[PSN] Salt & Sanctuary

Atenção: leia a análise da versão de PlayStation 4, publicada em 25/03/2016, clicando aqui. Esta análise é um relato breve do jogo e focará na performance da versão de PlayStation Vita.

Salt & Sanctuary foi anunciado em 2014 como uma adaptação da jogabilidade e estilo dos jogos da série “Souls” em uma perspectiva 2D. Dois anos depois, o jogo foi lançado para o PlayStation 4, mas vários jogadores ainda esperavam que a desenvolvedora, Ska Studios, cumprisse com o prometido e entregasse a versão de PlayStation Vita. Um ano após o lançamento do jogo, aqui estamos com a versão de PlayStation Vita.

Como um jogo 2D que não possui gráficos intensos, a experiência vai depender das expectativas de cada jogador. Para aqueles que já jogaram a versão de PlayStation 4, talvez esta versão não atenda as expectativas, uma vez que no PlayStation Vita não se chega perto dos 60fps da versão de console. Para aqueles que nunca jogaram, a experiência de 30fps com algumas quedas ocasionais talvez seja o suficiente para aproveitar o jogo.

Particularmente, como nunca havia jogado a versão de PlayStation 4, eu não tive grandes problemas jogando no portátil. A queda de framerate ocorre logo no começo do jogo, o que pode dar a impressão de que o jogo inteiro será assim, mas comigo, as quedas notáveis foram apenas na área inicial mesmo, depois não tive problemas nem durante as batalhas dos chefes.

A versão de PlayStation Vita foi desenvolvida pela empresa Sickhead Games, a mesma equipe responsável pelas versões de console de jogos conhecidos, como Stardew Valley e Darkest Dungeon. Juntamente com os desenvolvedores originais, várias mudanças foram feitas especificamente para o PlayStation Vita.

Nesta versão, você utiliza a touchscreen no canto inferior direito da tela para ativar os itens durante o jogo, o que fica bem intuitivo para o jogador. Outras mudanças também foram feitas no layout da tela e no HUD, uma vez que a tela é menor e precisa ter as mesmas informações que a versão de console.

Como alguém que nunca jogou qualquer jogo da série “Souls”, eu recomendo fazer alguma pesquisa sobre Salt & Sanctuary antes de começar. Não existem tutoriais extensivos explicando suas dinâmicas, então acredito que seja importante se munir de informações, desde a criação do seu personagem até a evolução da sua árvore de habilidades.

Alguns jogadores diriam que grande parte da diversão é descobrir sozinho como o jogo funciona, porém, caso você esteja com dificuldades ou não esteja acostumado com esse estilo de jogo, informação costuma ser sua melhor aliada. Não tenha medo de morrer, não tenha medo de explorar e aproveite esta experiência agora também no seu portátil.
 

Veredito

Salt & Sanctuary chega ao PlayStation Vita. Talvez não intacto em comparação à versão de PlayStation 4, mas ainda consegue ser divertido para aqueles que procuram uma experiência até então inédita no portátil.

Jogo analisado com código fornecido pela Ska Studios.


 

Veredito

75

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Veredict

Salt & Sanctuary comes to the PlayStation Vita. Maybe not quite intact in comparison to the PlayStation 4 version, but it still manages to be fun for those looking for an experience that was still unseen for the portable.