Trophy Guides

Trophy Guide – Spare Parts

: 1 :10 :2 :0
Total: 13Terminar o jogo: 1 vez, no mínimo
Dificuldade: Muito fácil

Spare Parts é um jogo simpático (leia nossa análise) e barato da PSN que oferece um conjunto completo de troféus, incluindo uma platina que pode ser obtida rapidamente. É possível pegar todos os troféus do jogo em algo em torno de 6 a 8 horas (eu demorei pouco menos de 7), fazendo dele uma ótima opção para os caçadores de troféus. Não se deixe enganar: Spare Parts é um jogo que vale a pena ser jogado por algo além dos troféus, ao contrário de Terminator Salvation e a maioria dos jogos inspirados em filmes de animação.

 

O jogo permite que você acompanhe seu progresso nos troféus de forma simples: no menu de Start é possível entrar em uma opção Trophies e ver quais você já obteu, quais ainda não e quanto falta para obter cada um. É uma facilidade muito bem vinda e que nós gostaríamos que viesse em mais jogos (Dead Space 2 também tinha isso, em um exemplo de jogo maior).

 

Roteiro:

 

1) Termine o jogo

Nessa etapa você irá focar em terminar o tutorial do jogo (que lhe dará 2 troféus de prata rapidamente) para em seguida completar os 4 mundos que compõem o modo principal. A quantidade de fases varia entre os mundos, variando entre 3 e 5, mas todas são fáceis e não devem apresentar nenhum desafio para qualquer jogador. O primeiro mundo não possui um chefe final, enquanto os outros sim, mas nem eles darão muito trabalho para você.

Ainda nessa etapa você deve buscar obter todas as partes da nave que encontrar e que estiverem ao seu alcance. Muitas dependem de habilidades obtidas mais pra frente no jogo ou exigem de 2 controles, então pegue o que puder para agilizar o processo. Quando você voltar às fases, seu trabalho será mínimo.

Com o dinheiro adquirido normalmente no jogo vá incrementando suas habilidades comprando upgrades. Além de adiantar o processo da Etapa 3 abaixo, você irá ficar mais resistente aos ataques inimigos e conseguirá derrotá-los mais facilmente.

 

2) Encontre todas as partes da nave que faltam

Depois do passo anterior você voltará aos mundos usando a Seleção de Capítulos do jogo. Felizmente é indicado para cada fase quantas partes estão faltando, então você saberá exatamente quais já completou e quais ainda faltam. Muitas peças exigem apenas habilidades novas adquiridas, então você deverá pegá-las sem problemas, já que elas estão sempre à vista.

Algumas peças necessitam de 2 jogadores para serem obtidas. Se você tiver um amigo, localmente ou online, que possa ajudá-lo, jogue com ele. Caso contrário basta usar 2 controles você mesmo. Geralmente você só precisará ativar um botão com um personagem e pegar a peça com outro, então não será nada sobre-humano.

 

3) É hora do grind

Definitivamente o passo mais chato, você deverá acumular 1.000.000 de créditos dentro do jogo para conseguir o troféu relacionado. Mesmo que você use o dinheiro para melhorar suas habilidades o valor acumulado não se perde, então vá ganhando dinheiro e assim que tiver o suficiente compre os upgrades das habilidades, sem esquecer de comprar as 20 artworks disponíveis.

A melhor fase para buscar esse troféu é a Jungle Approach – Zone 1. Eu recomendo que a habilidade Parts Thrower (tiro usando R2) seja incrementada ao máximo, pois assim você só precisa apertar R2 em direção aos inimigos e eles morrerão facilmente, não sendo necessário bater fisicamente neles até que eles morram. A estratégia exata de como chegar a 1 milhão será dada mais abaixo.

 

4) Parabéns

Depois de obter as 100 peças, todos os upgrades e as artworks, além de chegar a 1 milhão de créditos, você terá mais uma platina para a sua coleção.

 

01. Platinum Trophy
Platina 
Obtenha todos os outros troféus do jogo para conquistar esse.
 
02. Doing My Part
Prata 
Complete o tutorial e obtenha sua primeira habilidade, Power Arms, para ganhar o troféu.
 
03. Tutorial’d!
Prata 
Complete o tutorial "Program 1 – Basic Controls" para ganhar o troféu. Basta seguir as instruções, pular entre as plataformas e derrotar os inimigos.
 
04. Jungle Master
Ouro 
Relacionado à história. Complete o primeiro mundo, Jungle Approach. Não há um chefe ao final da fase, então não há mistério para completar esse mundo. Derrote todos os inimigos para ganhar mais créditos, busque todas as peças da nave que puder pegar e em pouco tempo você terminará as 5 fases desse mundo.
 
05. Cave In
Ouro 
Relacionado à história. Complete o segundo mundo, Monkey Cave. Esse mundo possui um chefe, a Spider-Monkey Queen. O segredo para enfrentá-la é nunca ficar na frente dela, perto dos vários ovos no canto inferior direito da área de jogo. Fique sempre dos lados e atrás dela. Uma mão de pedra atrás dela é o segredo para continuar a luta.

Sempre que a mão estiver levantada, pule sobre ela e aperte quadrado para bater no chão e liberar um dos ovos do centro da arena. Assim que esse ovo estiver sem uma teia protegendo-o, use seus Power Arms para empurrá-lo para uma das passarelas que saem da plataforma. Empurre até o final para a rainha esmagá-lo e levar dano.

