Alguns jogos se destacam por oferecer opções fora dos padrões da indústria, inclusive correndo o risco de tudo o que apresenta de novo ser um completo fracasso. Seja uma jogabilidade diferente, visuais únicos ou trilha sonora nada convencional. Em Immortal Redneck, a premissa e história do jogo são algo que se enquadra nesse contexto.
Para começar o show dos eventos nada convencionais, o jogador assume o papel de um caipira que decide passar férias no Egito e que, no meio de toda sua diversão, sofre um acidente e é mumificado por entidades malignas ancestrais. Sendo uma múmia imortal e armada até os dentes, cabe ao jogador enfrentar os perigos das três pirâmides que o impedem de deixar o lugar e a maldição da múmia.
Ok, vamos concordar que a premissa não faz sentido algum, e combine isso a inimigos absurdamente estranhos, como serpentes com pernas, múmias com olhos laser ou ainda cabeças gigantes flutuando, e tenha certeza de que, em Immortal Redneck, nada faz sentido. O incrível é que, apesar de toda essa esquisitice, a obra entrega diversão e dificuldade na medida certa.
A jogabilidade é em primeira pessoa e o sistema de jogo é todo na forma de um roguelite, como em Rogue Legacy ou The Binding of Isaac. O jogador deve adentrar nas pirâmides que guardam o lugar, enfrentar hordas de inimigos variados em salas geradas aleatoriamente, conseguir avançar o máximo possível, recolher a maior quantidade de ouro e resistir enquanto for possível. A morte fará o jogador voltar ao início da pirâmide e perder todo o progresso, mas manterá o ouro coletado, que será utilizado no desbloqueio e melhoria de novas habilidades.
Listando alguns dos pontos positivos do jogo, a diversidade de armas com certeza é um deles. Há uma variação de armas de fogo convencionais, armas brancas, explosivas e algumas até com propriedades místicas e elementais. Junte isso a 9 classes disponíveis, com habilidades únicas, e tenha formas divertidas de erradicar os mais estranhos inimigos e chefes que vão surgir.
O maior trunfo de toda a jogabilidade de Immortal Redneck é a utilização de pergaminhos, que oferecem bônus e habilidades enquanto o jogador se mantiver vivo ou até terminar a pirâmide. Nem todos os pergaminhos vão dar habilidades positivas e vários vão mudar drasticamente o estilo de jogo. Como não há forma de saber se o pergaminho é bom ou ruim, fica a cargo do jogador decidir se arrisca ou não coletar um deles.
Pegar na sala antes do ultimo chefe um pergaminho que troca todas suas armas que foram cuidadosamente coletadas por outras aleatórias pode frustrar o jogador, mas deve se entender que cada pergaminho é um risco. Se logo no início for encontrado um pergaminho que mostra todos os segredos da pirâmide, com certeza o caminho será mais fácil do que encontrar um que elimina a quantidade máxima de pulos que se pode realizar.
Várias tentativas serão realizadas até se concluir uma pirâmide e, com isso, o jogador irá decorar os ataques e movimentos de todos os inimigos. O que ocorre ao se mudar para a próxima pirâmide é que a escala de dificuldade dá um passo muito grande. Mesmo mantendo vários dos inimigos anteriores, os novos que surgem trazem desafios muito maiores e podem forçar voltar no cenário anterior para ficar coletando ouro e melhorar as habilidades.
A jogabilidade se destaca de tal forma que demais aspectos acabam por não se apresentarem. Os poucos diálogos cômicos que surgem não fazem muita diferença, talvez exatamente pela baixa frequência em que ocorrem. O visual e a trilha sonora não se sobressaem em nenhum aspecto, mas também não deixam a desejar e mantêm a aventura de forma agradável.
Os controles podem parecer estranhos no início, principalmente por não ter uma opção de dar zoom na mira das armas, deixando o jogador, hoje acostumado com essa função, um pouco desconfortável. Após se entender melhor com o estilo de comados, os combates, que geralmente são acelerados, fazem bom uso dos controles, que apresentam boa resposta e facilita a movimentação pelos cenários.
Immortal Redneck é um jogo que oferece bastante diversão e surge como uma boa proposta aos amantes do estilo roguelite e jogos de ação. Apesar da premissa do jogo não fazer muito sentido aos puristas em narrativas e histórias, o jogo deixa claro que esse não é foco, mas sim correr, atirar, avançar e se divertir em ritmo frenético.
Veredito
Apresentando um combate rápido, variado e divertido, Immortal Redneck se destaca como um jogo obrigatório aos apreciadores do estilo roguelite. Apesar de não se destacar em demais áreas além da jogabilidade, isso não é um demérito para um jogo que sabe exatamente onde focar seus esforços e atrair seu público.
Jogo analisado com código fornecido pela Crema.
Veredito
Veredict
Featuring fast, varied and fun combat, Immortal Redneck stands out as a must-have game for roguelite style lovers. Although it does not stand out in areas other than gameplay, this is not a negative point for a game that knows exactly where to focus its efforts and attract its audience.