Sonic Forces

Sonic Generations foi um ótimo jogo. Sonic Mania foi um jogo perfeito. Considerando esse caminho, Sonic Forces tinha tudo para dar certo. Porém, não foi o caso. Recebemos um título divertido, mas muito abaixo da expectativa.

Vamos entender o básico primeiro. Sonic Forces permite que você controle três personagens diferentes: o Sonic clássico, com um gameplay 2D e comandos similares ao de Sonic Mania (inclusive o Drop Dash – segure pulo no ar e, ao pousar, receberá um boost); o Sonic moderno, com um gameplay que conhecemos desde Sonic Unleashed; e, finalmente, o Avatar.

O Avatar é um personagem que o jogador pode criar. É possível escolher a raça (que oferece algo nada muito impactante: o gato, por exemplo, sempre está com 1 anel ao receber dano), o visual e a arma. O visual não altera o gameplay, ao contrário da arma.

O visual do Avatar pode ser alterado em diferentes categorias, como cabeça, corpo e membros. Há inúmeras peças disponíveis, sendo que todas elas são destravadas ao longo do jogo. Já a arma possuirá duas funções básicas distintas: o disparo com R2 e a habilidade com triângulo. O tiro pode ser algo simples, como uma metralhadora, ou algo mais complexo, como um chicote. Já a habilidade só pode ser usada quando você adquire os Wisps (pequenos seres espalhados nas fases) e de forma temporária. Exemplos de habilidades são a possibilidade de seguir caminhos de anéis ou criar blocos para subir.

Fora isso tudo que foi mencionado do Avatar, há ainda uma espécie de gancho que ele usa como habilidade primária e que possibilita um Homing Attack similar ao de Sonic (mirar e atacar os inimigos). Esse gancho também pode ser usado para alcançar regiões das fases.

De uma maneira geral, o gameplay do Avatar é interessante e diferente. Quando todos achavam que esse seria o pior gameplay de Sonic Forces, isso na verdade acabou sendo do Sonic clássico. Não sabemos como a SEGA conseguiu errar aqui, mas o controle do ouriço em sua versão barriguda está horrível, com uma física bizarríssima. O Sonic moderno, porém, está com um controle bom, nada fora do esperado.

Os problemas de Sonic Forces não acabam com o Sonic clássico. Temos a história. Isso, na verdade, é complicado. Fãs do ouriço sabem que as histórias do personagem costumam ser simples ou tentam ser complexas e épicas, dependendo do jogo. Sonic Forces tentou ir por um meio termo e acabou oferecendo uma história rasa e sem graça. O vilão, Infinite, não ficará marcado como um dos melhores do ouriço. Mas, apesar de tudo, haverá pessoas que gostarão do enredo. E, infelizmente, não há textos em português do Brasil.

Outro problema de Sonic Forces é a sua duração. O jogo conta com 30 fases básicas, sendo que a maioria delas é possível finalizar em 2 ou 3 minutos. Com uma matemática básica, e somando o fato de que há cutscenes e menus, a duração do jogo fica em torno de 2 a 3 horas. É muito curto. Isso, porém, era esperado considerando o preço reduzido em seu lançamento (39,99 dólares ou R$ 149,99).

Admito que fases curtas são atraentes (as de Unleashed eram desnecessariamente longas demais, quem não se lembra disso?), mas aqui está muito curto. Quando você pega certo embalo pela fase, ela termina. Além disso, os caminhos alternativos são quase inexistentes.

No entanto, isso não significa que o jogo não ofereça extras. Todas as fases possuem três tipos de colecionáveis que só aparecem em sequência, ou seja, quando você coleta os cinco Red Star Rings, na próxima vez que jogar, os Number Rings estarão escondidos. Depois de coletar esses anéis numerados, os Silver Moon Rings é que estarão disponíveis. Em outras palavras, você terá que jogar as fases no mínimo três vezes.

Os extras não acabam nos colecionáveis. Há fases secretas, os ranks das fases (baseados em sua pontuação) e diversas missões (inclusive diárias). Aliás, essas missões diárias facilitam a pontuação para o rank S, pois, ao serem completadas, elas multiplicam a sua pontuação final. Isso tirou um pouco da dificuldade de obter um rank S.

Os gráficos de Sonic Forces são muito bonitos, ainda mais a 60 quadros por segundo no PS4. A trilha sonora, de uma maneira geral, é um pouco decepcionante. No entanto, ressalto as trilhas das fases do Avatar. São as melhores, de longe.

O jogo ainda vem com um DLC gratuito de Shadow. Além de você jogar três fases exclusivas do personagem e conferir um prólogo da história, é possível jogar com ele nas fases do Sonic moderno do jogo base. Resta aguardar para ver se a SEGA fará mais episódios dessa forma com outros personagens, como Silver, por exemplo.

Sonic Forces, no fim, é decepcionante pelo gameplay do Sonic clássico e principalmente por suas fases com caminhos alternativos quase inexistentes. O Sonic moderno compensa isso um pouco, assim como o Avatar. Isso se você ignorar a história, é claro. Vale dar uma conferida, principalmente pelo preço reduzido. Mas vá sem expectativas.

Veredito

Sonic Forces não é um jogo ruim, mas isso não significa que seja ótimo. Pontos negativos: gameplay do Sonic clássico, fases desnecessariamente curtas (e sem muitos caminhos alternativos) e história simples (até para um Sonic). Pontos positivos: gameplay do Sonic moderno e do Avatar, trilha sonora (principalmente as fases do Avatar), muitas missões e desafios (aumentando o replay) e os gráficos bonitos a 60 quadros por segundo. Fãs do ouriço vão jogar de qualquer forma, mas caso não seja fã, opte por Sonic Mania.

Jogo analisado com código fornecido pela SEGA.


 

Veredito

70

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Veredict

Sonic Forces is not a bad game, but it isn’t great either. Negative points: Classic Sonic gameplay, unnecessarily short (almost without alternative paths) and a simple story (even for a Sonic game). Positive points: Modern Sonic and Avatar gameplay, soundtrack (mainly Avatar stages), beautiful graphics at 60 frames per second and many challenges. Sonic fans will play it anyway, but if you’re not a fan, play Sonic Mania instead.