Octahedron

Um octaedro pode ser descrito como duas pirâmides de quatro lados unidas pelas suas bases planas ou, pela nomenclatura mais correta, como um poliedro de 8 faces. De toda forma, a descrição um pouco trabalhosa é exatamente para se passar a ideia da dificuldade que o jogo de mesmo nome da forma geométrica apresenta.

Octahedron é um jogo de plataforma 2D, em que um ser com a cabeça no formato de um octaedro avança entre luzes de neon pulsantes, armadilhas e inimigos astutos e plataformas criadas pelo próprio jogador, tudo isso num ritmo acelerado e com trilha sonora eletrizante.

 src=

Ritmo é algo que define Octahedron da melhor maneira, mas não somente pelas luzes e som, mas principalmente pela velocidade e raciocínio rápido no qual se utiliza para passar cada nível do jogo. Para avançar, o jogador deve criar suas próprias plataformas a cada pulo e, com isso, mesclar seus movimentos pelo cenário, subindo contra a gravidade para chegar no portal final e terminar a fase.

Com a quantidade de coisas que acontecem ao mesmo tempo, os movimentos de saltos e criação de cada plataforma são cruciais para tentar terminar o percurso sem morrer ou perder nenhum dos colecionáveis necessários para destravar as novas fases. É comum ter que calcular um salto em uma plataforma fixa, avançar entre dois obstáculos e inimigos, criando suas próprias plataformas e sem poder errar, senão é recomeçar boa parte do cenário.

 src=

A quantidade de plataformas que se pode criar no ar depende do nível e da complexidade do mesmo. Por exemplo, em um nível é permitido criar até 8 plataformas, o que pode ajudar a chegar mais fácil em determinados locais, mas isso implica na dificuldade, já que certos inimigos surgem e começam a perseguir o jogador pra cada plataforma criada.

A maior dificuldade, que pode chegar a ser frustrante em determinados níveis, fica pelo fato de criar muitas plataformas num curto período de tempo e com vários objetos com demais funções. Tudo acontece rápido demais e vai colocar o jogador à prova, tanto pela paciência quanto pelos reflexos e raciocínio rápido.

 src=

Há ainda variações entre as plataformas que se pode criar, como algumas que lançam projéteis ou que ativam outros objetos. Isso faz com que em alguns momentos, entre um pulo e outro, o jogador acabe tendo que mudar o tipo de plataforma, o que aumenta ainda mais o ritmo frenético do jogo.

Apesar de todas as opções ao avançar, para se conseguir as melhores pontuações, utilizando o menor número de plataformas, sem sofrer danos e pegando todos os colecionáveis, Octahedron força o jogador a seguir um caminho quase que único e com os mesmos comandos, o que acaba tirando toda a liberdade anterior.

 src=

Utilizar um botão para pular e outro para criar plataformas também confunde bastante nos níveis mais avançados ou em partes em que se precisa de mais comandos num curto espaço de tempo, sendo fácil errar um botão ou o comando falhar e ter que recomeçar boa parte da fase novamente.

Algo que pode incomodar alguns jogadores é que há uma grande quantidade de luzes pulsando e vibrando, podendo ocasionar até algum incômodo ao jogar por um período mais longo. Além disso, o visual das fases e cores não se altera muito no decorrer do jogo e acaba por ser entediante depois de um tempo.

Veredito

Em ritmo acelerado e com desafio de sobra, Octahedron tenta inovar dentre vários outros jogos de plataforma e consegue algum mérito, mesmo com alguns problemas na jogabilidade, comandos imprecisos e um visual sem muita criatividade.
 

Jogo analisado com código fornecido pela Square Enix Collective.


 

Veredito

73

Fabricante:

Plataforma:

Gênero:

Distribuidora:

Lançamento:

Dublado:

Legendado:

Troféus:

Comprar na

Veredict

With accelerated pace and plenty of challenge, Octahedron tries to innovate among several other platform games and gets some merit, even with problems in gameplay, inaccurate commands and a not so much creative visual.


Artigo anterior
Próximo artigo