Ken Follett’s The Pillars Of The Earth – Book Two

ATENÇÃO: ESTA É A SEGUNDA PARTE DA TRILOGIA DE OS PILARES DA TERRA. SE VOCÊ NÃO JOGOU A PRIMEIRA, RECOMENDA-SE DISCRIÇÃO.

O segundo livro de Os Pilares da Terra, "Semeando o Vento", avança a história do livro homônimo, escrito por Ken Follett, com um ritmo melhor do que o primeiro, narrando uma série de importantes eventos que se passam no decorrer de alguns anos. Desse modo, podemos acompanhar o amadurecimento dos personagens e ver seus relacionamentos tomando rumos inesperados, o que torna a trama mais interessante – e bem mais perigosa.

O primeiro livro teve a tarefa de introduzir alguns dos protagonistas da história, sobrando pouco espaço para um grande desenvolvimento do enredo. Fomos apresentados a Tom Builder, o construtor cujo sonho de erigir uma catedral levou a família à miséria, com sua mulher morrendo ao dar à luz ao terceiro filho do casal, o qual foi abandonado na floresta, no meio do inverno, por não haver condições de sustentá-lo.

Também conhecemos Jack, um garoto que vivia na floresta junto de sua mãe, Ellen. Ao cruzar o caminho de Tom, Jack e Ellen passam a acompanhá-lo na incessante busca em realizar o sonho do construtor, e assim o garoto tem seu primeiro contato com a civilização, ainda mantendo a inocência de não saber como a vida em sociedade funciona – o que o leva a cometer um ato que muda a vida de todos.

Por fim, conhecemos Prior Philip, um monge que acaba se envolvendo em questões religiosas e políticas que culminam em sua eleição para comandar o priorado de Kingsbridge. Ele também indiretamente contribui nos rumos da guerra civil na Inglaterra, ao denunciar a traição do Earl de Shiring, evento que gera uma série de graves consequências na vida de todos no condado, sejam eles nobres ou servos.

A história dos três personagens se cruza em Kingsbridge, onde Tom vai procurar por trabalho após fugir de Shiring, tomada pelo conflito perante a descoberta da traição do Earl. Refugiados tomam as ruas de Kingsbridge, o que deixa Prior Philip sem condições de cuidar de todos, muito menos dar trabalho a Tom. As prioridades, no entanto, mudam após Jack atear fogo na catedral, deixando-a em ruínas. Tom consegue seu trabalho e Jack mantém segredo de sua ação.

O segundo livro tem início voltando um pouco no tempo para introduzir outra protagonista da história: Aliena. Filha do Earl de Shiring, Aliena e seu irmão veem a vida mudar para pior após a descoberta da traição orquestrada pelo pai. A família perde todas as suas posses e o pai é preso, deixando os dois irmãos, ainda muito jovens, sozinhos no mundo.

Após uma introdução até que longa da nova protagonista, o jogo retorna à linha do tempo e avança ao longo de alguns anos. A construção de uma catedral é algo grandioso, que demanda tempo, dinheiro, recursos e o principal: muita mão de obra. Isso contribui para o crescimento de Kingsbridge e seus arredores, bem como desperta a inveja dos inimigos feitos por Prior Philip, Willian Hamleigh e o Bispo Waleran, que estão dispostos a tudo para ver a ruína do Prior e de Kingsbridge.

O segundo livro traz uma história mais perigosa, com mistérios, questões políticas e religiosas, e até mesmo romances. Acompanhamos o crescimento dos diferentes personagens que sustentam a trama, seus relacionamentos, anseios e decisões, tendo como pano de fundo o avanço da guerra pelo trono da Inglaterra, travada pelo Rei Estevão e a Imperatriz Matilda.

Assim como a história, as decisões do jogador também trazem um senso de perigo, com várias situações que podem levar à tela de Game Over, devolvendo o jogador ao último checkpoint para tentar uma direção diferente. O jogo, entretanto, não mostra evolução em termos de jogabilidade, com a exploração, diálogos e partes interativas seguindo as mesmas mecânicas introduzidas no primeiro livro.

Embora não traga novidades em sua jogabilidade, o segundo livro expande o mundo do jogo e traz muito mais opções de exploração e diálogos. Velhos e novos locais contam com muitos mais pontos de interação e personagens para se conhecer, trazendo um bom tanto de atividades a serem realizadas no formato tradicional de um adventure (encontre itens e leve-os para os locais/pessoas certos para avançar). É também bem interessante acompanhar a evolução de algumas áreas com o passar do tempo.

Embora a maioria das decisões tomadas afete de forma superficial os rumos da história, quando comparada à do livro original, dessa vez algumas ações do jogador levam a diferenças bem drásticas, inclusive mudando o destino de alguns personagens. Ainda assim, em alguns pontos o próprio jogo acaba usando de algum recurso para que o grosso da trama não divirja muito da história original.

Os fãs da obra de Ken Follett poderão não gostar de algumas mudanças feitas pela desenvolvedora. Mesmo dividido em três livros, o jogo ainda resume a história da obra original, excluindo muitos eventos e tratando com superficialidade temas mais controversos. A ausência mais notável para mim foi na história de Aliena. O jogo modificou eventos importantes que moldavam o caráter da garota, deixando-a mais rasa do que ela merecia ou fazendo com que algumas de suas decisões não tivessem a devida profundidade.

Outras diferenças também são notáveis, como eventos de menor importância sendo apenas mencionados entre um diálogo e outro entre os personagens, outros eventos sendo apresentados em uma ordem diferente no roteiro, bem como alguns segredos, anteriormente guardados a sete chaves no livro, tornando-se conhecidos por um grupo de personagens.

Que fique claro que, embora traga essas diferenças, a história do jogo ainda é boa, trabalhando com os elementos e personagens que têm disponível de uma forma coesa, não prejudicando seu acompanhamento por aqueles que nunca leram o livro original. Há até mesmo a introdução de novas tramas que dão um toque original a certos acontecimentos.

Com relação à parte técnica, este segundo livro apresentou alguns problemas, sendo dois mais notáveis. Em algumas cenas, há uma falha no sincronismo entre a voz dos personagens e as animações, fazendo com que algumas vezes a fala já tivesse terminado, mas o personagem ainda movesse os lábios. Em duas ocasiões me deparei com um problema de o jogo não avançar na cena, parecendo que alguma coisa não foi carregada. Nesses casos, precisei carregar um save mais antigo ou mudar algumas ações na esperança de a cena avançar – portanto, recomendo criar diversos arquivos de save.

A atualização com o segundo livro do jogo trouxe também a adição de novas opções de dublagem e legenda. Infelizmente, o português brasileiro continua ausente, restando torcer para que seja considerado para o próximo e último livro da saga.

Veredito

O segundo livro de Os Pilares da Terra tem um ritmo mais acelerado e mostra que, ao mesmo tempo em que a construção da catedral vai crescendo, crescem também os perigos ao redor dos personagens. Algumas decisões tomadas pelo jogador possibilitam que pontos da história sejam diferentes do livro original, com rumos até mesmo inesperados. O próprio jogo também altera partes importantes do enredo, com ausências e tratamento superficial de alguns temas que podem não agradar aos fãs da obra.

Jogo analisado com código fornecido pela Daedalic Entertainment.


 

Veredito

72

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Veredict

The second book of The Pillars of the Earth brings a fast pace to the story and shows that, not only the construction of the cathedral is growing, but so are the dangers lurking around the characters. Decisions made by the player may change some story plots when compared to the original book, even taking unexpected directions. The game itself also changes important parts of the story, with absences and superficial treatment to some themes that may not please fans of the book.