De acordo com o site Bloomberg, a Sony está se preparando para permitir que o PS5 receba atualizações de armazenamento interno neste inverno brasileiro (metade de 2021), eliminando um gargalo que impede os jogadores de ter mais do que alguns jogos marcantes em seus consoles ao mesmo tempo. A fonte consiste em pessoas informadas sobre o plano.
A adição de suporte para drives adicionais será habilitada com uma atualização de firmware que também desbloqueia velocidades mais altas do ventilador de resfriamento para garantir que o console não superaqueça. O PlayStation 5 vem com um SSD personalizado com cerca de 667 GB disponíveis para armazenamento de jogos, aplicativos e mídia – em um momento em que o último Call of Duty precisa de 133 GB de espaço de instalação e a maioria dos títulos principais ocupa pelo menos 40 GB cada.
O PS5 tem uma arquitetura personalizada que acelera os tempos de carregamento e processamento, mas torna impraticável conectar um disco rígido externo, da maneira típica com que os jogadores adicionam armazenamento. Essa unidade só pode ser usada para jogos de PS4. Após a atualização planejada do firmware, os jogadores precisam apenas tirar uma tampa de plástico do PS5 e anexar uma nova unidade de armazenamento para resolver as limitações atuais.
“Conforme anunciado anteriormente, estamos trabalhando para habilitar a expansão do armazenamento M.2 SSD para o PlayStation 5. O momento não foi anunciado e os detalhes serão compartilhados mais tarde”, disse um representante da Sony quando questionado sobre o assunto.