Final Fantasy XIV Fan Festival Las Vegas

Após dois dias, a Fan Festival (Fan Fest) de comemoração pelos 10 anos de Final Fantasy XIV, que aconteceu na cidade de Las Vegas, nos Estados Unidos, chegou ao fim.

Ao longo desses dois dias tivemos muitas novidades anunciadas, momentos especiais e também muita emoção por parte dos fãs e dos desenvolvedores.

Fanfest2
O fãs aguardando o início da Fan Fest de Final Fantasy XIV em Las Vegas

Nesse post, queremos compartilhar com vocês como foi nossa experiência nesse evento, bem como passar uma visão geral de tudo que rolou por aqui.

Claro que nada disso seria possível sem o convite da Square Enix, que arcou com todas nossas despesas de voo, acomodação, traslados e alimentação durante o evento, a quem gostaríamos de agradecer pela oportunidade.

Também gostaríamos de fazer um agradecimento a todos vocês que acompanham o PSX Brasil e as mídias sociais do site. Sem o apoio de vocês isso jamais seria possível.

A Fan Fest começou na sexta-feira com uma breve recapitulação dos principais momentos de Final Fantasy XIV, ao longo desses 10 anos.

Fanfest1
A equipe de Final Fantasy XIV comemora a abertura do Fan Fest em Las Vegas

Após essa apresentação, Naoki Yoshida, produtor e diretor de Final Fantasy XIV foi ao palco e, com seu jeito sempre bem-humorado, anunciou Dawntrail, a nova expansão que chegará para Final Fantasy XIV no inverno brasileiro de 2024. Juntamente com o anúncio da nova expansão, vieram também a revelação de muitas novidades que chegarão juntamente com o lançamento de Dawntrail, como novos jobs, aumento do nível máximo do jogador, a inclusão da expansão Stormblood no Free Trial e, até mesmo, um crossover com Fall Guys. A grande surpresa, no entanto, foi a presença de Phil Spencer, que foi ao palco para revelar que Final Fantasy XIV chegará para o Xbox em breve.

Após o anúncio de Dawntrail tivemos um intervalo até o próximo painel dos desenvolvedores, tempo esse ideal para aproveitar as atividades oferecidas durante a Fan Fest e interagir com a apaixonada comunidade de Final Fantasy XIV.

Fanfest3
Dawntrail é a nova expansão de Final Fantasy XIV e tem data de lançamento prevista para o inverno brasileiro de 2024

Dentre atividades que estavam disponíveis no evento havia gincanas, painéis para tirar fotos, exibição de design de arte do jogo, dentre muitas outras. Uma atividade que me chamou atenção foi o Battle Challenge, onde os jogadores se reuniam em grupos formados aleatoriamente, para constituírem uma party e tentar superar alguns desafios de Final Fantasy XIV.

Também gostei muito de ver as artes desenhadas pelos fãs de Final Fantasy XIV, que ficaram expostas em uma área do enorme espaço reservado para o evento.

Fanfest4
Algumas das artes de autoria da comunidade expostas durante a Fan Fest em Las Vegas

Aliás, a comunidade de Final Fantasy XIV foi um show à parte. Não consegui obter um número exato, mas estimamos que, aproximadamente, 15 mil pessoas estiveram no evento. E muitos ainda ficaram de fora. Para se ter uma noção, era necessário entrar em um sorteio para ter a chance de comprar ingressos para o evento. Durante todo o meu período cobrindo o evento só tenho que elogiar o quão apaixonada essa comunidade é. Mesmo com as longas filas para entrar no evento, sob um sol de mais de 40 graus em Las Vegas, ou com a dificuldade para comprar qualquer item da loja de lembranças, era impossível encontrar alguém que não estivesse contente com tudo que aconteceu ao longo desses dois dias.

A mesma felicidade estava explícita no semblante dos envolvidos no desenvolvimento do jogo. É notável a paixão com que eles dedicam sua vida para realizar o melhor trabalho possível e manter Final Fantasy XIV como um dos melhores MMORPGs de todos os tempos. Com certeza o fato de poder participar de um evento desse porte, após dois anos muito complicados por conta da pandemia de Covid-19, acabou tornando essa Fan Fest ainda mais especial para todos os envolvidos.

Fanfest5
A equipe de Final Fantasy XIV subiu ao palco para agradecer à comunidade

De volta ao evento, o próximo painel tratou de relembrar alguns dos momentos mais marcantes ao longo dos 10 anos de Final Fantasy XIV. Na sequência, a equipe de desenvolvimento relembrou todo o processo de criação de Endwalker, a expansão de Final Fantasy XIV que encerrou o arco da história que acompanhamos nesses 10 anos do game.

