Battlefield 2042 possui um modo chamado Portal que é como uma grande sandbox, onde os jogadores podem personalizar os jogos para basicamente o que quiserem. E no momento, muitos desses jogos são “fazendas” de XP.

Isso permite que os jogadores subam de nível mais rápido e, assim, desbloqueiem equipamentos melhores com mais rapidez. Alguns dos exemplos disso nem mesmo armam os bots com armas de fogo, apenas os enviam para o campo de batalha com facas para encontrar uma morte rápida.

O que torna este exemplo curioso é que, devido à forma como Battlefield 2042 preenche suas partidas com bots, existem humanos reais que estão procurando por coisas como “fazenda XP” nas listas de servidores e acabando ingressando nesses jogos. Porém, eles acabam entrando para o lado dos bots e surgem com apenas uma faca na mão.

Em resposta, a DICE fez um conjunto complementar de alterações que não apenas “afetam a eficácia dos XP Farming Servers”, mas também funcionam para “liberar mais servidores para o Portal”, de modo que haja menos fazendas XP e maneiras mais exclusivas e interessantes de jogue o jogo.

Porém, mesmo com o aviso da DICE no último dia 12 de novembro, parece que ainda existem esses jogos que estão gerando XP durante o fim de semana.