Yuji Naka ressurge no X para acusar ex-produtor da série Dragon Quest

Yuji Naka

Yuji Naka ressurgiu após cerca de 16 meses no X para acusar o ex-produtor da série Dragon Quest.

Primeiramente, no ano passado, Yuji Naka, que é conhecido por ser o co-criador de Sonic, foi condenado pela justiça japonesa. O Tribunal Distrital de Tóquio decidiu que Naka havia violado a Lei de Instrumentos Financeiros e Câmbio do Japão, comprando ações ilegalmente com base em informações privilegiadas. O juiz condenou Naka a 30 meses de prisão, suspensa por quatro anos. Isso significa que Naka escapará da pena de prisão, desde que cumpra as condições estabelecidas pela ordem e não infrinja quaisquer outros termos ou leis durante esse período.

Nesta semana, o Bloomberg relatou que a Square Enix vai substituir o produtor de Dragon Quest. Yu Miyake, diretor do conselho que supervisionou por muito tempo a franquia de RPG, está se mudando para chefiar os jogos para celulares da Square Enix. Miyake, de 56 anos, está por trás de vários títulos de Dragon Quest desde que ingressou na empresa em 1992. Yosuke Saito, mais conhecido por seu papel no desenvolvimento da série NieR, é um forte candidato para assumir o comando da produção de Dragon Quest.

Explicado esse cenário, Naka comentou sobre a saída de Miyake no X: “finalmente. Ele é o tipo de pessoa que enviaria um memorando com mentiras escritas (como prova) ao tribunal, então pensei que seria bom se ele fosse embora rapidamente. Eu não o conheci antes, mas a pessoa que se tornou o novo presidente é provavelmente uma boa pessoa”.

Vale mencionar que Naka foi condenado justamente por conta de Dragon Quest Tact (iOS e Android). Naka soube em janeiro de 2020 que a Square Enix, onde ele era então funcionário, estava colaborando com a Aiming (de Caravan Stories) para desenvolver o jogo mobile. Ele então comprou cerca de 10.000 ações da Aiming por aproximadamente 2,8 milhões de ienes antes do título ser anunciado, suspeitando que o preço das ações da empresa aumentaria após o anúncio.