
 
  3
 3  6
 6  40
 40Total: 50
Troféus que podem ser perdidos:
Troféus bugados: Nenhum
Terminar o jogo: 2 vezes, no mínimo
Tempo estimado: 30 horas
Dificuldade: Médio
Bem-vindo ao guia de troféus de Metro Exodus. Assim como seus antecessores o jogo possui uma lista de troféus relativamente tranquila. Serão necessárias duas jogadas completas para obter os dois finais do jogo.
É recomendado que jogue a primeira vez na dificuldade normal, ou inferior, para se familiarizar com os mapas e mecânicas. Na sua primeira jogada é melhor ir para o final BOM do jogo. Para isso, se concentre em tomar atitudes boas durante todo o percurso, não mate inocentes ou inimigos que se renderem e no Capítulo Taiga não mate ninguém. Explore todo o mapa para salvar prisioneiros e coletar melhorias para o Artyon.
Se atente para os troféus perdíveis: Duke, Damir, Alyosha e Força Total. Todos eles devem ser feitos na sua jogada que for focada no final BOM do jogo, para não correr o risco de ter que jogar uma terceira vez.
Sua segunda jogada será para limpar o que ficou para trás e também terminar no modo Patrulheiro difícil. De preferência para fazer o final ruim nesse modo pois os inimigos são mais alertas e é mais difícil passar furtivamente.
 01. Platinum Trophy / Troféu de Platina
01. Platinum Trophy / Troféu de Platina Platina
 PlatinaConsiga todos os troféus e levará mais essa platina.
 02. Brakeman / Técnico Ferroviário
02. Brakeman / Técnico Ferroviário Bronze
 Bronze
Quando você for enviado por Miller para o outro trem durante a sequência final do capítulo MOSCOU, você perceberá umas alavancas vermelhas na transição de um vagão para o outro (no total serão duas alavancas). Chegue perto dessas alavancas e interaja usando quadrado para desacoplar os vagões, ganhando assim este troféu.
 03. Exodus / Êxodo
03. Exodus / Êxodo Bronze
 BronzeVirá através da progressão normal da história ao completar o capítulo MOSCOU.
 04. Aurora
04. Aurora Bronze
 BronzeVirá através da progressão normal da história durante o capítulo INVERNO, após sintonizar o rádio
 05. Regatta / Regatas
05. Regatta / Regatas Bronze
 BronzeVirá através da progressão normal da história durante o capítulo o VOLGA.
 06. Railwayman / É o bonde do Artyon
06. Railwayman / É o bonde do Artyon Bronze
 BronzeVirá através da progressão normal da história durante o capítulo o VOLGA.
 07. Friend of the Crew / Amigo da Tripulação
07. Friend of the Crew / Amigo da Tripulação Bronze
 BronzeDurante o capítulo o VOLGA, quando retornar ao trem após a sequencia inicial da igreja e falar com Miller, converse com alguns membros da tripulação (Idiot e Damir) e também com a recém-chegada pequena Nastya e eles pedirão que você encontre alguns objetos (violão para Stepan e o Ursinho da Nastya). Após receber os pedidos, as localizações dos itens ficarão marcados no seu mapa. Vá até os locais e colete os itens e receberá o troféu.
 08. Long distance passenger / Passageiros de Longa Viagem
08. Long distance passenger / Passageiros de Longa Viagem Bronze
 BronzeVirá através da progressão normal da história durante o capítulo VOLGA.
 09. Fisherman / Pescador
09. Fisherman / Pescador Bronze
 BronzePara este troféu você terá que matar o enorme peixe que fica atormentando durante todo o capítulo o VOLGA. Porém isso pode ser feito apenas na parte final do capítulo em um local específico. Essa possibilidade virá durante a sequência do depósito onde você irá buscar o Trólebus. Bem para o final do depósito você chegará ao local aonde libera o Trólebus através de um mecanismo. Próximo dessa sala, haverá um outro mecanismo com um sino para ser puxado e alguns corpos pendurados. Apenas toque o sino para atrair o Bagre e baixe um dos corpos na água para distrai-lo e finalizar-lo puxando a alavanca para ativar a armadilha.
 10. Duke
10. Duke Prata
 Prata

