Análise – 428: Shibuya Scramble

428: Shibuya Scramble é uma visual novel para PlayStation 4, desenvolvida e publicada pela Spike Chunsoft, empresa responsável pelas séries Danganronpa e Zero Escape. Para aqueles familiares com o gênero, este jogo não deve parecer estranho; lançado para o Nintendo Wii em 2008 no Japão, recebeu a nota máxima na publicação Famitsu, feito este que apenas nove outros jogos haviam obtido desde o início de tal publicação, em 1986.

428: Shibuya Scramble conta a história de vários personagens, cujos destinos se entrelaçam no fatídico dia 28 de Abril, no distrito de Shibuya, na cidade de Tóquio, Japão. Um sequestro ocorrido no dia anterior acaba unindo o caminho de um jornalista, um policial, um ex-delinquente, um cientista e um mascote vestido de gato, no famoso cruzamento de Shibuya, onde um elaborado plano terrorista está prestes a ameaçar o futuro de toda a nação.

Controlando um personagem por vez, o jogador acompanha a história de cada protagonista, em blocos divididos de hora em hora, assistindo cada narrativa se interligar às outras, como eles seguem o dia, cumprindo seus objetivos ou mesmo sobreviver até o final do dia.

Durante tal dia, você acompanha, por exemplo, como o policial deve investigar o sequestro, o jornalista deve evitar que a publicação de seu mentor vá à falência, o ex-delinquente deve proteger uma menina que acabou de conhecer, e assim vai. A ligação entre todos os personagens é o grande trunfo do jogo, como personagens tão diferentes e total desconhecidos irão se esbarrar neste grande dia.

O jogo, como dito anteriormente, é dividido em blocos de horas, ou mesmo “capítulos” por assim dizer. O jogador avança para a próxima hora assim que todos os personagens tiverem completado a sua história daquela respectiva hora. Completar a história em cada hora, porém, não é uma tarefa tão simples.

O jogo conta com vários finais ruins, sendo alguns terríveis e outros até mesmo cômicos, que acabam por impedir o progresso do jogador. É através das escolhas feitas e dos “pulos” feitos, de um personagem para outro, que é possível chegar ao final de cada hora, para o próximo bloco. Além dos finais ruins, o jogador encontra becos sem saídas na história de cada um, forçando com que o jogador explore a história dos demais personagens, dentro do mesmo bloco, para que a narrativa continue.

A habilidade do jogo de conseguir unir tantos gêneros de uma forma coesa também é um grande ponto forte. Não é difícil que você chore de rir um momento acompanhando a história do mascote Tama, vibre com as cenas de ação e perseguição do policial Kano, ou mesmo simpatize com o sofrimento de ter uma filha sequestrada como o cientista Osawa. Existe um pouco de tudo para agradar a todos, sempre surpreendendo o jogador.

Diferente de outras visual novels, o jogo conta com “fotos” e pequenos vídeos de atores de verdade interpretando os personagens, usando como cenário o real distrito de Shibuya, em Tóquio. Pode parecer estranho no começo, principalmente para aqueles acostumados com desenhos de personagens em 2D neste gênero, mas a atuação do elenco é extremamente convincente e logo senti como se estivesse acompanhando um filme de verdade.

O jogo conta com legendas em inglês, sem qualquer dublagem, além de mais de 50 finais diferentes, assim como cenários adicionais a serem destravados após terminar a história principal. Não falta conteúdo para o jogador, sendo que a história principal vai de 20 a 30 horas, somando mais 10 a 15 horas para conquistar todos os outros finais e cenários que expandem a aventura.

Dizer que o jogo é perfeito seria um exagero, já que é possível encontrar alguns erros de digitação, o modo automático de avançar o texto pula alguns diálogos direto para a próxima cena, assim como existem relatos de travamentos desta versão, fazendo com que o jogador tenha de reiniciar e voltar ao último ponto gravado.

Feito as ressalvas, 428: Shibuya Scramble ainda brilha com uma originalidade inigualável, com uma história vibrante do começo ao fim, fazendo com que um jogo lançado há dez anos pareça extremamente atual, e também que, depois de todo este tempo, nenhum outro conseguiu chegar perto.

 

Veredito

428: Shibuya Scramble pode ter demorado dez anos para chegar no Ocidente, mas conta sua envolvente história como nenhum outro jogo foi capaz em todos esses anos.

Jogo analisado com código fornecido pela Spike Chunsoft.

Veredito

95

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Veredict

428: Shibuya Scramble may have taken ten years to arrive in the West, but it tells its engaging story like no other game in all these years.