Quando foi lançado em 1999, Fear Effect teve um grande sucesso. Com uma jogabilidade semelhante a Resident Evil e Alone in the Dark, ele utilizava de personagens em cell-shading e um cenário de fundo que tinha movimento, dando uma característica de desenho animado. Além dos gráficos diferenciados, ele também possuía quebra-cabeças que exigiam bastante do jogador e punia seus erros com a morte do personagem.
O jogo ganhou uma sequência dois anos depois. Embora tenha sido bem recebido, ele não chegou a ter o impacto do seu anterior. Após isso, a franquia caiu no esquecimento e foi renascida em 2018 pela Sushee Games, que trouxe Fear Effect Sedna, um jogo que, fora os personagens originais e seu nome, não lembra em nada os jogos do amado Playstation One.
A história de Fear Effect Sedna não é muito atrativa. Você irá jogar com o grupo de mercenários já conhecido por quem jogou os primeiros jogos da franquia. Hana aceita a missão de recuperar uma estátua de um museu de Londres. Ela então parte para a aventura com Rain, companheira com a qual ela vive hoje.
Ao longo do caminho, ela descobre que seu antigo companheiro de missões, Glas, também está em busca da mesma peça. A partir daí, eles irão voltar a trabalhar juntos para enfrentar outro inimigo que surge ao longo da história, fazendo com que o passado volte à tona.
Graficamente, Fear Effect Sedna é bem simples. O jogo possui uma visão isométrica muito distante dos personagens. É impossível perceber seus movimentos, características físicas, etc., dada a distancia que o jogador os vê. Como mencionado anteriormente, você irá jogar com os personagens originais, mas todos eles aparentam ter o mesmo estilo e/ou habilidade. Hana, não será mais ágil que Glas, por exemplo. A única diferença entre eles é a missão em qual atuam. De resto, o jogo poderia ter apenas um personagem durante toda a sua história.
Os cenários também não apresentam algo que possa chamar a atenção. Existe uma atenção aos detalhes de alguns objetos aqui e ali, mas só. O jogo perdeu uma grande oportunidade de usar o poder do Playstation 4 para trazer de volta aquela emoção que os jogadores tiveram ao começar a jogar Fear Effect.
Outro ponto negativo é a queda de quadros em alguns momentos do jogo. Você vai poder ter controle de mais de um personagem ao mesmo tempo na tela. Entretanto, ao encontrar um número maior de inimigos e, assim, começar um grande tiroteio, a taxa de quadros cai a um nível absurdo, quase que deixando o jogo parado.
A jogabilidade possui uma premissa muito interessante, mas acaba se perdendo na tentativa de ser excelente. O jogador terá acesso a itens e armas de maneira bem rápida, apenas pressionando o digipad na direção que os itens estiverem alocados.
O jogo também traz uma movimentação de combate em alguns momentos muito semelhante ao jogo XCOM, mas sem consegui ter o mesmo impacto positivo. Quando o jogador estiver no controle de mais de um personagem ao mesmo tempo, ele pode pressionar o touchpad para pausar a ação e escolher os melhores lugares para posicioná-los. Infelizmente, a inteligência artificial dos personagens não funciona muito bem, uma vez que é possível que eles acabem não atirando em inimigos que estejam se aproximando.
Veredito
Fear Effect Sedna utiliza o nome de uma franquia muito querida pelos jogadores e acaba entregando uma experiência totalmente diferente do que se é esperada quando se escuta o nome Fear Effect. Se você for jogá-lo e simplesmente esquecer o passado brilhante dos dois primeiros jogos da franquia, talvez consiga se divertir com ele.
Jogo analisado com código fornecido pela Square Enix Collective.
Veredito
Veredict
Fear Effect Sedna makes use of a beloved franchise name and ends up deliverying a totally different experience from what it is expected when the name Fear Effect is heard. If you play it and simply forget about the brilliant past two first games from the franchise, you might be able to have fun with it.