Grounded – Review

Grounded, desenvolvido pela Obsidian Entertainment e publicado pela Xbox Game Studios, já havia sido lançado antes para PC e Xbox, primeiro em early access em Julho de 2020, em seguida sua versão completa em Setembro de 2022. Agora, em 16 de Abril de 2024, ele chega também para PS4, PS5 e Switch, já com seu update mais recente trazendo novos inimigos e desafios.

Grounded
Grounded tem cenários incríveis, especialmente com os detalhes de coisas “gigantes” encontradas pelo jardim.

A história de Grounded gira em torno de Pete, Max, Willow e Hoops, quatro adolescentes que acordam  num lugar estranho e descobrem terem sido encolhidos. Eles não sabem onde estão ou o que aconteceu para que ficassem assim, e são obrigados a sair em busca de respostas. Eles encontram coisas que supostamente seriam pequenas, mas não nas presentes circunstâncias: bolas de basebol, latas de refrigerante, entre outros. Para os jogadores – espero que eu não ofenda ninguém agora – “não tão jovens”, é impossível não se encher de nostalgia enquanto se lembram do clássico dos cinemas Querida, Encolhi As Crianças.

As peças deste quebra-cabeça começam a se encaixar quando começam a encontrar algumas gravações de um tal Dr. Wendell Tully, cientista com o poder de encolher objetos e pessoas, e em seguida um de seus “mini-laboratórios”, construído dentro de uma árvore. Para voltarem a seu tamanho normal, os adolescentes precisam encontrar alguns objetos em outros laboratórios espalhados pelo jardim onde se encontram, e recuperar a memória do robô assistente BURG.L, único que pode ajudá-los.

Grounded
Um dos eventos que desencadeiam o início da busca dos adolescentes pelos laboratórios do Dr. Wendell Tully.

Grounded é uma mistura de gêneros. É um jogo de aventura e sobrevivência, mas também será possível construir sua base pra se proteger dos perigos dos arredores (especialmente durante a noite). Sim, algumas ameaças surgirão, como percevejos, aranhas, besouros, e inimigos ainda piores, que te obrigarão a evoluir e coletar cada vez itens mais poderosos para garantir sua sobrevivência. Você terá que construir lanças, machados, entre outras armas, e conseguir outros itens que te ajudarão de diferentes formas a alcançar seus objetivos e até lugares mais específicos. Isso tudo sem falar nas suas duas necessidades básicas: fome e sede.

São vários os motivos a te fazerem morrer (insetos gigantes pelo caminho, quedas de alturas consideráveis, muito tempo sem beber e se alimentar), e cada vez que isso acontecer, você voltará vivo em um ponto definido para ressurgimento e deixará sua mochila para trás exatamente como no gêreno souslike. A diferença é que o número de mochilas que podem ficar espelhadas depois que você morre são ilimitadas, então é possível voltar a algum ponto do mapa e recuperar MUITA coisa.

Grounded
Jogando em primeira pessoa e visualizando um marcador de mochila deixada para trás após morrer. É sempre bom se atentar às missões exibidas no canto superior esquerdo, que mostram as próximas coisas a serem feitas.

Em relação aos inúmeros insetos de Grounded, nem todos são agressivos. As formigas mais simples, por exemplo, encontradas logo no início, são tranquilas. Você vai vê-las trabalhando, andando de um lado para o outro, até cogitar segui-las. Se uma, porém, for atacada, todas as outras ao redor vão tomar as dores da companheira e começar a te bater. Outros, como as aranhas, vão te perseguir assim que te verem; é do seu interesse, portanto, permanecer escondido sempre que puder quando se aproximar de alguma dessas criaturas, especialmente as maiores.

Se uma batalha contra algum inimigo começar, a trilha sonora vai deixar isso bem claro com a mudança da música de fundo para uma mais tensa. Caso você consiga fugir e fique novamente fora de perigo, a música vai voltar ao normal o alívio vai vir. É interessante prestar atenção aos sons também para perceber a aproximação de algum bicho, tentando identificá-los pelos sons que fazem. Isso pode salvar sua vida incontáveis vezes.

