele e alguns desses novos conhecidos estão desmorona e ele acorda nesse mundo desconhecido.

Ao acordar em um novo mundo, um grande deserto desolado, o protagonista se junta a um misterioso “protoinfernante” chamado Aogami, se tornando um novo ser chamado de Nahobino, e assim ganhando assim a possibilidade de se defender dos vários demônios que habitam esse novo lugar, chamado de Submundo, ganhando um novo guia por esse lugar desconhecido (por mais que um com a memória limitada) e partindo em uma jornada para encontrar seus amigos, descobrir o que está acontecendo e encontrar um caminho de volta para casa.

Ao longo dessa jornada, o Nahobino descobre que Deus está morto, derrotado por Satã há dezoito anos, com os anjos, liderados por uma organização conhecida como Betel da qual Aogami fazia parte, tentando vencer uma guerra basicamente perdida contra os demônios.

Shin Megami Tensei V: Vengeance

O Nahobino se vê então envolto nesse conflito, cabendo ao jogador decidir qual rumo seguir e quais facções apoiar, decidindo assim o destino da própria realidade. É mais um dos excelentes exemplos da forma criativa e corajosa com a qual a Atlus consegue trabalhar elementos da mitologia judaico-cristã como nos habituamos a ver a mitologia de outros países sendo tratada, usando esses elementos para entregar uma história engajante e bem construída para tratar sobre temas bem relevantes.

A principal novidade trazida por Shin Megami Tensei V: Vengeance é a nova vertente da história. Após um certo ponto logo no comecinho da narrativa, coisa de poucos minutos, o jogador precisa escolher se quer ou não pegar a mão de uma garota. Essa decisão é que define se você irá ver a história do ponto de vista da narrativa original, girando em torno do conflito entre anjos e demônios, o chamado “Cânone da Criação”, ou a nova narrativa chamada de “Cânone da Vingança”.

Essa nova história gira em torno da vingança dos Caídos, um misterioso grupo de demônios conhecidos como Qadištu e uma série de personagens inéditos, especialmente, como é tradição em jogos da Atlus, uma nova personagem feminina central para toda essa trama, a jovem Yoko Hiromine. Yoko é uma jovem estudante de uma outra escola especializada na formação de jovens exorcistas que decide acompanhar o Nahobino como forma de ambos se ajudarem na busca por respostas em Da’at.

Shin Megami Tensei V: Vengeance

Yoko, sendo tão central para a trama do Cânone da Vingança, acaba tendo um pouco mais de desenvolvimento narrativo do que os demais personagens secundários do jogo original, mas ainda assim não espere nada excepcionalmente profundo aqui. O plot é muito mais importante do que os personagens, com um dos grandes méritos sendo a forma como ele aborda dilemas morais e questionamentos éticos através dos diferentes alinhamentos (Caos, Lei e Neutro) que são marca registrada da série.

Dito isso, se prepare para longos momentos de exploração e combate, já que a narrativa é muito menos presente aqui do que em Persona, por exemplo. Os diálogos também são mais direto ao ponto, por mais que a grandiosidade das cutscenes, quando elas surgem, dão um peso e consequência muito bem-vindos à narrativa. Os personagens, por mais que não sejam amplamente desenvolvidos, encarnam e exploram muito bem seus alinhamentos e servem ao seu propósito como ferramentas para apresentar visões de mundo muitas vezes conflitantes mas igualmente válidas ao jogador.

Por essa razão, Shin Megami Tensei V: Vengeance é um prato cheio para o jogador mais dedicado já que, embora cada uma das duas campanhas facilmente durem cerca de 80 horas cada, o jogo tem quase uma dezena de finais diferentes possíveis, aumentando bastante a quantidade de conteúdo para os jogadores que desejem dedicar o tempo necessário para a platina do título.

Shin Megami Tensei V: Vengeance

Tudo isso é muito alinhado com o que já é tradicional da série, sendo visto em cada um dos seus títulos, mas apresentado de forma um pouco mais palatável ao jogador. Isso talvez em grande parte pela quantidade absurda de melhorias de qualidade de vida que o jogo traz em relação ao original, tanto em batalha quanto na exploração, tornando a experiência muito confortável. Dois pontos que também merecem ser elogiados é que a localização em PT-BR está excelente e a ambientação do título é fantástica, combinando muito bem com a narrativa contada aqui e prendendo o jogador por horas à fio sem nem perceber.