Um dos troféus perdíveis do jogo, mas se você seguir a dica de focar no final bom na sua primeira jogada não deverá ter problemas. Esse troféu virá ao final da fase o VOLGA, considerando que você teve atitudes consideradas boas durante todo o capítulo. Explore todo o mapa, não mate inimigos que se renderem, salve prisioneiros durante sua exploração, não mate npcs inocentes, entregue o violão para Stepan e o ursinho para Nastya e passe a sequencia final da Ponte sem matar ninguém e sorrateiramente. Caso por algum detalhe você não consiga manter Duke vivo, é recomendado que jogue todo o capítulo novamente já que isso bloqueará o troféu Força Total definitivamente.
 11. Lower the Bridge / Abaixem a Ponte!
11. Lower the Bridge / Abaixem a Ponte! Bronze
 BronzeVirá através da progressão normal da história ao completar o capítulo o VOLGA.
 12. Righteous vengeance / Vingança Justificada
12. Righteous vengeance / Vingança Justificada Bronze
 Bronze
Durante a fase YAMANTAU mate 90 canibais para ganhar esse troféu. Você terá oportunidade de matar o número suficiente no decorrer da fase, mas caso queira garantir o troféu sem correr riscos pode fazer um farm no ínicio do capítulo aonde os inimigos nascem infinitamente, basta não entrar no elevador quando ele estiver liberado. Se por um acaso você concluir a fase sem atingir o número necessário basta deixar para fazer na segunda jogada necessária para a platina pois o número é acumulativo.
 13. Spoiled dinner / Jantar Estragado
13. Spoiled dinner / Jantar Estragado Bronze
 BronzeVirá através da progressão normal da história ao completar o capítulo YAMANTAU.
 14. Driver / Motorista
14. Driver / Motorista Bronze
 BronzeVirá através da progressão normal da história no início da fase o CASPIO quando liberar o carro.
 15. Carmaheddon / Carragedom
15. Carmaheddon / Carragedom Bronze
 BronzeDeve ser feito durante a fase o CÁSPIO. Use o veículo para atropelar 50 inimigos, sejam monstros ou humanos.
 16. Roller Coaster / Montanha-russa
16. Roller Coaster / Montanha-russa Bronze
 BronzeDurante a fase do deserto, Miller pedirá que você consiga água para a tripulação. Ao chegar no local do oásis, após entrar na caverna você notará uma série de baldes grandes que ficam coletando água e levando para a parte alta como se fosse um elevador. Evitando os inimigos, aproxime-se sorrateiramente dos baldes e interaja para subir em um deles e liberar este troféu.
 17. Complete road map / Mapa Completo
17. Complete road map / Mapa Completo Bronze
 BronzeVirá através da progressão normal da história durante a fase o CÁSPIO.
 18. Damir
18. Damir Prata
 Prata

Outro troféu perdível da história, mas que deve vir naturalmente caso você siga a dica de terminar a primeira jogada focando no final bom do jogo e fique atento a determinados detalhes durante a fase o CÁSPIO. Logo no início do capítulo não mate o bandido que fica no primeiro posto avançado, opte por nocauteá-lo. Durante o capítulo explore o mapa sem matar nenhum inimigo que se render. Não mate nenhum escravo durante todo o capítulo. Libere os escravos nas prisões. Encontre a foto quando entrar na bunker quando for buscar os mapas e a entregue a Guil. Passe a missão de obter a água de forma sorrateira. Na missão final ajude o escravo sendo espancado dentro de uma sala.
Esse é provavelmente o troféu mais fácil de ser perdido de todo o jogo, As vezes os escravos se misturam com inimigos e você pode acabar matando algum sem perceber. Se em algum momento você perceber que a tela piscou branca e preta alertando uma atitude ruim, imediatamente recarregue o último checkpoint para evitar riscos. Se no final do capítulo Damir não for junto com a tripulação, é recomendado que você jogue o capítulo inteiro novamente antes de prosseguir, para não perder o troféu FORÇA TOTAL ao final do jogo.
 19. New order / Nova ordem
19. New order / Nova ordem Bronze
 BronzeVirá através da progressão normal da história ao terminar o capítulo o CÁSPIO.
 20. Gor’ko! / Gorko!
20. Gor’ko! / Gorko! Bronze
 BronzeVirá através da progressão normal da história durante o capítulo VERÃO.
 21. Decommunization / Descomunização
21. Decommunization / Descomunização Bronze
 BronzeLogo no início do capítulo TAIGA você encontrará algumas estátuas pelo caminho normal da história. Destrua a maior estátua na entrada do acampamento de crianças com seu golpe corpo a corpo.
 22. Master of the Forest / Mestre da floresta
22. Master of the Forest / Mestre da floresta Bronze
 BronzeNo curso normal do capítulo TAIGA você chegará numa igreja, onde haverá alguns túmulos próximos com alguns itens para serem coleados e você será surpreendido pelo urso. É possível progredir essa parte sem enfrenta-lo, porém, para este troféu você precisa acerta-lo até que ele fuja. Para isso faça uso de coquetéis molotovs, flechas explosivas e tente manter uma média distância.
 23. 5 o’clock / Cinco da tarde
23. 5 o’clock / Cinco da tarde Bronze
 BronzeNo curso normal da história você chegará num local onde encontrará esse sujeito peculiar. Ao invés de progredir o caminho tome parte nas conversas do Almirante e ele eventualmente lhe convidará para se sentar. Siga a conversa e participe de toda a sequência do chá até que o almirante pegue no sono, ganhando assim o troféu.
 24. Forest Child / Filho da Floresta
24. Forest Child / Filho da Floresta Bronze
 BronzePartindo da intenção de focar a primeira jogada no modo normal e no final bom do jogo, esse troféu pode ser feito com certa tranquilidade até no modo normal. Você deverá passar a fase inteira de TAIGA sem atacar ninguém ou sequer ser notado. Faça saves manuais a todo momento e caso seja notado imediatamente reinicie seu save.
 25. Alyosha
25. Alyosha Prata
 Prata

