The Midnight Sanctuary é uma visual novel para PlayStation 4, desenvolvida pela CAVYHOUSE, uma equipe indie japonesa, e publicada pela Unties, nova publisher no mercado responsável por trazer novos indies do Japão para o mercado de games do Ocidente.
The Midnight Sanctuary conta a história de uma pequena vila misteriosa no Japão, em que domina um culto de adoração por uma Santa especial. Após ser convidada, Hamomoru Tachibana, uma pesquisadora de religiões, chega à vila e descobre que o culto da Santa vai muito além de mera adoração, tendo suas raízes num evento que ocorreu há centenas de anos.
O jogo, como toda visual novel, se passa exclusivamente com diálogo. O jogador escolhe os locais em que a protagonista visita, interage com os moradores da vila e logo mais volta ao mapa principal, para escolher o próximo lugar e assim continuar a história.
Esse sistema de cenas, infelizmente, é bastante desconexo. Apesar do jogador avançar a história cena atrás de cena, cada uma com duração entre 30 segundos e três minutos, não traz muita ligação entre cada uma. Certos personagens e diálogos não adicionam em nada ao jogo e é possível perceber que metade do jogo está ali para criar uma ambientação que não vinga.
A história, também, não evoca nenhum tipo de emoção do jogador. Qualquer reviravolta é muito amena para trazer algum choque e o máximo que o jogo consegue é ter algumas cenas “arrepiantes” por assim dizer, por conta dos gráficos, mas é possível ver que esse feito é mais acidental do que intencional, uma vez que os gráficos são mal feitos e o efeito diferencial do jogo, de usar um fundo estático para criar cores no cenário, só traz confusão quando há vários personagens na cena.
A trilha sonora é minimalista e repetitiva, praticamente as mesmas três ou quatro músicas até o final do jogo, que é possível chegar em menos de cinco horas. Depois dos créditos, existe um epílogo de dois minutos, mas a história acaba por ali mesmo. O jogo é dublado em japonês e possui apenas legendas em inglês.
Não qualquer há substância em The Midnight Sanctuary. Os gráficos são muito mal feitos, mesmo tendo trazido um efeito interessante que ainda não havia visto num jogo. A trilha sonora é repetitiva, a história não traz nada de interessante, muitas das cenas não adicionam em nada à narrativa, e após chegar ao final depois cinco horas de jogo, não existe nada de bom a se falar.
Veredito
The Midnight Sanctuary não vale o tempo ou dinheiro do jogador. Não ofende, nem agrada, existem melhores escolhas no mercado para gastar seu tempo ou dinheiro.
Jogo analisado com código fornecido pela Unties.
Veredito
Veredict
The Midnight Sanctuary isn’t worth the gamer’s time or money. Neither good or bad, there are better options available on the market to spend your time or money on.