Resident Evil Village

A Capcom permitiu que a mídia internacional jogasse 5 horas de Resident Evil Village. Com isso, diversos previews e gameplays inéditos foram divulgados.

Abaixo você confere alguns dos sites que divulgaram conteúdo, seguido pelos vídeos com gameplay.

O texto abaixo foi publicado no PlayStation.Blog.


Estamos a apenas algumas semanas do retorno da série de survival horror da Capcom. Com lançamento em 7 de maio para PlayStation 5 e PlayStation 4, Resident Evil Village empurra o protagonista comum de RE 7, Ethan Winters, em um cenário novo e horripilante. Arrancado de uma vida familiar feliz por eventos além de seu controle, o marido e pai, uma vez estabelecido, agora se encontra perdido e sozinho em uma região remota da Europa Oriental, movido por um único objetivo: encontrar sua filha sequestrada.

Com o calor sufocante e os horrores da claustrofóbica propriedade da família Baker atrás dele, o local carregado de neve de uma vila isolada e suas áreas circundantes apresentam novos perigos e novos mistérios para Ethan. Desde o seu anúncio inicial em junho passado, a Capcom lentamente fez teasers. Quatro meses atrás, a companhia deu aos jogadores de PS5 uma amostra em primeira mão de um dos locais do jogo e seus habitantes implacáveis ​​com a demo do Maiden.

Na semana passada, três revelações. Primeiro foi um novo Showcase com novos detalhes de jogo (incluindo a confirmação de que o modo de jogo bônus The Mercenaries está voltando). Dentro disso, estava o anúncio de uma nova demo para jogadores de PS5 e PS4 (com outra a caminho em 24 de abril). Por último, tivemos a oportunidade de assistir a uma parte mais longa da jogabilidade do PS5 tirada do horário de funcionamento do jogo. Mostra como a mecânica da primeira pessoa da franquia é construída de maneiras novas e familiares. Como a exploração é tratada. Uma análise mais detalhada das novas ameaças que você enfrentará. E uma pista surpreendente sobre, de todas as coisas, a política interfamiliar entre os poderes governantes da região.

Aqui está o que descobrimos.

Fique saudável, continue economizando

Dois pilares da franquia são ajustados novamente. Sua barra de saúde aparecerá e desaparecerá no canto inferior esquerdo da tela quando houver qualquer mudança (para melhor ou pior) e poderá ser vista nos menus de inventário (como Resident Evil 4, o submenu de armas apresenta uma espécie de pasta com sobreposição de espaço limitado). Village prefere tinta em vez de economia analógica: os gravadores de RE7 estão fora, a máquina de escrever clássica está de volta. Não há necessidade dos ink ribbons: salve quantas vezes quiser.

Escritor de livros de bolso

Ethan Winters deve ter bolsos largos. Resident Evil Village coleta mapas e arquivos descobertos em um livro mantido com você. Também contido em sua própria guia está um diário em evolução escrito por Ethan (com esboços!), acompanhando seu progresso. Excelente como uma recapitulação da história e um guia rápido para seu próximo objetivo quando você voltar ao jogo.

Observações: seu mapa é dividido em três guias. O primeiro cobre exteriores, o terceiro para edifícios. A guia do meio é listada como ‘subterrânea’.

Uma ameaça crescente 

A referência cruzada do diário de Ethan com uma carta recuperada em uma das casas abandonadas da vila fornece um contexto mais amplo para a história do jogo e sua linha do tempo. Em seu diário, Ethan data o dia do jogo como 9 de fevereiro. A carta fala sobre animais perdidos durante aquele inverno, arrebatados repetidamente por algo à espreita na zona rural circundante. Mesmo antes de Ethan chegar, a ameaça – seja ela qual for – é amplamente conhecida e tem aumentado em frequência e ferocidade.

