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Gran Turismo Sport

Lá em 1997, um jogo era lançado com uma frase que se tornou sua marca registrada “the real driving simulator”. Naquele ano, Gran Turismo trouxe aos fãs de jogos de corrida um novo estilo de jogo cuja finalidade era fazer com que a experiência de dirigir um carro em um jogo de videogame se aproximasse da realidade. Era preciso prestar muito mais atenção ao se aproximar de uma curva, frear no tempo certo, trocar a marcha da forma mais perfeita possível, etc.

Além da jogabilidade diferenciada, o jogo trazia um número de pistas relativamente interessante e um vasto número de carros à disposição do jogador. A desenvolvedora Poliphony fez um trabalho excelente ao longo desses 20 anos com a franquia e, com Gran Turismo Sport, sua sétima versão, lançado esse mês, ela prova mais uma vez por que seu jogo merece atenção.

Graficamente, o jogo está lindo. Embora possa parecer algo muito raso e simples a ser dito, é a melhor maneira de resumir sua apresentação. A beleza de Gran Turismo Sport já começa com o vídeo de abertura, que é de deixar qualquer um de boca aberta. Sem dúvida alguma e graças à tecnologia dos dias de hoje, esse é o mais bonito Gran Turismo já feito.

As pistas são bem detalhadas e os cenários de fundo muito mais vivos e reais. O sistema de iluminação do jogo é maravilhoso. Correr com sol à pino, e utilizando a visão de dentro do cockpit, faz com que os raios de sol tomem conta do para-brisa. Além disso, o reflexo da luz nos carros é excepcional.

Correr em um dia nublado pode causar aquela expectativa de chuva a qualquer momento. Entretanto, em Gran Turismo Sport as variações climáticas não existem, assim como não há o passar do tempo real. Correr em uma pista com 20 voltas durante o pôr do sol não vai fazer com que a noite caia. Isso deixa um pouco a desejar se comparado a outros títulos como Project Cars 2, em que o sol aparece aos poucos, chuvas tendem a acontecer e a variação de tempo também tem seu lugar.

O som em Gran Turismo Sport também teve um retoque considerável. Os carros realmente apresentam uma diferença de som na sua aceleração. O barulho da frenagem, assim como o da troca de marcha, está bem mais realista e é possível sentir um solavanco no controle dependendo do tipo de carro que o jogador está pilotando.

Os carros na franquia Gran Turismo sempre chamaram a atenção pelo seu realismo e, obviamente, aqui não seria diferente. A beleza é impecável, desde sua apresentação no showroom da montadora até o momento em que ele é colocado na pista. Entretanto, o número de carros à escolha do jogador é muito pequena, em média 3 por montadora, sendo que alguns deles são apenas variações do mesmo modelo. O mesmo acontece com as pistas em Gran Turismo Sport, que apresenta apenas 17 circuitos e variações dos mesmos.

“Dirigir é para todos” em Gran Turismo Sport. Essa é a frase que aparece em seu video de abertura e o jogo realmente faz juz a ela. Foi implantado aqui um sistema na sua jogabilidade que o torna acessível a jogadores menos experientes. Numa tentativa de aproximar o jogador da experiência real de dirigir um carro de corrida, a franquia acabou sendo deixada de lado por jogadores que gostam mais do estilo arcade de Need for Speed, por exemplo.

Agora, em sua nova versão, há um sistema que auxilia os jogadores. É possível escolher entre os níveis iniciante, intermediário e experiente, e cada um deles traz elementos de ajuda como frenagem autómatica, marcha a ser trocada para determinados momentos da corrida, etc. Se mesmo assim o jogador achar que ainda está muito difícil, ou até mesmo muito fácil, ele pode customizar cada dificuldade da maneira que melhor lhe convier.

O jogo também traz configurações pré-definidas para os controles. Pessoas que ainda não se sentem à vontade ao utilizar o R2 para acelerar podem simplesmente escolher uma configuração que utiliza o botão X, fazendo com que os comandos do jogo se assemelhem aos primeiros jogos da franquia no saudoso PSone.

Gran Turismo Sport traz de volta o modo arcade e um novo modo campanha, mas comete um grande erro ao retirar o modo carreira. Para suprir tal necessidade, um sistema de perfil foi implantado, que premia o jogador de diversas formas. Ao subir de nível, além de novas roupas para os pilotos e um aumento na customização dos veículos, novas pistas e variações das mesmas são desbloqueadas.

Além dos prêmios em dinheiro do jogo ao completar corridas, existem desafios diários nos quais o jogador deve dirigir por uma certa quilometragem para ser premiado como novos carros. O jogo faz com que o jogador queira jogá-lo cada vez mais em função das inúmeras recompensas que podem ser adquiridas de uma maneira bem simples.

O modo campanha é dividido em 3 partes: licenças, missões e experiência de circuito. Embora possam parecer totalmente distintas uma da outra, elas são praticamente idênticas e trazem o mesmo tipo de premiação no final. O modo licença permite ao jogador aprender as técnicas da corrida e é exatamente igual ao modo missão. O que se diferencia um pouco dos dois, se é que se pode realmente falar isso, é o modo experiência de circuito, que permite ao jogador praticar todos os cantos de cada pista.

De uma maneira bem simples de ser resumida, o modo campanha serve apenas para o jogador conseguir melhorar seu perfil, conquistar alguns carros e se preparar para o modo online, que é excelente. Após concluir as licenças, o jogador poderá competir online contra outros jogadores. Existem apenas três pistas disponíveis e campeonatos agendados que estão brevemente por vir. A cada 20 minutos uma nova corrida se inicia e o jogador pode então novamente participar da mesma.

O jogo traz instruções de como se portar durante as corridas online para manter uma boa reputação. Dirigir de forma limpa, ultrapassar de maneira correta ou atingir certa velocidade em determinado trecho fazem sua reputação como piloto subir, da mesma forma que qualquer atitude contrária a diminui. O interessante aqui é que os jogadores realmente respeitam as regras, fazendo com que você possa focar nas suas atitudes e na pista em si sem se preocupar se em algum momento alguém vai tentar atirará-lo para a fora da pista. E o modo online vicia. Embora não haja uma grande variedade de escolha de pistas, o fator emoção ao enfrentar os jogadores é demais, assim como chegar ao final da corrida em primeiro lugar é gratificante.

Veredito

Gran Turismo Sport é lindo graficamente, mas peca por trazer um número limitado de carros e pistas se comparado a outros títulos mais recentes. Embora o modo carreira faça falta, é no modo online que o jogo tem a sua grande vitória e consegue chegar em primeiro lugar. Então, acelere e tente bater os demais competidores nesse bom jogo de corrida de 2017.

Jogo analisado com código fornecido pela Sony.


 

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78

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Veredict

Gran Turismo Sport is visually beautiful, but fails in delivering a limited number of cars and circuits when compared to other recent titles. Despite the fact that the carrer mode is missing, it is in the online mode that the game gets its great victory and reaches the first place. So, hit the gas and try to beat the other competitors in this good racing game of 2017.