As modalidades esportivas desde as mais populares até as grandes competições olímpicas sempre foram interesse dos estúdios desenvolvedores de jogos que buscaram transmitir através dos botões do controle a sensação da competição de acordo com a atividade pretendida. Games de futebol e olimpíadas são parte do catálogo de consoles desde o início dos vídeo games e se consolidaram nas eras 8 e 16 bits com os famosos “smash buttons” que, a depender do esporte em questão, exigia mais habilidade com o controle ou apenas um desenfreado apertas de teclas objetivando algum resultado.
Os jogos desse gênero receberam um tratamento especial a partir da sétima geração com a introdução do Nintendo Wii que, pela primeira vez, propunha um sensor de movimentos que permitia mais realidade e veracidade aos esportes. Popularizado por títulos como Wii Sports Resort e Mario & Sonic at the Olympic Games, a plataforma da empresa japonesa trouxe o público casual ao cenário gamer e ganhou status de vídeo game revolucionário.
O avanço dos sensores de movimento trazidos por Sony e Microsoft tiveram por objetivo deixar os jogos de esportes e dança mais envolventes, mas a proposta de retirar o controle tradicional da mão dos jogadores durou menos do que suas produtoras previram encerrando um ciclo que não seu mostrou muito produtivo.
Golf with your Friends é o game da produtora britânica Team 17 que aposta na simplicidade e no objetivismo para entregar um produto que valoriza sua própria identidade e não receia em oferecer aspectos tradicionais que consolidou jogos esportivos como o golfe e o vôlei. Apesar de contar com uma estrutura minimalista em termos de gameplay, o título mostra competência e assertividade em trazer no golfe uma opção prática e relaxante bem adequado para depois de grandes doses de adrenalina causadas por games de alto escalão.
A principal tarefa será jogar o referido esporte elaborando as melhores estratégias para atingir os buracos com o menor número de tacadas possíveis considerando os diversos estilos de campo bem como a modalidade escolhida para cumprir os objetivos. No quesito opções, o jogo oferece um leque interessante que conta com modo de exploração, modo de enterrada, um modo festa com itens de benefícios, um modo hóquei inusitado além da modalidade tradicional.
Trazendo toda a jogabilidade concentrada em movimentos certeiros no controle, o game traz seu foco em jogar partidas de golfe pelas suas regras mais básicas (que ninguém nuca sabe direto quais são) através de campos com propostas temáticas que alteram a experiência e adiciona um fator de diversão a mais. Dessa forma, as repetidas tacadas tornam-se mais dinâmicas e mantém o jogador competindo pelos pontos em doze cenários que vão de uma floresta madeireira a Docelândia cada qual com seus obstáculos que proporcionam uma partida levemente diferente do cenário anterior.
A regra desse esporte tem variáveis confusas, mas que foram trabalhadas pelo estúdio de forma a serem compreendidas conforme se joga fazendo com que o jogador se adapte rapidamente a elas.
Cada partida traz dezoito tacadas e pressupõe um total de pontos somados em uma categoria denominada “Par” que é a quantidade de tacadas indicadas para terminar uma jogada e se manter dentro da previsão do score. Quando esse limite é ultrapassado em um ponto tem-se um Bogey e quando ultrapassado em dois pontos, um duplo Bogey que altera a somatória final indicando sua posição para mais ou para menos. É possível recuperar a partida com jogadas precisas ou até mesmo com o emocionante Hole-in-One que consiste em acertar o buraco com apenas uma tacada. Além desses fatores, a partida pode ser encerrada por tempo esgotado ou por exceder o número de tacadas, o que prejudica seriamente a pontuação. No entanto, não atingir a soma final estipulada não acarreta uma penalidade ao jogador servindo mais como um fator de desafio para a realidade do jogo de golfe.
Enquanto o modo Clássico traz as configurações padrões, o modo Festa altera o campo com caixas surpresas no melhor estilo Mario Kart com itens que ajudam a passar pelos estágios de forma menos habitual. É possível congelar a bola para acertá-la em um ponto com precisão ou mesmo realizar saltos duplos que melhoram o desempenho em situações limites permitindo uma jogada mais favorável. O modo Enterrada mistura o golfe com basquete e propõe uma outra forma de lançar a bola e somar pontos enquanto o modo hóquei é o mais inusitado transformando a famosa bola branca em um disco deslizante e com goleiros postos para a defesa. O modo Explorar assemelha-se a uma espécie de modo história que, dependendo do mapa, conta com elementos que alteram a forma de progredir como na fase do museu em que a maldição do Faraó abre e fecha espaços do campo que pode impedir a tacada final fazendo com que o jogador perca sua oportunidade de finalização. Todas essas modalidades são construídas com um visual colorido lembrando os gráficos de jogos de geração passada como Sonic Colors de 2010 que também continha uma fase de doces e possui texturas e definição muito próximas aos conceitos dos campos de golfe pensados pelo estúdio. Em termos visuais, o game britânico não traz grandes inovações e se limita a cumprir seu objetivo como um jogo agradável aos olhos uma vez que efeitos de luz e sombra, ricos processos de renderização e definição poligonal não são as prioridades para este tipo de jogo.
