Minecraft: Story Mode – 2ª Temporada, Episódio 5

ATENÇÃO: O TEXTO ABAIXO CONTÉM SPOILERS DOS EPISÓDIOS ANTERIORES. SE VOCÊ NÃO JOGOU, RECOMENDA-SE DISCRIÇÃO

No episódio anterior, conhecemos a história do trio de Admin, criadores do primeiro mundo, soterrado abaixo da Rocha Matriz por Romeo, o Admin antagonista desta temporada. Apesar de esquecido, este mundo ainda é habitado e, durante sua aventura para encontrar a arma que derrotaria Romeo, Jesse fica com a escolha entre salvar o povo das terras de Fred ou salvar Radar.

Neste episódio de encerramento, as atenções se voltam a Beacontown e ao confronto final contra o Admin. Com Romeo disfarçado de Jesse, a cidade se transforma em um local opressor e totalmente dedicado a atender às demandas narcisistas do antagonista. Jesse e seu grupo chegam à cidade durante a organização da JesseCon (proposta pelo Admin), e aproveitam a distração proporcionada pelo evento para descobrir o que diabos significa #batata451, a suposta arma que irá derrotar o inimigo – já adianto que faz sentido e é utilizada de forma criativa.

A história do episódio é um pouco decepcionante, visto que este marca o encerramento da temporada e fica a expectativa de um desfecho épico. Ela acaba ficando boa somente em seu terço final, que conta com algumas batalhas interessantes e conclui a maioria das sub-tramas apresentadas, principalmente a de Jesse e Petra. Axel, Olivia e alguns personagens menores marcam seu retorno meio que somente para deixar claro que a Telltale não se esqueceu deles.

As escolhas feitas no episódio anterior trazem algumas surpresas nos momentos finais, mas nada muito impactante. Como de praxe nos jogos da desenvolvedora, muita coisa acaba convergindo, tirando a significância de escolhas previamente tomadas. Felizmente, o final pode te levar a dois caminhos distintos e deixar em aberto o destino de certos personagens, preparando o terreno para uma provável terceira temporada.

Fazendo uma consideração sobre esta temporada como um todo, concluo que ela foi satisfatória: divertiu, apesar de não trazer nada muito relevante. Como ponto alto, cito o sistema de combate, que se revelou uma agradável surpresa. Embora ainda limitado, dentro do escopo de jogos da Telltale, ele trouxe um bom dinamismo e até incluiu lutas contra chefões. Como ponto baixo, cito a falta de relevância das decisões. Na primeira temporada, algumas decisões eram bem significantes, fazendo com que partes do jogo não fossem acessíveis em apenas uma jogada, sendo necessário jogar novamente com outras decisões para conhecer tudo que cada episódio oferecia. É uma pena que isso não foi mantido nesta temporada.

Para finalizar, gostaria de deixar uma observação com relação às legendas. No lançamento deste episódio, as legendas em PT-BR estavam péssimas, com erros de codificação em caracteres especiais e até mesmo momentos em que diversos textos sem sentido nenhum apareciam em alta velocidade na tela. Felizmente, até o encerramento desta análise, isto foi corrigido. Mesmo assim, vale um ponto de atenção à Telltale, que mesmo depois de todos esses anos, continua relaxada com relação ao controle de qualidade de suas localizações.

Veredito

O último episódio da segunda temporada de Minecraft: Story Mode encerra com uma história morna, embora entretenha em sua parte final e conclua a maioria das tramas apresentadas. De modo geral, esta foi uma temporada que surpreendeu ao trazer um bom sistema de combate e batalhas contra chefões, e que decepcionou ao não trazer muita relevância às decisões tomadas, quando comparado ao visto em sua primeira temporada.

Jogo analisado com código fornecido pela Telltale Games.


 

Veredito

78

Fabricante:

Plataforma:

Gênero:

Distribuidora:

Lançamento:

Dublado:

Legendado:

Troféus:

Comprar na

Veredict

This season ends with a cheesy episode, but it is entertaining during its last part and provides a closure to most of the story plots. Overall, the second season of Minecraft: Story Mode has brought a surprisingly good combat system and boss battles, however, the decisions made during the campaign had a minor relevance when compared to the first season.