A disputa legal em andamento entre o estúdio de Disco Elysium, ZA/UM, e o produtor do jogo, Kaur Kender, foi resolvida. O estúdio ZA/UM anunciou que o ex-funcionário Kender pagou todas as dívidas.
Além disso, por ordem judicial, Kender reembolsou o CEO Ilmar Kompus por honorários advocatícios de um processo que acabou sendo retirado em dezembro. Além disso, ele vendeu todas as suas ações na empresa.
“Agradeço os anos de confiança e cooperação com a equipe, que fizeram do Disco Elysium um projeto de sucesso”, disse Kender. “Depois de deixar meu cargo em tempo integral, entrei com uma ação que percebi, depois de ver os fatos, que era equivocada”.
Em outubro de 2022, foi relatado que três criadores principais, Helen Hindpere, Robert Kurvitz e Aleksander Rostov, deixaram a empresa “involuntariamente”. O ZA/UM Studio diz que Kurvitz e Rostov retiraram suas alegações de “demissão injusta” devido à falta de provas.
No entanto, a empresa diz que continua enfrentando uma “série de alegações infundadas de ex-funcionários” e espera que mais reivindicações “desmoronem sob escrutínio legal e factual”. Uma ação foi movida contra o estúdio pela Telomer, empresa que incluía Kurvitz – autor do romance Disco Elysium e designer do jogo – como membro do conselho.