Desde que as notícias do Spartacus começaram a surgir, qualquer murmúrio que indique retrocompatibilidade começa a viralizar na internet. Agora, algo que costuma acontecer vira e mexe voltou a ser destaque: jogos de PS3 aparecendo na PS Store dos seus sucessores.

O Spartacus é um serviço de assinatura que ainda não foi anunciado oficialmente, mas que uniria o PS Plus com o PS Now, basicamente. Haveria três níveis: o básico, que seria a mesma coisa que a PS Plus atualmente, o intermediário, com acesso a jogos de PS4 e PS5, e o avançado, com demos estendidas, streaming de jogos e uma biblioteca de jogos clássicos de PS1, PS2, PS3 e PSP. Essa tal biblioteca ainda não se sabe como funcionaria – mas o consenso é que seria via streaming. Outra possibilidade é que alguns jogos clássicos seriam portados e lançados para o PS4 e/ou PS5, da mesma forma que o Switch recebe jogos antigos no Switch Online. Não espere, portanto, que seu PS4 ou PS5 receba retrocompatibilidade com jogos antigos – isso é algo bastante improvável.

De qualquer forma, como a internet precisa sobreviver de cliques, surgem rumores a todo instante desse serviço. Nos últimos dias, noticiamos uma patente que explicamos que não apresentava nenhuma novidade, mas que todos os sites já noticiavam como se fosse algo confirmado. Agora, temos o caso de jogos de PS3 aparecendo na PS Store do PS5 (via VGC).

Normalmente, títulos que estão disponíveis no PS Now aparecem na PS Store, inclusive para comprar. Mas esse não é o caso aqui, já que os títulos relatados não estão realmente disponíveis no PS Now. Como seria de esperar, alguns já estão afirmando que este é mais um sinal de que a retrocompatibilidade do PS3 no PS5 está acontecendo.

Como já dissemos e o Push Square também reforça, isso não é novidade. Os títulos de PS3 aparecem nas lojas do PS5 e do PS4 há anos e, sempre que isso acontece, um novo rumor viraliza. Isso é apenas um bug e que simplesmente se recusa a desaparecer.

Caso tenha curiosidade, os jogos de PS3 que estão aparecendo na PS Store do PS5 agora são Bejeweled, Prince of Persia: The Forgotten Sands e Prince of Persia: The Two Thrones. Na Europa, temos também o Dead or Alive 5 original.

PS Store PS3 PS5