Eles são chamados Lycans

As feras selvagens que rosnaram pelos trailers até agora têm um nome oficial: Lycans. Eles são a principal ameaça para Ethan e outros durante nosso tempo na porção da aldeia da demonstração. A Capcom explica que essas criaturas atacam principalmente em grupos, então é melhor isolar e matar uma de cada vez. Essa informação é combinada com uma imagem inquietante: Lycans solitários curvados nos telhados aqui e ali ao redor da aldeia. Cada um rosna e lentamente muda de posição conforme Ethan passa. É incrivelmente tenso. Atirar é ser atropelado, mas você nunca saberá quando eles podem atacar.

E não contentes em rasgar com dentes e garras, esses eriçados assassinos de músculos e pêlos também podem carregar armas e – na cena que fecha a seção da vila – andar a cavalo.

Por quem os sinos dobram

Mais ecos de Resident Evil 4: a cena termina com um sino próximo chamando os Lycans em massa, bem como seu líder de matilha gigante empunhando um martelo. Eles correm para fora de vista. A Capcom não oferece nenhuma explicação para o sino, quem o tocou ou qual é seu propósito final. Eles provavelmente não estão indo para o bingo…

Uma variedade de quebra-cabeças criativos estão espalhados por todo o jogo.

Viajante 

O vilarejo é uma densa rede de pequenas estradas, jardins, quintais e residências. Algumas dessas salas têm vários andares, contendo itens colecionáveis, como moedas, bem como itens de consumo reconhecíveis. Outro paralelo com Resident Evil 4: itens maiores podem ser deslocados através de portas e janelas para criar barricadas improvisadas. Distribuídos taticamente, eles acumularão as probabilidades a seu favor quando perseguidos ou cercados.

Há uma sugestão de que a vila servirá como um centro de passagem enquanto você viaja para outros locais, como o Castelo Dimitrescu, cuja exploração forma a última metade da demonstração do jogo. Este local é igualmente denso e repleto de perigos únicos.

Como esperado, o acesso a certas áreas fica bloqueado até que o objeto correto – alicates, chaves de fenda, chaves ou itens especiais – seja adicionado ao seu inventário.

Últimos Remanescentes 

O vilarejo não está vazio. Explorando propriedades, descubra o que resta de sua população, como o homem empunhando uma espingarda visto em trailers anteriores que finalmente entrega a Ethan seu primeiro pedaço de poder de fogo real: uma pistola. Em uma linha semelhante, você tropeça em um pai ferido e sua filha que se recusa a sair de seu lado. Isso abre uma nova missão: escoltá-los para um porto seguro nas proximidades. Essa jornada e suas consequências fornecem um grande instantâneo dos pontos fortes de Resident Evil Village: várias vitrines (silenciosas e explosivas) dos visuais da RE Engine. A mudança afiada e perfeitamente ritmada do pavor lento para o terror de ação e vice-versa. Combate que é igual a emoção e medo.

Ambientes realistas

A tecnologia de fotogrametria da Capcom continua a produzir ambientes incrivelmente complexos. Por exemplo, tome uma casa dilapidada simples na aldeia: detritos cobrem o quintal, de um transportador de animais abandonado a latas, cada uma representada em detalhes realistas. As flechas atingem uma viga de madeira caída, os sinais de uma batalha passada. A neve cobre o terreno, com fios de grama morta aparecendo. A calmaria dos ambientes densamente detalhados produz uma atmosfera sombria, mas atraente.

Mantenha sua cabeça girando em busca de tesouros escondidos, semelhante a Resident Evil 4.

Atire, empurre, ataque, colete, atualize, repita 

Como nos jogos anteriores, mire com cuidado para conservar munição e abater os inimigos permanentemente da maneira mais eficiente possível. Ethan pode, mais uma vez, levantar os braços para diminuir o dano recebido, mas também pode empurrar certos inimigos para trás, até mesmo desferir um contra-ataque. Um estilo de jogo mais agressivo que pode vir a valer para o modo Mercenários baseado em tempo e pontos, mas quando você mata, você ganha dinheiro e itens na campanha também. O gerenciamento de recursos ainda é essencial para sua sobrevivência, mas há recompensas definitivas para aperfeiçoar seu objetivo: dinheiro (e certos itens colecionáveis) pode ser trocado por atualizações do comerciante local, The Duke.

