Mary Skelter Nightmares

Em algumas de minhas análises de jogos da Compile Heart como, por exemplo, Omega Quintet e Dark Rose Valkyrie, mencionei que ambos tinham excelentes sistemas de batalha, mas que a qualidade de produção de outros aspectos do jogo impedia que o conjunto da obra fosse verdadeiramente excelente. Mary Skelter Nightmares é um Dungeon RPG, um gênero que foca na qualidade das suas mecânicas de combate e exploração, aproveitando os pontos fortes da produtora, e alia uma ótima direção de arte e música, o que resulta em um dos melhores DRPGs já lançados no Vita.

Mary Skelter Nightmares se passa dentro da “Cadeia”, um ser vivo que aprisiona a população humana há muito tempo, a ponto que a população já não sabe por que seres humanos estão presos naquele lugar e como era a civilização em uma época antes da Cadeia. A Cadeia é habitada por Marchens, monstros de diferentes tipos que capturam, torturam e matam as pessoas, sendo a principal ameaça para a população local.

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A história começa na cela de Jack e Alice, dois adolescentes que foram capturados por Marchens e passam por uma rotina diária de torturas. Essa rotina se repete até que ambos são salvos pela Chapeuzinho Vermelho, escapam da cela e a Chapeuzinho explica que Alice é uma das poucas pessoas com poderes para enfrentar os Marchens, enquanto que Jack também tem “poderes desconhecidos” em seu sangue que podem ajudar em batalha.

Chapeuzinho Vermelho é uma das personagens que compõe o grupo que explora a Cadeia e enfrenta os Marchens, sendo que a equipe consiste apenas dessas personagens de contos de fadas famosos como, por exemplo, Alice no País das Maravilhas, Bela Adormecida e Branca de Neve. É interessante que as personagens têm características de suas histórias de origem, mas ainda conseguem manter uma identidade própria que se destaca conforme se avança na história principal do jogo e se liberam cenas opcionais com as personagens.

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<p>Jack, Alice e Chapeuzinho Vermelho exploram a Cadeia para uma organização chamada “The Dawn” (O Amanhecer, em tradução livre), que administra a única cidade humana na Cadeia e também procura uma forma de escapar da mesma. O plano principal da organização é forçar o crescimento da Cadeia para então utilizar a torre central para escapar. Portanto, cabe à equipe de Jack e Alice explorar a Cadeia e encontrar modos de fazê-la crescer e permitir que escapem com vida.</p>
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Ainda existem outras organizações, como a Ordem, e muito a se descobrir sobre a natureza da Cadeia em si, portanto, a história ainda é um ponto importante de Mary Skelter. Além da história principal, também é possível conhecer melhor as personagens principais por meio de cenas opcionais sendo liberadas conforme cresce a afeição delas por Jack.

Como mencionei anteriormente, a Cadeia é um ser vivo e é possível satisfazer sua vontade em três categorias: Fome, Libido e Sono. A fome se satisfaz derrotando inimigos, a libido encontrando pontos específicos no mapa e o sono depende de quando a Cadeia resolve dormir. Existe esse elemento de aleatoriedade ligado às vontades da Cadeia e realizá-los pode garantir vantagens como, por exemplo, tesouros, recuperação, dinheiro ou fazê-la crescer e liberar acesso a áreas secretas.

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<p>No entanto, o principal crescimento vem da destruição de núcleos, sendo que existe um escondido em cada área da Cadeia e é protegido por um Marchen bastante poderoso sendo também a fonte de regeneração de um Nightmare. Nightmare (ou Pesadelo, em português) é uma criatura aterrorizante que irá caçar sua equipe em cada uma das áreas e são indestrutíveis enquanto o núcleo estiver intacto, forçando a equipe a fugir do mesmo ou apenas atordoá-lo temporariamente.</p>
<p>Impressionantemente, o design e as mecânicas dos Nightmares realmente remetem perfeitamente a um pesadelo. Caso um esteja por perto, a iluminação da área diminui e, caso entre em sua área de influência, o mesmo irá começar a persegui-lo até que se escape da área de influência. Uma vez dentro da área de influência, praticamente não existe iluminação alguma, sendo possível ver apenas o espaço a sua frente e manchas de sangue de inimigos já derrotados que ajudam a iluminar um pouco a região. Batalhas comuns ainda ocorrem dentro da zona de influência e, ao contrário de muitos outros jogos, Nightmares não param de perseguir o jogador por nada. É uma experiência interessante ter um inimigo visualmente horrendo atrás de você enquanto se sente desnorteado por estar em um labirinto mal iluminado, onde uma curva errada pode te levar a um beco sem saída.</p>
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Veredito

Mary Skelter Nightmares é um dos melhores jogos da Compile Heart e também um dos melhores DRPGs no Vita. Com suas mecânicas de exploração e batalha, Mary Skelter tem um progresso viciante e sempre com algo novo para manter o jogador interessado. O título ainda vai além disso, trazendo história, personagens e mundo bem desenvolvidos e atiça a curiosidade dos jogadores. Escapar da Cadeia é o objetivo final da jornada, mas admito ter me divertido muito nas várias horas em que passei dentro dela.

Jogo analisado com código fornecido pela Idea Factory International.

Veredito

95

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Veredict

Mary Skelter Nightmares is one of the best Compile Heart games and one of the best DRPGs on the Vita. With its exploration and battle mechanics, Mary Skelter has a game loop that is addictive and always has something new to keep the players engaged. The game even goes beyond that by bringing a story, characters and a world that are well developed and make players wonder what will happen next. Escaping the Jail was the journey’s objective, however, my time exploring within its walls was a lot of fun.