Grounded
Análise completa! Você poderá até fazer outras análises na sequência, mas depois da terceira precisará aguardar certo tempo até o analisador de recursos ficar pronto novamente.

É claro que você será capaz de enfrentar as criaturar mais fortes de Grounded em algum momento. Para isso, será necessário descobrir novos itens e identificá-los no analisador de recursos em qualquer barraca encontrada pelo jardim. Você vai subindo de nível e descobrindo novas receitas de itens que serão de grande ajuda. Você também poderá encontrar esferas rosas da chamada “ciência pura” espalhadas pelo mapa, e com elas comprar novas receitas úteis.

Além dos insetos comuns das diferentes áreas do quintal, durante sua aventura você descobrirá locais escondidos onde poderá batalhar contra minibosses de diferentes espécies. Certifique-se de estar preparado, pois não será uma luta fácil! Basta olhar para o cenário abaixo para perceber como é um cenário hostil até para outros insetos.

Grounded
O cenário fica mais tenebroso conforme você se aproxima de onde poderá chamar o miniboss local para uma batalha de tirar o fôlego.

Com essa mistura de gêneros, Grounded ainda oferece algumas opções de jogo: além de você poder escolher jogar em primeira ou terceira pessoa – e alternar entre esses dois modos quando quiser –, pode também jogar solo ou multiplayer online com outros três jogadores. Caso jogue solo, poderá escolher com qual dos quatro adolescentes irá desbravar os perigos do quintal. De modo geral, não existe uma maneira certa ou errada de jogar, mas a todo momento o jogador se sente livre para criar seu próprio modo de jogo e decidir como irá encarar os próximos desafios.

Depois de tudo isso, Grounded parece ser um jogo incrível, cheio de detalhes e missões desafiadores – e realmente é. Em alguns momentos, porém, me senti perdido, já que o jogo pode não indicar com tanta clareza o próximo lugar a ser visitado para dar continuidade à história, te levando a procurar alguma coisa por muito tempo até finalmente encontrar o caminho. A necessidade de itens elaborados demais também pode ser um elemento bastante cansativo para os jogadores que não tiverem tanta paciência para exploração. De qualquer forma a diversão é garantida, mas o game poderá ser melhor aproveitado se jogado em grupo no modo multiplayer.

Jogo analisado no PS5 com código fornecido pela Xbox Game Studios.

cassino online Netbet

Veredito

Com cenários impressionantes e uma história intrigante centrada em adolescentes encolhidos em busca de respostas, Grounded mistura aventura, sobrevivência e construção de bases. Enquanto enfrentam uma variedade de inimigos e desafios, os jogadores podem explorar o mundo solo ou com até três amigos em multiplayer. No entanto, a falta de clareza sobre os próximos passos da história e a necessidade de itens complexos podem ser desafiadores para alguns jogadores, embora a diversão seja garantida, especialmente em modo multiplayer.

95

Grounded

Fabricante: Obsidian Entertainment

Plataforma: PS4 / PS5

Gênero: Aventura

Distribuidora: Microsoft Corporation

Lançamento: 16/04/2024

Dublado: Não

Legendado: Sim

Troféus: Sim (inclusive Platina)

Comprar na

Veredict

With stunning settings and an intriguing story centered on huddled teenagers searching for answers, Grounded mixes adventure, survival and foundation building. While facing a variety of enemies and challenges, players can explore the world solo or with up to three friends in multiplayer. However, the lack of clarity regarding the next steps in the story and the need for complex items can be challenging for some players, although fun is guaranteed, especially in multiplayer mode.

Bruno Ribeiro
Bruno Ribeirohttps://linktr.ee/evankendal
Jornalista por formação, professor de inglês por ocupação (e por amor), e escritor já há mais de 20 anos, mas que só agora tomou vergonha na cara e resolveu se dedicar mais a essa área, publicando alguns trabalhos e escrevendo sobre jogos, uma de suas grandes paixões.