O canal ElAnalistaDeBits divulgou uma breve análise técnica e uma comparação gráfica da demo de Resident Evil 4 no PS4, PS4 Pro e PS5.
Basicamente, temos o seguinte:
- PS4: 900p/~45fps
- PS4 Pro:
- Resolution Mode: 2160p/~30fps
- Performance Mode: 1080p dinâmico/~60fps
- PS5:
- Resolution Mode: 2160p/~60fps
- Performance Mode: 2160p dinâmico/60fps
- Todas as versões usam a mesma técnica de reconstrução temporal para resolução que vimos em RE Village. O PS5 roda a uma média de 1872p no modo de desempenho.
- A versão PS5 tem vantagem em quase todas as configurações gráficas. Animações, texturas, LOD, iluminação, sombras, efeitos de pós-processamento… Embora a versão oldgen mantenha uma qualidade visual aceitável.
- O modo de resolução do PS5 ativa o Ray Tracing por padrão, mas podemos ativá-lo/desabilitá-lo mesmo se escolhermos o modo de resolução ou desempenho.
- Ray Tracing melhora a iluminação geral de áreas específicas e reflexos como vimos em Resident Evil Village. Seu uso é bastante anedótico.
- No PS5 é possível ativar uma opção gráfica que melhora a física do cabelo de Leon e outros personagens/animais. No entanto, esta opção causa problemas de integração com a iluminação em determinadas áreas. Não é recomendado ativar esse aprimoramento por enquanto.
- PS4/PS4 Pro remove a projeção de sombra de alguns elementos e pontos de luz (especialmente lâmpadas internas).
- As versões oldgen apresentam alguns problemas no carregamento de texturas.
- Os tempos de carregamento são 5 vezes mais rápidos no PS5.
- O áudio geral usa compactação bastante agressiva no PS4/PS4 Pro.
- A versão PS5 suporta VRR, embora não exceda 60fps em nenhum modo.
Resident Evil 4 será lançado em 24 de março para PS4, PS5, Xbox Series e PC.