Após isso, foi a vez do desfile de Cosplay. Foram diversos participantes e o nível estava altíssimo. É impressionante a dedicação empregada por eles e só tenho a agradecer a todos por serem tão solícitos ao atenderem nossos pedidos por fotos, mesmo após horas sob suas fantasias.

A seguir veio, talvez, um dos melhores momentos do evento. Um concerto de piano, onde clássicos de Final Fantasy XIV foram interpretados pela pianista Keiko, com participação da cantora soprano Amanda Achen. Claro que esse concerto não estaria completo sem a, sempre carismática, participação de Masayoshi Soken, diretor de som e principal compositor da trilha sonora de Final Fantasy XIV.

Fanfest6
A pianista Keiko e a cantora Amanda Achen durante o concerto de piano que aconteceu na Fan Fest de Final Fantasy XIV

Para finalizar o primeiro dia de evento, uma coletiva de imprensa foi concedida por Naoki Yoshida. Yoshi-P, como também é conhecido, respondeu de forma bastante descontraída às perguntas sobre diversos temas abordados no evento, como a nova expansão Dawntrail, alguns momentos especiais ao longo de seus 10 anos trabalhando em Final Fantasy XIV e até sobre o futuro, e novas possibilidades para o game.

O segundo dia da Fan Fest começou com a já tradicional Carta do Produtor. Nessa Carta, de número 78, foram abordados os tópicos sobre o patch 6.5, que receberá o nome de Growing Light, e será lançado em duas partes, sendo a última grande atualização antes do lançamento de Dawntrail.

Em seguida tivemos o evento de PVP, a final regional do Crystalline Conflict 2023, onde 4 times semifinalistas testaram suas habilidades em partidas bastante disputadas. O torneio terminou com a vitória do time Wolfas, que também levou o prêmio de US$ 22.500.

O próximo painel tratou do tema da localização de Final Fantasy XIV em inglês. Para isso, a líder do processo de tradução, Kate Cwynar, subiu ao palco para passar uma visão geral de como funciona todo processo de tradução do jogo. Infelizmente, não houve qualquer aceno de que as tão requisitadas legendas em espanhol e em português brasileiro poderão um dia chegar para Final Fantasy XIV. Mesmo assim, foi interessante acompanhar um pouco mais sobre como o processo de localização de um jogo funciona.

Para encerrar a noite, e o evento, com chave de ouro, tivemos a apresentação do The Primals, a banda de Heavy Metal formada por Masayoshi Soken com outros membros do time de Final Fantasy XIV, como Koji Fox, para interpretar uma releitura bastante única das canções. A apresentação também contou com a participação de Jason Charles Miller e da cantora Amanda Achen. Esse sem dúvida foi um dos ápices do evento, em minha opinião. É impressionante a versatilidade de Masayoshi Soken, e como ele consegue tocar múltiplos instrumentos de diversos gêneros musicais e ainda cativar os fãs com suas performances.

Fanfest9
O palco pronto para receber o show do The Primals

Ao fim, só tenho elogios para tudo que presenciei na Fan Fest de celebração pelos 10 anos de Final Fantasy XIV em Las Vegas.

Mas, além de tudo o que aconteceu na Fan Fest, para tornar a experiência ainda mais memorável, após o encerramento do evento fomos convidados para um concerto da Eorzean Symphony, a orquestra de Final Fantasy XIV. Foram quase 3 horas de apresentação, onde clássicos da trilha sonora de Final Fantasy XIV foram reproduzidos como uma fidelidade impressionante.

Fanfest7
A Eorzean Symphony juntamente com convidados e membros da equipe de Final Fantasy XIV durante o concerto de orquestra em Las Vegas

Para encerrar, gostaria de agradecer pessoalmente à Square Enix pela organização desse excelente evento e pelo convite. A todos os membros do Staff e, principalmente, a Erick Ricardo Gutierrez Amaro, pela sua dedicação e paciência comigo durante o evento. Também gostaria de agradecer ao editor do PSX Brasil, Ivan Nikolai Barkow Castilho, pela oportunidade e confiança em me enviar para um evento desse porte, mesmo eu estando há pouco tempo atuando no site. Aos amigos e companheiros de site Bruno Henrique Vinhadel e Thiago Alencar, por toda a parceria e ajuda. E aos amigos de veículos de mídia da América Latina que estiveram comigo durante a cobertura de todo o evento. Sem a ajuda de todos aqui citados isso jamais seria possível. Foi uma experiência incrível. Muito obrigado!