Faca, pistola e espingarda foram implantadas durante a demonstração do jogo (não usadas, mas localizadas no repertório de Ethan, estavam minas, e trailers demonstraram a potência que é o rifle de precisão do jogo). Todos têm velocidades de recarga, taxas de tiro e capacidade de munição que podem ser melhoradas com algumas moedas na palma da mão do The Duke.

Você tem a opção de comprar munição do The Duke, encontrar balas em todo o mundo ou combinar materiais para criar a sua própria. Em outra aparente concordância com RE4, tesouros coletados como crânios de cristal e pingentes podem ser vendidos por dinheiro rápido.

Conheça o misterioso Heisenberg

O duque está longe de ser o único personagem intrigante com quem você se cruzará. Encontramos Heisenberg, o estranho de casaco e óculos escuros visto em clipes anteriores. Ele se move para capturar Ethan imediatamente. Surpreende como ele faz isso: além de seu martelo intimidante e gigantesco, ele também consegue manipular objetos no ambiente com resultados surpreendentes. Fique atento ao enfrentar Heisenberg.

Lady Dimitrescu espreita

A matriarca imponente e intimidante chamou a atenção dos fãs de terror, mas pouco se sabe sobre como ela afeta a jogabilidade. Na pré-visualização, vimos a Lady perseguir Ethan pelos corredores do castelo com o ritmo lento, constante e confiante de um clássico terrorista. Sua estatura imponente e a necessidade de passar pelas portas remetem ao persistente Tyrant do remake de RE2 (também conhecido como Mr. X). Fuga parece ser o nome do jogo quando ela está no seu encalço, com as garras afiadas estendidas.

Questões familiares

Detectada brevemente no trailer e representada de forma mais completa na demo, é uma cena que nos apresenta a vários personagens principais, incluindo a infame Lady Dimitrescu e o já mencionado Heisenberg. Sem revelar nada de spoiler, fica claro que a tripulação heterogênea reunida tem personalidades e motivações únicas. Semelhante aos membros da família Baker de RE7, cada um desses antagonistas parece ter métodos únicos para tornar a vida de Ethan um inferno.

“Por que diabos isso está acontecendo de novo!?” 

Ethan Winters é um tipo único de protagonista de Resident Evil. Após sua experiência angustiante lutando contra a família Baker perturbada em RE7, Ethan se encontra mais uma vez entrincheirado em um pesadelo acordado em RE Village. Você não pode deixar de se sentir mal pelo infeliz. Ao contrário de outros protagonistas da série RE, Ethan não tem treinamento de supercop de elite. Ele não parece ter uma rede de apoio fora de sua família despedaçada. Em contraste, sobreviventes de jogos de RE anteriores se uniram, se organizaram e contra-atacaram males como a Umbrella. Ethan Winters… está sozinho. Claro, o herói da série Chris Redfield está de volta, mas o papel que ele desempenha na história de Ethan não é claro e está repleto de tensão agressiva. De forma geral, a situação de Ethan cria uma sensação única de isolamento e desespero em RE Village que aumenta a vibração de terror.

Capcom inclina-se para uma estética de terror gótico, completa com inimigos semelhantes a gárgulas voando ao redor das torres escuras do castelo.

A demo de gameplay eventualmente nos leva aos corredores do Castelo Dimitrescu e conclui com uma nova olhada em seus segredos e encontros com a Lady do castelo e seu trio de filhas famintas por carne. Estamos a um mundo de distância da família Baker e dos Mofos, mas Ethan está mais uma vez à mercê de uma dinâmica familiar distorcida se cercando de monstruosidades cruéis. Somente com uma mira firme, raciocínio rápido e inteligência ele – nós – salvaremos seus próprios parentes e escaparemos.

Não o teríamos de outra maneira.

Winz.io