Yuji Horii

Os vencedores da 2022 Game Developers Choice Awards foram divulgados em uma cerimônia online e Inscryption é o jogo do ano.

Qualquer jogo lançado e disponibilizado ao público durante o ano de 2021 era elegível para nomeações. A International Choice Awards Network (ICAN), específica do Game Developers Choice Awards, é uma organização somente para convidados composta por criadores de jogos líderes de todas as partes da indústria, e foi quem determinou os indicados e vencedores.

Além da lista (que você confere mais abaixo), também temos que o criador de Dragon Quest, Yuji Horii, aceitou o Lifetime Achievement Award. Esse prêmio reconhece a carreira e as conquistas de um desenvolvedor que teve um “impacto indelével no desenvolvimento de jogos como um todo”.

Veja abaixo a transcrição do seu depoimento ao aceitar o prêmio.

“Olá, Yuji Horii aqui. Muito obrigado por me escolher para receber o prestigioso GDC Lifetime Achievement Award.

Quando eu era pequeno, eu adorava ler mangás, e durante o ensino fundamental e médio, eu sonhava em me tornar um autor de mangá. Na universidade, entrei para a sociedade de mangá, onde desenhei meu próprio mangá, ajudei artistas profissionais com seus manuscritos e forneci ilustrações e artigos para revistas. Mesmo depois de me formar na universidade, trabalhei por um tempo como escritora freelance. Mas então aconteceu algo que mudou tudo – a chegada do computador doméstico.

Li pela primeira vez sobre computadores em um artigo de jornal e fiquei absolutamente fascinado com essa nova invenção. Saí e comprei um imediatamente. Eu também sempre gostei de matemática, então rapidamente me acostumei com meu novo brinquedo. Eu me ensinei a codificar e comecei a fazer meus próprios jogos por diversão. Aconteceu que a Enix – agora Square Enix – estava realizando um concurso de programação de jogos naquela época. Adiantei um dos meus jogos e venci. Foi assim que minha carreira na indústria de jogos começou – e continua por quase 40 anos.

Ganhei o concurso com um jogo de ação que fiz para me divertir. No entanto, eu gostava mais de jogos de aventura na época, então foi isso que decidi fazer em seguida. Um jogo em que você progride na história enquanto joga, com assassinatos ocorrendo um após o outro – The Portopia Serial Murder Case. Em Portopia, a pessoa que lhe dá os prompts de comando ‘O que você fará a seguir?’ é na verdade o assassino. Essa reviravolta me rendeu muitas boas críticas e muito mais pedidos para fazer novos jogos.

Uma das coisas fantásticas sobre os computadores é sua natureza interativa. Você só precisa imaginar o que um jogador vai fazer e programar o sistema para reagir a isso. Eu realmente gostei desse tipo de narrativa sistemática. Eu também adorava RPGs como Wizardry e Ultima, onde a jogabilidade seguia os trilhos estabelecidos pela história. Então fiz minha própria versão – Dragon Quest.

Para mim, Dragon Quest foi como um mangá, com a história se desenrolando através de conversas curtas. Era como um mangá que você pode jogar no seu computador. Minha equipe e eu estamos trabalhando no último capítulo da série, Dragon Quest XII, bem como em muitos outros títulos. Espero que todos ao redor do mundo gostem tanto quanto você gostou de Dragon Quest XI. Teremos mais alguns anúncios para vocês em breve!”

Yuji Horii


Best Audio

Returnal (Housemarque / Sony Interactive Entertainment)

Unpacking (Witch Beam / Humble)

Deathloop (Arkane Studios / Bethesda Softworks)

Marvel’s Guardians of the Galaxy (Eidos Montreal / Square Enix)

Forza Horizon 5 (Playground Games / Xbox Game Studios)

Honorable Mentions: Halo Infinite (343 Industries / Xbox Game Studios), It Takes Two(Hazelight Studios / Electronic Arts), Genesis Noir (Feral Cat Den / Fellow Traveller), Kid A Mnesia: Exhibition (Arbitrarily Good Productions, Namethemachine / Epic Games), Resident Evil Village (Capcom)


Best Debut

Kena: Bridge of Spirits (Ember Lab / Electronic Arts)

Valheim (Iron Gate Studio / Coffee Stain Publishing)

Wildermyth (Worldwalker Games / WhisperGames)

