É a primeira vez que Earth Defense Force 2: Invaders from Planet Space será lançado nas Américas de alguma forma. Inicialmente lançado para o PlayStation 2 em 2005, depois para PSP em 2011, suas versões anteriores ficaram restritas à Europa e Japão. A versão de PlayStation Vita será a primeira lançada nos três territórios, dando mais uma chance aos fãs da plataforma de eliminar ameaças extraterrestres no portátil.
Earth Defense Force 2: Invaders from Planet Space continua a história do primeiro jogo, que incidentalmente é quase igual à história de todos os outros jogos da série. Você achou que conseguiu afastar a ameaça alienígena definitivamente, mas depois de alguns anos, eles voltaram ao planeta Terra, mais determinados e com reforços. Cabe a você e seu esquadrão, o Earth Defense Force (EDF), derrotar todas as ameaças extraterrestres e assegurar que o mundo tenha um pouco de paz novamente.
O jogo é bem direto ao ponto, não enrola o jogador que quer apenas jogar sem se preocupar com vários menus, opções e modos. Existem três estilos de soldados para selecionar e usar no campo, cada um especializado em alguma modalidade. Infantry, experts em combate, especialistas em armas portáteis; Pale Wing, a elite do EDF, que utiliza armas especiais e jetpacks; e Air Raider, classe especializada em manusear os veículos disponibilizados nas fases, como tanques e helicópteros.
Além das três classes, existem cinco níveis de dificuldade: Easy, Normal, Hard, Hardest e Inferno. Quanto maior o nível de dificuldade, maiores as chances dos inimigos deixarem armas melhores para trás, porém com o repertório inicial disponibilizado ao jogador, é melhor começar pelo Normal, fechar o jogo e só depois se arriscar nas dificuldades mais avançadas.
Por sinal, Earth Defense Force 2: Invaders from Planet Space é um jogo longo. Muito longo. Isso não é um problema para jogadores que querem bastante conteúdo pelo preço que pagam em seus jogos, mas para jogadores que querem aproveitar tudo que o jogo tem para oferecer em poucas horas, esse não é o jogo certo para você. Existem 78 missões, três classes para controlar e cinco níveis de dificuldade. Aproveitar tudo que o jogo tem para oferecer levará dezenas de horas, que por sinal, é o que a platina requer do jogador, além de obter todas as inúmeras armas.
Os gráficos, como se pode esperar, são uma versão um pouco aprimorada da versão de PS2. O jogo não sofre problemas de performance, mas também não impressionará ninguém com seus gráficos. Earth Defense Force 2017 Portable, lançado em 2013 para o Vita, sendo uma versão de um jogo mais recente da série, impressiona mais nesse quesito.
A propósito, difícil não fazer comparação entre os dois jogos. Enquanto Earth Defense Force 2: Invaders from Planet Space começa com mais opções e deixa a cargo do jogador a sua progressão, Earth Defense Force 2017 Portable começa mais limitado, mas ajuda o jogador com a progressão, apresentando as dinâmicas do jogo conforme o progresso. Vai do estilo de cada jogador saber qual deles será mais apropriado ao seu estilo.
O jogo ainda conta com modo multiplayer, seja online co-op, adhoc co-op (local), online rumble e adhoc rumble. Em algumas missões, principalmente em algumas dificuldades, a ajuda de outro jogador é quase imprescindível, se o jogador não foi com calma em dificuldades mais fáceis e arrecadou armas para conseguir jogar solo. Originalmente, o jogo tinha certo foco no multiplayer, então de fato, é mais divertido jogar acompanhado do que sozinho.
O áudio está em inglês e o idioma também, sem opções para troca entre eles, mesmo alterando o idioma do seu sistema. Como é um jogo focado na ação, aqueles que não entendem ou entendem pouco da língua não teriam dificuldades de aproveitar o gameplay, desde que não se importem em não entender direito sua história de fundo.
Earth Defense Force 2: Invaders from Planet Space não vai te impressionar pelos gráficos ou pela jogabilidade inovadora. É um jogo desenvolvido para aqueles que amam filmes trash dos anos 80, de Godzilla e invasões alienígenas, controlando um único soldado usando armas que vão de metralhadoras a lança-foguetes, que conseguem destruir todo o cenário, de casas, pontes e arranha-céus. Se você curte um jogo que foge do convencional e te deixa destruir de tudo e encarar monstros, insetos, naves alienígenas e robôs enormes, esse é o jogo.
Veredito
Earth Defense Force 2: Invaders from Planet Space transforma a experiência de um filme dos anos 80, estilo Godzilla e ameaças alienígenas, num jogo onde tudo é destrutível e cabe ao jogador salvar o mundo. Se a premissa parece tentadora, vale a pena dar uma chance.
Jogo analisado com código fornecido pela XSEED Games.