Jogos stealth, embora cada um com sua particularidade, geralmente caem na mesma premissa de ser um ladrão/assassino, cujos objetivos vão de roubo de itens ao assassinato de alvos específicos, com as ações praticadas na surdina. Serial Cleaner, da polonesa iFun4all, embarca no gênero com uma particularidade inusitada: seu papel é entrar em cena após os crimes terem ocorrido, com o objetivo de fazer uma limpeza na área de modo a não deixar traços dos assassinatos ali praticados. Ou seja, neste jogo, você limpa a sujeira dos outros.
O protagonista possui nome, mas isso é irrelevante. O que importa é seu apelido, que tem tudo a ver com o trabalho exercido: faxineiro. Atendendo a contratos como freelancer para a máfia dos anos 1970, ele deve se infiltrar sorrateiramente em cenas do crime, eliminar corpos, limpar o sangue pós-carnificina e coletar qualquer tipo de evidência incriminadora, tudo isso sem ser pego por policiais e investigadores no local.
A apresentação do jogo de cara faz lembrar Hotline Miami devido a sua visão isométrica, pixel art e humor negro, só que aqui os visuais são mais clean e com cores menos saturadas. É tudo muito bem feito e variado, com um detalhe gráfico interessante de não haver curvas em nenhum elemento do cenário. O único aspecto problemático, que ocorre raramente em algumas fases, é quando a arte minimalista prejudica a identificação do que é estrutura, isto é, algo passível de se ocultar, daquilo que é plano (chão).
Serial Cleaner possui uma boa campanha dividida em 20 fases, que são chamadas de contrato. Cada contrato é composto de duas etapas: a primeira se passa na casa do faxineiro, onde a história avança e é possível saber de mais detalhes da vida do protagonista por meio da interação com alguns objetos e diálogos com a mãe. Sim, embora aparente estar próximo da casa dos 30 anos, o faxineiro ainda mora com a genitora. Ele também possui um vício não saudável por lutas de boxe, gastando sua grana em apostas administradas pela máfia (a mesma que o contrata). Tal vício é a motivação da trama do jogo, em que o faxineiro passa a fazer trabalhos para um cliente desconhecido de modo a ganhar uma grana extra, o que leva a uma sucessão de eventos onde ele começa a questionar a moral de seus serviços.
A segunda etapa do contrato são as incursões em cenas do crime para fazer a faxina deixada pelos malfeitores. Como já comentado, isso consiste em procurar por corpos e livrar-se deles, o que pode ser feito de muitas maneiras a depender de cada cenário: armazená-los em sacos plásticos em seu carro para um posterior descarte, colocá-los nos trilhos de um trem que se aproxima, ou até atirá-los em um tanque cheio de piranhas carnívoras. É também necessário recolher armas e outras evidências esquecidas no local, bem como usar um aspirador para limpar o sangue do chão.
É claro que toda essa faxina não é uma tarefa simples. Como os crimes já ocorreram, existe uma força policial investigando o cenário. Guardas irão perseguir o faxineiro assim que avistá-lo, o que acontece caso o personagem entre dentro do cone de visão de um deles. Ser pego faz com que esta etapa seja reiniciada, mas com um detalhe: a posição de corpos, sangue e objetos (e algumas vezes até mesmo as paredes) muda, exigindo uma nova abordagem da situação pelo jogador.
A IA dos guardas é bem projetada e, em certos casos, mostra aspectos de imprevisibilidade. Eles têm uma rota pré-definida, porém, podem alterá-la caso notem algo de diferente, como um objeto ou corpo faltando, ficando mais alertas e desconfiados. Isso cria várias situações tensas em que o jogador irá cerrar os dentes tentando acertar o timing, e até gera uma frustração divertida quando um guarda se decide por uma direção inesperada. Por outro lado, aproveitar-se do ambiente também pode ser usado a seu favor, fazendo com que guardas desviem da rota padrão, abrindo a oportunidade de chegar em salas mais difíceis ou protegidas.
Todos os contratos possuem um level design muito bem feito, criando diversas oportunidades e perigos. Existe certo nível de dificuldades neles, em que o avanço é na base de tentativa e erro até ter uma boa noção das melhores rotas a serem seguidas. Esporadicamente o jogo vai adicionando mecânicas novas, com guardas diferentes ou formas alternativas de se explorar o ambiente, porém, gostaria que tivessem adicionado objetivos mais variados. É possível jogar cada fase no período diurno e noturno (baseado na localização e hora atual do jogador), o que muda a iluminação, com as fases noturnas trazendo mais oportunidades de se esgueirar pelo ambiente.
Existem colecionáveis escondidos pelos contratos. Alguns dão acesso a novas roupas, o que, infelizmente, é algo apenas estético, não oferecendo nenhum tipo de vantagem adicional. Há também rolos de filmes que desbloqueiam contratos bônus, baseados em cenários e histórias de filmes da época. No entanto, reconheci apenas um ou outro.
Se tudo isso ainda não é o bastante, Serial Cleaner também oferece dezenas de desafios opcionais a serem cumpridos, que alteram algum aspecto de um contrato e incentivam o replay com a adição de uma tabela de líderes. Há o clássico time trial, de executar um contrato no menor tempo possível, e também outros mais divertidos, como jogar bêbado (o cenário fica torto e confuso) ou remover o cone de visão dos guardas, aumentando a dificuldade.
Para fechar este pacote mais que completo, Serial Cleaner possui uma trilha sonora excelente e empolgante. São ritmos variados e baseados nos anos 1970, fazendo uma mistura de jazz, disco e até heavy metal. Cada fase tem uma música exclusiva, adequada à temática, dando a elas uma identidade única. Essa parte sonora é um dos destaques do jogo, superando muitos títulos de orçamento maior. Para aqueles que apreciam, recomendo que adquiram o bundle que traz o jogo e sua trilha sonora. Com certeza não irão se arrepender.
Veredito
Com uma proposta inusitada de ser o faxineiro que limpa a sujeira deixada por criminosos, Serial Cleaner é um jogo de stealth com visão isométrica, muito bem feito e divertido. O design de cada fase é bem pensado para criar momentos de tensão e a necessidade de um timing correto para limpar cenas de um crime enquanto se desvia do campo de visão de guardas. A campanha, que possui uma boa história, é complementada por fases bônus e dezenas de desafios opcionais, o que garante boa diversidade e horas de diversão. A trilha sonora é incrível, encaixando-se muito bem com o tema de cada fase, o que acaba por fechar o pacote de um jogo altamente recomendável.
Jogo analisado com código fornecido pela Curve Digital.
Veredito
Veredict
Bringing an unusual proposal of being the person responsible for cleaning the mess left by criminals, Serial Cleaner is an isometric stealth game well-polished and entertaining. Each stage has a clever level design, responsible for creating moments of tension and the necessity of a good timing in cleaning the scene while dodging the field of vision of guards. Besides the campaign, which holds a good story, there are also bonus levels and a variety of challenges, contributing to hours of fun. The soundtrack is amazing, with each level having a well-fit theme, wrapping up a highly recommended game.