The Artful Escape (Beethoven & Dinosaur / Annapurna Interactive)

Sable (Shedworks / Raw Fury)

Honorable Mentions: Genesis Noir (Feral Cat Den / Fellow Traveller), ElecHead (Tsuyomi / NamaTakahashi), Unsighted (Studio Pixel Punk, Humble)


Best Design

It Takes Two (Hazelight Studios / Electronic Arts)

Psychonauts 2 (Double Fine / Microsoft)

Halo Infinite (343 Industries / Xbox Game Studios)

Deathloop (Arkane Studios / Bethesda Softworks)

Inscryption (Daniel Mullins Games / Devolver Digital)

Honorable Mentions: Resident Evil Village(Capcom), Unpacking (Witch Beam / Humble), Death’s Door (Acid Nerve, Devolver Digital), Loop Hero (Four Quarters, Devolver Digital)


Innovation Award

It Takes Two (Hazelight Studios / Electronic Arts)

Wildermyth (Worldwalker Games / WhisperGames)

Unpacking (Witch Beam / Humble)

Inscryption (Daniel Mullins Games / Devolver Digital)

Deathloop (Arkane Studios / Bethesda Softworks)

Honorable Mentions: Returnal (Housemarque / Sony Interactive Entertainment), Chicory: A Colorful Tale (The Chicory: A Colorful Tale Team / Finji), Loop Hero (Four Quarters, Devolver Digital)


Best Narrative

Marvel’s Guardians of the Galaxy (Eidos Montreal / Square Enix)

Deathloop (Arkane Studios / Bethesda Softworks)

It Takes Two (Hazelight Studios / Electronic Arts)

Psychonauts 2 (Double Fine / Microsoft)

Unpacking (Witch Beam / Humble)

Honorable Mentions: Kena: Bridge of Spirits(Ember Lab / Electronic Arts), Life is Strange: True Colors (Deck Nine / Square Enix), The Forgotten City (Modern Storyteller / Dear Villagers), Inscryption (Daniel Mullins Games / Devolver Digital), Wildermyth (Worldwalker Games / WhisperGames)


Social Impact Award

Before Your Eyes (GoodbyeWorld Games / Skybound Games)

It Takes Two (Hazelight Studios / Electronic Arts)

Life is Strange: True Colors (Deck Nine / Square Enix)

Boyfriend Dungeon (Kitfox Games)

Chicory: A Colorful Tale (The Chicory: A Colorful Tale Team / Finji)

Honorable Mentions: Forza Horizon 5(Playground Games / Xbox Game Studios)


Best Technology

Halo Infinite (343 Industries / Xbox Game Studios)

Forza Horizon 5 (Playground Games / Xbox Game Studios)

Ratchet & Clank: Rift Apart (Insomniac Games / Sony Interactive Entertainment)

Returnal (Housemarque / Sony Interactive Entertainment)

Hitman 3 (IO Interactive)

Honorable Mentions: Battlefield 2042 (EA DICE / Electronic Arts), Resident Evil Village (Capcom)


Best Visual Art

Forza Horizon 5 (Playground Games / Xbox Game Studios)

Kena: Bridge of Spirits (Ember Lab / Electronic Arts)

Deathloop (Arkane Studios / Bethesda Softworks)

Ratchet & Clank: Rift Apart (Insomniac Games / Sony Interactive Entertainment)

Psychonauts 2 (Double Fine / Microsoft)

Honorable Mentions: The Artful Escape(Beethoven & Dinosaur / Annapurna Interactive), Resident Evil Village (Capcom), Genesis Noir (Feral Cat Den / Fellow Traveller), Returnal (Housemarque / Sony Interactive Entertainment), Sable (Shedworks / Raw Fury)


Game of the Year

Inscryption (Daniel Mullins Games / Devolver Digital)

Forza Horizon 5 (Playground Games / Xbox Game Studios)

Resident Evil Village (Capcom)

Deathloop (Arkane Studios / Bethesda Softworks)

It Takes Two (Hazelight Studios / Electronic Arts)

Honorable Mentions: Halo Infinite (343 Industries / Xbox Game Studios), Marvel’s Guardians of the Galaxy (Eidos Montreal / Square Enix), Psychonauts 2 (Double Fine / Microsoft), Chicory: A Colorful Tale (The Chicory: A Colorful Tale Team / Finji), Death’s Door (Acid Nerve / Devolver Digital)