[PSN] Titan Attacks!

Quando pensamos em clássicos dos videogames, é raro não aparecer o nome Space Invaders em poucos segundos. E não é algo exagerado. O jogo fez por merecer o título de clássico. Inovou na jogabilidade e gerou uma legião de fãs nas décadas de 70 e 80. Foi um sucesso financeiro e provou que videogame pode ser algo muito lucrativo. E logicamente gerou diversas adaptações ao longo dos anos. Titan Attacks! trata-se de um jogo que utiliza de uma mecânica muito parecida com Invaders, mas ele consegue inovar e trazer diversas coisas novas para o gênero.

O jogo gira em torno do ataque de alienígenas à Terra e você com sua nave tem a missão de destruir os extraterrestres e livrar o nosso planeta do caos. Ao conseguir eliminar a ameaça, somos levados para a Lua, que é a segunda parte, e assim continua até chegar ao planeta natal das criaturas, Titã. São ao todo 100 fases divididas em 5 mundos. Pode parecer muito, mas depois que você aprende como o jogo funciona, não é tão longo.

Primeiro é necessário citar a dificuldade do jogo. A curva de aprendizado não é tão grande e já no segundo mundo as coisas fazem mais sentido e isso facilita muito a jogabilidade. As ‘vidas’ são apresentadas como escudos e você pode comprar novos no final de cada estágio. Você ganha dinheiro de diversas formas, como destruindo as naves inimigas, capturando aliens que caem de paraquedas ou destruindo as naves bônus, e depois pode gastar na loja. A loja é o verdadeiro diferencial do jogo. Você pode comprar novos escudos, bombas, equipar armas secundárias e aumentar sua frequência de tiro. Isso faz com que cada pessoa jogue o jogo a sua maneira e possua uma estratégia diferente. E isso é muito bem vindo em um jogo com uma fórmula pronta como esse.

Os efeitos são bem diversos e interessantes, sendo que raramente as explosões e tiros confundem. Uma exceção se encontra no planeta Marte, que é vermelho, e muitas vezes os tiros se misturam com o cenário e pode acarretar em dano. A segunda exceção é no último mundo, devido à quantidade de inimigos e ao seu próprio veículo estar mais potente, fazendo com que as coisas também se confundam um pouco. Isso, entretanto, não é nada que afete tanto após você se familiarizar com o jogo. A trilha sonora e efeitos também são bons e vai agradar bastante a quem gosta de um estilo retrô. O jogo inteiro pode ser considerado old school, seja pela jogabilidade ou pelo estilo gráfico.

Um obstáculo para muitos pode ser o sistema de saves do jogo. Sua trajetória é salva no começo de cada mundo, ou seja, se você morrer no chefe do segundo mundo que está na fase 40, você vai voltar para 21. Muitas pessoas hoje em dia não gostam dessa falta de saves. Eu particularmente achei bem implementado e permite que você até se torne mais forte com isso. Passar pela fase uma segunda vez permite que você conheça um pouco mais do padrão dos monstros e saiba onde existem aliens e bônus para aprimorar seus equipamentos. Quando eu estava com dificuldades de passar o segundo mundo pela primeira vez, joguei todo o jogo desde o começo para juntar o máximo de dinheiro possível e obter melhores armas até aquele ponto. Melhor decisão que fiz. O jogo flui muito melhor e consegui uma dificuldade justa até o chefe final.

A minha primeira grande ressalva vai para o gameplay em si. No começo achei o jogo bem devagar. Claro que a dificuldade é gradual e vai ficando mais difícil ao longo dos níveis, mas achei o veículo que controlamos um pouco lento. Depois de um tempo, quando você aprende as variedades de inimigos e como escapar dos tiros, o jogo vai se tornando um pouco sem graça.

Outra coisa que pode afastar um pouco as pessoas é a duração do jogo. Você consegue terminá-lo em duas horas e não existe nenhum fator que aumente a longevidade do título, como desafios, por exemplo. Existe uma tabela de líderes para bater recordes contra o mundo e amigos e também alguns troféus, mas nada muito motivador. Mesmo assim, é divertido repetir os mundos para ganhar mais dinheiro e adquirir mais peças para a nave. É necessário dizer também que o título é cross-buy e ao comprar você terá acesso as versões de PS3, PS4 e Vita. Resumindo, o jogo é muito divertido e pode gerar muitas horas de diversão, seja sozinho ou com amigos.

Veredito

Titan Attacks! é um shooter que traz o melhor do estilo e acrescenta suas próprias particularidades. Com uma dificuldade justa e diversas maneiras de prosseguir, o jogo garante diversão e desafio em proporções iguais. Um título obrigatório para quem gosta do gênero e uma ótima porta de entrada para quem quer conhecer um pouco mais.

Jogo analisado com código fornecido pela Curve Digital.

Veredito

70

Fabricante:

Plataforma:

Gênero:

Distribuidora:

Lançamento:

Dublado:

Legendado:

Troféus:

Comprar na

Veredict

Artigo anterior
Próximo artigo