Neptunia x Senran Kagura: Ninja Wars – Review

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Neptunia e Senran Kagura são duas séries que sou fã há muito tempo e, provavelmente, o principal público alvo dessa colaboração entre ambas. Neptunia é uma série de RPGs de turno que usa as “guerras de console” como pano de fundo para seu conceito e histórias, enquanto que Senran Kagura é uma série de ação sobre Ninjas que lutam entre si para tornarem-se Kagura, uma ninja lendária. São descrições simples de cada série, mas ambas tem vários elementos em comum como, por exemplo, os visuais inspirados em anime, o humor, modo de contar suas histórias e por aí vai.

A colaboração em Ninja Wars utiliza do humor característico de ambas as séries para contar uma história bastante simples e de uma jogabilidade de ação com elementos de RPG. Em termos de história não há nada aqui que se destaque de maneira impressionante, mas, como fã de longa data de ambas, é interessante ver as personagens de ambos os universos interagindo entre si. A familiaridade com as séries fez com que eu aproveitasse bastante o diálogo do título, no entanto, isso também significa que uma pessoa que não conhece as séries provavelmente não vai entender muitas das referências feitas. Também não ajuda que muito do humor chega a se repetir várias vezes.

Neptunia x Senran Kagura: Ninja Wars

Se a história mantém-se na linha de suas séries principais, a jogabilidade talvez seja a parte em que Ninja Wars mais se distancia de ambas apesar de usar características das duas. Como dito anteriormente, Neptunia é uma série de RPGs por turno que usa um combate cujos ataques atingem uma área e, assim, podem infligir danos a vários inimigos e o combate tende a ser extremamente rápido. Senran Kagura já está afastado dos consoles há um bom tempo, mas seus títulos principais são jogos de ação com uma jogabilidade próxima aos musou, onde uma personagem enfrenta hordas de inimigos utilizando um pequeno conjunto de ataques e especiais únicos a mesma. Vale notar também que Senran tem uma jogabilidade rápida que permitia fluir bem entre os combos e limpar um estágio rapidamente.

Neptunia x Senran Kagura: Ninja Wars

Ninja Wars é um jogo de ação, no entanto seu ritmo é muito mais lento do que os Senran Kagura e também contém vários elementos de RPG. As personagens têm acesso a um combo normal e um ataque de longa distância (kunais e shurikens) que servem simplesmente para não perder a contagem de combos.

A parte mais “estratégica” do combate está nas habilidades que podem ser utilizadas em sequência e, dependendo da sequência, ativam efeitos especiais. Essas são as mecânicas básicas, mas ainda há equipamentos, customização de status e outras mecânicas (especialmente contra chefes) que tornam esse sistema simples, mas interessante o suficiente para aqueles que desejam se aprofundar neles.

Neptunia x Senran Kagura: Ninja Wars

O maior problema do título é que apesar de todas essas mecânicas disponíveis, não há oportunidade para utilizá-las. O maior defeito de Ninja Wars está na simplicidade de seus inimigos e o extremo reuso dos mesmos. Chefes têm padrões um pouco mais interessantes de ataques, porém não incentivam o jogador a utilizar as características RPG.

De fato, o único desafio que tive foi quando avancei drasticamente no modo história e o requisito de nível simplesmente explodiu. O jogo conta com várias quests opcionais para ajudar as personagens a ficar mais fortes e isso acaba como um pseudo-requerimento para avançar no modo principal. Mesmo essas quests opcionais usualmente envolvem ir a uma área já visitada e derrotar x inimigos novamente. É bem claro que o combate, apesar de todas as mecânicas e ideias, foi feito para ser bastante receptivo.

Neptunia x Senran Kagura: Ninja Wars

Com essas características, temos um jogo cujas partes não se mesclam muito bem. A história é contada de maneira simples e fácil de acompanhar por qualquer um, mas também é lotada de referências para um público mais nicho e que já conhece ambas as séries. Mesmo considerando Ninja Wars como um título introdutório, o apelo das séries em individual não é muito bem transmitido aqui. A jogabilidade por sua vez também está cheia de mecânicas que, no papel, demonstram ter sentido, mas que não tem oportunidade para se sobressair devido a falta de dificuldade e variedade de inimigos.

Jogo analisado no PS4 com código fornecido pela Idea Factory International.

Veredito

Neptunia x Senran Kagura: Ninja Wars é uma colaboração que recomendo mais para aqueles que já estão familiarizados com ambas as séries e querem acompanhar como as personagens interagem entre si. Para pessoas que ainda tem curiosidade de conhecer as séries, recomendo começar pelos seus primeiros títulos.

60
Neptunia x Senran Kagura: Ninja Wars
Fabricante: Compile Heart / Tamsoft
Plataforma: PS4
Gênero: Ação
Distribuidora: Idea Factory International
Lançamento: 26/10/2021
Dublado: Não
Legendado: Não
Troféus: Sim (inclusive Platina)
Comprar na

Neptunia x Senran Kagura: Ninja Wars is a collaboration that I recommend most to those who are already familiar with both series and want to see how the characters interact with each other. For people who are still curious about the series, I recommend starting with their first titles.