A dificuldade de cada campo temático aumenta conforme o progresso e isso significa mais obstáculos a serem vencidos. Na floresta, por exemplo, a fase final é composta de troncos em movimento que empurram a bolinha para fora do buraco enquanto na Docelândia o alvo encontra-se ao final de um longo corredor com doces sendo atirados por todos os lados exigindo máxima velocidade para vencer o desafio. Loopings, corredores, pontes movediças e terrenos inusitados serão encontrados no decorrer de todo jogo sempre prezando pela diversão e pelo fator replay.
A jogabilidade é o fator de destaque e com uma boa programação dispensa qualquer sensor de movimento provando que esses periféricos não são necessários para obter a sensação de imersão. Golf with your Friends brilha nesse quesito com comandos de fácil compreensão que, mesmo em um jogo confuso como golfe, trabalha a favor do jogador e permite fluidez em todas as modalidades. O game se distancia de uma jogabilidade confusa como Mario Golf e outros jogos menos conhecidos para oferecer precisão distribuídos nas alavancas e em botões específicos com muita funcionalidade.
A alavanca L3 define a força da tacada representada na tela por uma barra enquanto o L controla a curvatura da tacada e, após o lançamento, regula o ângulo da câmera para acompanhar a jogada. O botão X lança a bola após o acerto da força e velocidade e serve para fazer a bola pular quando cai em rios ou correntezas enquanto o triângulo abre o modo câmera livre que serve para explorar o campo e planejar as melhores tacadas. O quadrado executa o item coletado no modo Festa sendo essa configuração de controle mais do que suficiente para aproveitar tudo o que o título tem a oferecer.
A jogabilidade também se relaciona com o ambiente escolhido para a partida e faz com que o jogador vivencie todos os tipos de desempenho que vai de jogadas bem planejadas e executadas a verdadeiras falhas que fazem a pontuação desandar. Essa combinação de possibilidades positivas e negativas é claramente um fator pensado para o jogo e se mostra eficiente para evitar o tédio que este esporte pode causar. O foco deste game é promover a quem joga uma experiência imediata tendo uma jogabilidade consistente e que não apresenta falhas graças a sua objetividade e simplicidade bem arquitetadas na programação.
Ainda prezando pela diversão, a produtora investe fortemente na função multiplayer permitindo convidar outros jogadores tanto para a modalidade local quanto para modalidade on-line. O jogo faz jus ao nome e é recomendado para este formato que torna algumas horas de golfe em competições intensas que pode acontecer por algumas horas. O modelo on-line se destaca em relação aos demais sendo possível juntar até doze jogadores em situações diversificadas que vão levar a diversão a um outro patamar de dinamicidade. As opções de customização são variadas e incluem de campos minados até modificações na bola que vão desde aspectos estéticos como rastros coloridos a transformações mais efetivas como boias e bigodes que enfeitam o objeto principal do jogo. Essas customizações são liberadas ao se cumprir objetivos específicos das campanhas e são elementos que completam a diversão e a identidade do jogo.
Embora realizado com destreza, competência e firmando uma proposta em particular, Golf with your Friends limita-se a ser apenas um jogo de golfe não proporcionando muita assiduidade pela própria natureza do game. Jogar sozinho pode ser uma ideia interessante, mas que não necessita de longos períodos para explorar o que o pacote oferta. As partidas on-line são mais envolventes por contarem com a presença de outros participantes correndo-se o risco de não haver um competidor disponível na rede pelo fato de ser somente um jogo de golfe.
A proposta da Team 17 é convincente e esforçada no sentido de entregar um produto com qualidade aos consumidores propondo ideias interessantes e divertidas, mas que se esgotam com rapidez devido a um conceito especifico que limita naturalmente a possibilidade de maiores abrangências.
Jogo analisado no PS4 padrão com código fornecido pela Team17.
Veredito
Golf with your Friends é um jogo competente e de qualidade que entrega partidas de golfe com diversão e dinamicidade através de uma proposta original e jogabilidade precisa com rápida aceitação pelo jogador. Melhor aproveitado com amigos, Golf with your Friends é o título que vai unir as pessoas para descontração em partidas rápidas e sem compromisso e é uma boa escolha para relaxar depois de jogos de grandes dimensões. Os campos temáticos juntamente com as diversas modalidades oferecem momentos emocionantes tanto sozinho quanto com amigos, mas é um título de pouca dedicação uma vez que o jogo de golfe é em sua natureza limitado afastando-se das possibilidades encontradas em jogos de outros gêneros.
Veredict
Golf with your Friends is a well-made game and provides dynamic and fun golf matches in an original and quick learn gameplay. Better with friends, the title will definitely bring folks together with good campaign and is a good choice to relax after playing other famous games. The thematic fields and its many styles of playing bring nice moments alone or with others, but is not a game you’ll dedicate a lot of time to, given it is just a regular golf game.