Um novo vídeo de desmontagem do DualSense do canal IFixIt revelou possíveis causas para os problemas de drift que alguns proprietários de PS5 têm enfrentado.
O vídeo explica como o DualSense usa “hardware de analógico pronto para uso com uma longa história de problemas previsíveis e evitáveis”.
Esses módulos de analógicos são fabricados por uma empresa chamada ALPS e têm sido usados por outros controles como o DualShock 4 do PS4, assim como do Xbox One e Xbox Elite e o Nintendo Switch Pro Controller.
O número do modelo específico usado no DualSense, RKJXV, tem uma vida útil de dois milhões de ciclos, enquanto a vida útil da função de pressão central é de cerca de 500.000 ciclos.
IFixIt menciona que, embora esse número possa variar muito dependendo da frequência com que você joga e dos tipos de jogos que você joga, essas partes podem exceder sua vida útil com pouco mais de 400 horas de tempo de jogo. Esta “matemática simples” é baseada no gameplay de Call of Duty dos funcionários do IFixIt.
No entanto, o canal parte do pressuposto que não haja problemas de drift antes disso. Muito parecido com o Nintendo Switch, já houve casos de problemas de drift no DualSense, e uma ação judicial foi movida contra a Sony por esses problemas.
No entanto, IFixIt menciona que o ALPS provavelmente não é o culpado por esses problemas de drift e “provavelmente não é o vilão dessa história”. A principal causa do drift na verdade parece estar relacionada aos potenciômetros, que ajudam a perceber que tipo de movimento um jogador está tentando realizar.
Cada analógico possui dois potenciômetros perpendiculares um ao outro e medem tanto para cima como para baixo e para a esquerda e direita. Os potenciômetros são um sistema de três terminais que usa voltagem para medir a posição do analógico. O terceiro terminal, conhecido como limpador, desliza em torno de uma pista semicircular. Quando você move o analógico, a posição do limpador – em relação a uma posição neutra e central – permite que o controle saiba onde e como você está tentando se mover.
Existem duas outras partes que podem causar problemas, uma mola que retorna o analógico para uma posição neutra e centralizada e outra que permite que os botões sejam pressionados.
Com o tempo, a mola pode esticar e criar uma nova posição neutra fora do centro. Isso faria com que os potenciômetros pensassem que seu polegar está movendo o analógico, mesmo que você não esteja, causando deriva. Contaminantes e imperfeições também podem causar drift, pois podem alterar a voltagem e causar leituras errôneas nos terminais. Eles variam de pó de plástico de componentes triturados até elementos externos, como alimentos ou bebidas.
O IFixIt oferece algumas soluções para consertos, incluindo a retirada da caixa dos potenciômetros e a limpeza ou substituição dos limpadores. Algumas das opções mais avançadas incluem soldagem.
Caso contrário, é recomendável tentar obter uma substituição em garantia ou, infelizmente, comprar um novo DualSense. Também é importante observar que o drift pode ocorrer para um controle totalmente novo, pois calibrações avançadas são necessárias para garantir que os potenciômetros estejam funcionando corretamente e às vezes isso não acontece.