 
06. The sky is a new shade of doom
Ouro 
Relacionado à história. Complete o terceiro mundo, Vista Cliffs. O chefe não tem segredo, basta usar a habilidade apropriada em cada uma de suas pernas (se não souber qual usar, ative o Raio-X e um ícone indicará) para colocá-lo em chamas. Assim que ele estiver a ponto de explodir, saia da arena para não levar dano.
 
07. Crashdown
Ouro 
Relacionado à história. Complete o quarto mundo, Ancient Temple. Há duas batalhas com chefes nesse mundo. Na primeira, ao redor de plataformas circulares, você deve desativar os três geradores para parar os anéis giratórios. Após parar todos, um inimigo do tipo Elite sairá do escudo para atacá-lo, derrote-o para dar continuidade à batalha. Repita isso três para ter acesso ao chefe, use então seus Power Arms para destruir o pilar que o sustenta. Quando o pilar reduzir ao máximo, use o gerador da direita para acertar o chefe e vencer a luta.

Ao final do mundo você irá enfrentar o chefe do jogo, Krung, juntamente com vários inimigos comuns. Concentre-se no chefe e espere o escudo dele sumir (acontece de tempos em tempos) para acertá-lo e causar dano gradativamente. Após ele perder o escudo, atraia-o para perto do fogo, do lado direito da arena, e use seus Power Arms ou algum outro ataque para empurrá-lo para as chamas e então vencer a luta.

 
08. All Systems Go
Ouro 
Relacionado à história. Obtenha todas as habilidades do jogo. Todas são obrigatórias e necessárias para progredir no jogo. Depois de conseguir as botas voadoras na Zona 2 do mundo Vista Cliffs o troféu será seu.
 
09. Legendary
Ouro 
Relacionado à história. Vença o chefe final (de novo). Essa batalha acontece dentro da nave, após você iniciar os sistemas de decolagem. No hangar da nave você enfrentará Krung e deverá evitar que ele chegue até o buraco no chão, no final do hangar. Para empurrá-lo, use o Raio-X nele para identificar sua fraqueza atual e use essa habilidade para ele voltar para o fundo. Quando ele estiver longe do buraco, use as habilidades nos painéis perto da porta do hangar, um por vez. Após ativar os 3, volte para o buraco e ative a porta do hangar. Usando as botas magnéticas, dê a volta no anel metálico, chegue até Krung e dê um soco para ele voar para o espaço, terminando definitivamente o jogo.
 
10. Blingbot
Ouro 
Acumule 1.000.000 de créditos. É o troféu mais demorado do jogo, mas felizmente há uma maneira de acelerar sua obtenção. Com todas as habilidades maximizadas (dê preferência para a Parts Thrower), vá para a Zona 1 do mundo Jungle Approach. Colete todas as moedas e derrote todos os inimigos apenas com o R2 para facilitar sua vida. Percorra todo o mapa, até o final, colete tudo que encontrar, quebre todos os itens do cenário que dão moedas, vá na área co-op perto do final e derrote os 3 inimigos para ganhar muitos créditos. Acabou com todos os inimigos? Certo, agora você tem uma boa quantidade de dinheiro.

Volte para o meio do mapa e encontre um poço tampado. Quebre essa tampa com um ataque físico, e então vá na cabeça de estátua no fundo da tela. Quebre-a e entre na caverna, onde há muitos inimigos e toneladas de moedas de ouro e prata. Derrote todos e pegue tudo que puder, procurando em todos os cantos. Quando terminar, saia e note que os inimigos voltaram. Derrote os que estão perto do poço, os perto da saída e os da área co-op para ganhar créditos. Se você entrar e sair da caverna os inimigos voltam fora dela, então repita isso até quando quiser.

O que eu fiz foi seguir essa técnica até acumular 100.000 créditos na fase. Então eu a terminava e voltava para o hub, para então ir na mesma fase novamente para poder pegar as moedas dos inimigos dentro da caverna novamente. Seguindo essa dica, o milhão virá em pouco tempo.

 
11. Shop-o-bot
Ouro 
Adquira todas as artworks do jogo. São 20 no total e somadas elas custam apenas 19.500 créditos, então nem se preocupe em não ter dinheiro para comprá-las.
 
12. Better Stronger Faster
Ouro 
Adquira todos os upgrades das habilidades (menos o medidor de energia e o Parts Thrower). No total são necessários 428.000 créditos para comprar tudo, então faça isso aos poucos durante o jogo normal, focando no Power Arms e na Rocket Boots primeiro. Na sua busca por 1 milhão de créditos eventualmente você irá conseguir todo o dinheiro que precisa para esses upgrades.
 
13. Ship’s Engineer
Ouro 
Adquira todas as 100 peças da nave. A maioria delas é facilmente obtida ao seguir o jogo normalmente. Outras exigem dois jogadores (ou um jogador com 2 controles) ou alguma habilidade adquirida posteriormente. Na tela de seleção de fases é possível ver quantas peças faltam em cada uma das Zonas dos mundos, então não será problema obter todas. As peças estão todas em lugares óbvios e/ou visíveis, sendo bem fáceis de serem obtidas.

Caso queira ajuda com as peças, os canais dos usuários PewableShift e samdaman118 no YouTube possuem vídeos mostrando a localização das peças.