[PSN] Minecraft: Story Mode – Episódio 1: A Ordem da Pedra

"Preciso ter jogado Minecraft para poder jogar Minecraft Story Mode?". Não, não precisa. Mas se já tiver jogado, poderá aproveitar melhor as referências feitas ao jogo original. Comecemos a análise…

O sucesso de Minecraft é inegável. É incrível como um jogo sandbox de destruir e construir bloquinhos pixelados já tenha movimentado negócios que ultrapassaram a marca dos bilhões de dólares, além de ter criado uma comunidade de adoradores e haters, bem como ter transformado a vida de muita gente (Youtubers, me refiro a vocês).

Aceitando o desafio de trazer uma história a este mundo aberto (e provavelmente querendo beber um pouco dessa fonte de dinheiro), a Telltale anunciou em 2014, de uma forma bem criativa, sua parceria com a Mojang (desenvolvedora de Minecraft), criando o jogo episódico Minecraft Story Mode.

Lembro-me de ter ficado meio sem reação quando o anúncio foi feito, pois era difícil de entender como ele seria. Como eles iriam criar uma história para um jogo que não tinha história? Bom, o que eu posso dizer é que a Telltale, com o suporte da Mojang, conseguiu novamente este feito, no entanto, com uma consequência.

A consequência que eu digo é que, para contar uma história, foi necessário criar um contexto, uma lore para Minecraft. Fora isso, era ainda necessário apresentar os personagens, seus relacionamentos, para então dar ao jogador o problema e começar a aventura. Isso fez com que o primeiro episódio, A Ordem da Pedra, ficasse um pouco chato.

O começo do jogo é bobinho e não deixa muito claro aonde quer chegar. Da metade pra frente, com o cenário já desenhado e o desafio apresentado, a ação começa, mas aí já estamos no fim do primeiro episódio, com aquele gosto de quero mais.

Entenda bem, o jogo é bom, e o DNA da Telltale se encontra presente, com decisões a serem tomadas, diálogos com diferentes ramificações, explorações e QTEs. A única coisa é que foi um começo difícil, que demorou a engrenar.

Dito tudo isso, vamos à história. O contexto dado ao jogo fala sobre a lenda da "Ordem da Pedra", um grupo formado por quatro heróis (Gabriel, Ellegaard, Magnus e Soren), cuja última aventura foi vencer o temido Dragão Ender, com cada um seguindo depois seu próprio caminho.

Você controla Jesse, que pode ser um garoto ou garota, dependendo de sua escolha no começo do jogo (ponto para a Telltale!). Junto com seus amigos, Olivia e Axel (e o porquinho de estimação, Reuben), vocês participam de uma competição de construção da EnderCon, cujo prêmio é conhecer o Gabriel, um dos quatro heróis da Ordem da Pedra.

Devido a um encontro com certo desconhecido e uma série de decisões erradas, você e seus amigos acabam se envolvendo em uma confusão e uma criatura terrível é criada e começa a destruir o mundo. Gabriel parte para a luta e pede para que você encontre os outros integrantes da Ordem da Pedra.

Resta então a você a tarefa de salvar o mundo e, no meio do caminho, descobrir que nem todas as lendas são realmente verdadeiras. E com essa grande tarefa em mãos, acaba o primeiro episódio. Ao final, é dado ao jogador fazer uma escolha que, espero eu, vai realmente mudar o rumo da história no próximo episódio.

O jogo demonstra possuir um tom de aventura com pitadas de humor, com referências não só à Minecraft, como também a elementos da cultura pop/nerd. A EnderCon é uma clara referência à Comic-Con e outras inúmeras convenções americanas, com direito a cosplay. Também consegui captar uma referência a E.T. O Extraterrestre, que deixo registrado na imagem acima.

A Telltale fez um ótimo trabalho em adaptar o mundo de Minecraft. O básico do jogo se encontra lá: destruir blocos, construir novos utilizando a mesa de criação e receitas, e lutar contra Creepers e outros inimigos quando chega a noite. Até mesmo as ações do usuário e QTEs estão personalizados para combinar com o jogo. Uma coisa que senti falta neste episódio e que espero aparecer nos próximos é um pouco mais de liberdade e a possibilidade de realmente construir alguma coisa.

Algo que talvez possa atrapalhar para alguns é a parte gráfica do jogo, no estilo pixelizado e quadradão de Minecraft. Esse estilo artístico limita as expressões faciais, fazendo com que os personagens não consigam demonstrar muitas emoções. Em minha opinião, eles perdem um pouco de seu carisma, sendo salvos pela ótima atuação da dublagem (com alguns atores relativamente famosos).

A inclusão da possibilidade de escolher seu personagem é algo muito bem vindo, e tomara que a Telltale explore isso nos próximos episódios. Isso, entretanto, acabou trazendo um problema nas legendas (o jogo está legendado em PT-BR). Como em português não temos um gênero neutro, as legendas acabaram beneficiando ao gênero feminino. Dessa forma, mesmo que você escolha ser um garoto, vai se deparar muitas vezes com diálogos te tratando como garota.

Com relação ao desempenho, Minecraft Story Mode roda muito bem no PS4, sem loadings demorados nem travadas entre as cenas. O áudio também está bom, com referências a sons conhecidos do jogo original, e as músicas são divertidas.

Os caçadores de troféus acostumados com os troféus fáceis dos últimos jogos da Telltale vão ter algumas surpresas neste aqui. Dessa vez, não basta apenas acompanhar a história, deve-se cumprir alguns objetivos para ter todos os troféus, sendo alguns, portanto, passíveis de serem perdidos.


 

Veredito

Minecraft Story Mode tem início com um episódio morno, com o desafio de estabelecer uma lore ao mundo de Minecraft e contar uma história dentro dela. Temos aqui uma aventura leve e bem humorada que, com a ajuda das legendas em português brasileiro, o torna recomendável para todas as idades, especialmente os mais novos, que são contagiados pela franquia de destruição e construção de blocos.

Jogo analisado com o código fornecido pela desenvolvedora.

Veredito

80

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