DJMax Respect

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

DJMax Respect pode ser considerado como uma celebração ao legado da série e uma ressurreição da mesma. Os jogos DJMax eram populares no PSP devido à sua jogabilidade simples e desafiadora, aliada a trilhas sonoras únicas com uma enorme variedade de gêneros e artistas.

Em sua versão básica, DJMax Respect tem quase 150 músicas, sendo estas uma compilação dos dois primeiros DJMax Portable e uma seleção de músicas inéditas. Mantendo a tradição da série, existe uma variedade impressionante de gêneros como rock, pop, jazz, techno e muitos outros, além de vários artistas diferentes, praticamente garantindo que exista um subconjunto de músicas que agrade a todos os gostos.

 src=

Eu mencionei versão básica no parágrafo anterior porque Respect possui grandes planos para DLC que complementarão consideravelmente o jogo. Entre os DLCs já lançados na versão Asiática estão músicas de outros jogos da série como Black Square e Technika Tune e colaborações com outros jogos como Guilty Gear. Existem planos de, pelo menos, incluir as músicas inéditas de todos os títulos, eventualmente tornando Respect uma compilação de toda a série.

DJMax pode ser jogado de diferentes maneiras: 4,5,6 ou 8 botões. A jogabilidade consiste de notas caindo, similar a Guitar Hero, sendo que o jogador precisa pressionar os botões corretos no momento certo. Ao contrário de muitos outros jogos de ritmo, as notas de DJ Max são equivalentes a verdadeiros instrumentos da música sendo tocada, portanto o jogador age como se fosse o artista em um show. Isso significa que o jogador tem a liberdade de alterar a música, seja por vontade própria ou por erros.

 src=

Essa liberdade significa que o tempo para acertar as notas são extremamente precisos, mas também permite alguns atrasos ou adiantamentos sem punir muito o jogador. Qualquer erro que efetivamente quebre a sequência de notas vem por parte do jogador e é claramente perceptível pelo mesmo. Isso cria uma experiência de jogo interessante, em que é possível alcançar um estado de concentração extremo enquanto várias notas aparecem em alta velocidade e seus dedos reagem aos estímulos visuais e sonoros de maneira quase instintiva. Uma quebra da sequência pode levar ao desastre também, portanto, é uma experiência extremamente gratificante e frustrante às vezes.

A jogabilidade é bastante simples e fácil de ser entendida, porém dominá-la é algo completamente diferente. DJMax Respect pode ser considerado sádico em suas dificuldades mais altas, sendo necessário um nível de atenção e reflexos muito bons por parte do jogador. É possivelmente um dos jogos de ritmo mais desafiantes que existe atualmente e isso, provavelmente, deve satisfazer veteranos no gênero. Infelizmente, não existe um modo onde é possível praticar trechos específicos das músicas, o que pode tornar cansativo o treino de algumas delas. Novatos não terão muito suporte em termos sobre como aprender a dominar o jogo, sendo necessário muito treino e persistência. Existe uma demo disponível gratuitamente que permite entender como é o título antes de se comprometer em comprá-lo.

 src=

Arcade, Free Style, Missão e Online compõem os modos de jogo disponíveis. Free Style é onde você pode tocar livremente as músicas que já liberou jogando os outros modos. Em Arcade, você toca três músicas, procurando a maior pontuação possível. Missão requer que você complete uma sequência de músicas e algumas condições especiais, como acertar determinada pontuação ou número máximo de erros, entre várias outras. O Online coloca você contra outro jogador e cada um escolhe uma música por vez. Não é preciso se preocupar com lag, pois apenas a pontuação dos jogadores é sincronizada. Vale lembrar que, com o tempo extremamente preciso do jogo, qualquer alteração mínima de tempo altera a pontuação, fazendo com que esse modo seja bastante divertido, caso encontre alguém com nível similar ao seu.

Veredito

DJMax Respect é um excelente jogo de ritmo com uma grande quantidade e variedade de músicas em conjunto a uma jogabilidade simples, viciante e bastante desafiadora. É um título obrigatório para amantes de jogos de ritmo e que deve conter um subconjunto de músicas capaz de agradar a todos os gostos.

Jogo analisado com código fornecido pela Neowiz Games.

Veredito

95

Fabricante:
Plataforma:
Gênero:
Distribuidora:
Lançamento:
Dublado:
Legendado:
Troféus:
Comprar na

DJMax Respect is an excellent rhythm game with a great quantity and variety of songs added to a simple, addictive and very challenging gameplay. It’s a mandatory title for those who love rhythm games and it should have a list of songs that might please everyone.