Essa nova versão do título traz uma série de novos demônios a serem combatidos/recrutados (mais de 40), uma nova área e uma nova dungeon a serem exploradas, a possibilidade de interagir e ganhar ou dar presentes aos seus demônios para melhorá-los, novas missões secundárias, novas ferramentas de exploração do mapa e uma série de outros pequenos detalhes que são volumosos demais para serem citados aqui. E, mais importante de tudo, agora é possível salvar a qualquer momento, minimizando assim a chance de você perder horas de jogatina por uma morte em combate (por mais que isso ainda vá acontecer).

O combate ainda é o tradicional sistema de Turnos de Pressão pelo qual a franquia é famosa desde o seu surgimento, sendo uma batalha por turnos que te recompensa com turnos extras ao explorar fraquezas dos inimigos ou acertar golpes críticos. Uma das grandes novidades (e talvez a melhoria de qualidade de vida que mais torna o combate prático) é a possibilidade de controlar os personagens convidados (personagens secundários que se juntam ao seu grupo temporariamente), escolhendo exatamente o que eles farão sem depender do RNG.

Shin Megami Tensei V: Vengeance

A adição de habilidades inatas, habilidades passivas únicas de cada de demônio, novas habilidades Magatushi que podem ser usadas por grupos específicos de demônios e o aumento do level cap também são bem-vindos e, juntamente com ajustes ao sistema de recrutamento de demônios (conversar com seus inimigos para convencê-los a se juntar a você), de iniciativa de combate e até mesmo no sistema de fusão de demônios, tornando tudo mais fácil e intuitivo.

Ainda assim, mesmo com todas essas melhorias, não espere um jogo fácil. Ao contrário do seu spin-off que é notoriamente mais receptivo a erros, mesmo demônios mais fracos aqui são capazes de te punir de forma bem poderosa por menor que seja o equívoco cometido, com inimigos sabendo muito bem explorar fraquezas e tendo as mesmas vantagens do sistema de Turnos de Pressão à sua disposição, sendo fácil conseguir um game over independente do quão superior for o seu nível se não prestar atenção ao que está fazendo, mesmo jogando no Normal, mas especialmente nos níveis mais altos de dificuldade.

Prestar atenção, no entanto, não é só uma forma de evitar tragédias, mas de conseguir valorosas recompensas. Apesar do jogo trazer agora uma série de ícones e ferramentas que facilitam a navegação, ainda há muita coisa a ser descoberta, cabendo ao jogador andar por cada espaço com cuidado.

Shin Megami Tensei V: Vengeance

Cabe dizer aqui que tudo se torna mais fácil também pelo simples fato do jogo estar muito mais bonito e rodar excepcionalmente bem no PS5. Os cenários são muito mais detalhados e com resolução muito superior e não há quedas de framerate como haviam na versão original do título. A experiência foi excepcionalmente suave aqui, com até mesmo os loadings existentes sendo questão de poucos segundos. Adicione a isso a já tradicional altíssima qualidade de trilha sonora e design dos personagens e o resultado final é um jogo tecnicamente muito bom no PS5.

Shin Megami Tensei V: Vengeance é um título absolutamente obrigatório para os fãs de RPGs mais tradicionais, trazendo tudo de mais excelente possível. Da ambientação à trilha sonora, da narrativa ao combate, todas as partes se encaixam e se complementam de forma excepcional para entregar um título que melhora em tudo o já excelente pacote que havia sido apresentado na versão original de SMT V.

Esse relançamento para novas plataformas não só coloca um jogo que já era excepcional em sua forma original nas mãos de novos jogadores, mas traz uma quantidade de conteúdo e melhorias de qualidade de vida que mais do que justificam a sua existência. Se em sua versão original já estávamos diante de um dos destaques da atual era dos RPGs japoneses, Shin Megami Tensei V: Vengeance facilmente o eleva a mais alta prateleira do gênero nessa década.

Jogo analisado no PS5 com código fornecido pela Atlus.

Veredito

Shin Megami Tensei V: Vengeance entrega um pacote excepcional que, ao casar todos os seus elementos, se amalgama em um título que pode ser facilmente considerado um dos melhores RPGs desta geração.

90

Shin Megami Tensei V: Vengeance

Fabricante: ATLUS

Plataforma: PS4 / PS5

Gênero: RPG

Distribuidora: SEGA

Lançamento: 14/06/2024

Dublado: Não

Legendado: Sim

Troféus: Sim (inclusive Platina)

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Veredict

Shin Megami Tensei V: Vengeance delivers an exceptional package. It can easily be considered one of the best RPGs of this generation.