Mais um troféu perdível. Para obte-lo será necessário completar a fase a TAIGA tomando boas decisões e sem matar ninguém. Salve o prisioneiro do lobo no início do level. Passe os acampamentos de forma sorrateira e sem matar ninguém. Salve o prisioneiro no acampamento pirata. Se ao final do capítulo você assistir a cena que Alyosha toma um tiro, é recomendado rejogar o capítulo antes de progredir para evitar a perda o troféu FORÇA TOTAL.
 26. Sword of Damocles / Espada de Dâmodes
26. Sword of Damocles / Espada de Dâmodes Bronze
 BronzeVirá através da progressão normal da história ao terminar o capítulo o TAIGA.
 27. Putrification / Putrefação
27. Putrification / Putrefação Bronze
 BronzeVirá na progressão normal da história durante a fase CIDADE MORTA.
 28. Guide / Guia
28. Guide / Guia Prata
 PrataNo curso normal da história, ao chegar no capítulo da CIDADE MORTA, você vai se deparar com uma espécie de mutante que se assemelha a um gorila e que são incapazes de enxergar. Apenas siga pelo level sem mata-los e você ganhará este troféu após encontrar os remédios.
 29. Full Strength / Força Total
29. Full Strength / Força Total Ouro
 Ouro

Virá ao final da história caso você tenha seguido a linha de atitudes boas durante todo o jogo e conseguido os troféus DUKE, DAMIR e ALYOSHA. É um troféu perdível e dependendo de qual membro da tripulação você não salvou pode ser necessária uma terceira jogada para obter a platina. Caso não queira correr riscos, siga os conselhos dados no roadmap deste guia e também na descrição de cada um dos troféus relacionados aos membros da tripulação e complete o jogo pela primeira vez tomando sempre atitudes boas.
 30. Hardcore / Dificílimo
30. Hardcore / Dificílimo Ouro
 OuroComplete o jogo na maior dificuldade. Para facilitar deixe para sua segunda jogada quando você estiver mais adaptado ao jogo. Algumas mudanças são notáveis nesse modo: os recursos são mais escassos e possuem um limite que você pode acumular. Alguns elementos são desligados na HUD, você não consegue saber o que obteve ao coletar recursos e nem quanto possui de munição. Os inimigos são mais atentos, resistentes e causam mais dano. Indicadores de itens na sua tela são ofuscados e mais difíceis de serem notados. Os saves manuais são desabilitados.
O mais importante aqui é se concentrar em progredir no jogo, não é necessário explorar todo o mapa, então fique nos objetivos principais. Tente passar sorrateiramente para evitar alguns encontros e conservar munição e kits médicos. Além disso, caso siga o conselho de deixar esse troféu para sua segunda jogada junto com o final ruim do jogo, não esqueça de tomar algumas atitudes ruins durante o jogo.
 31. Eternal Voyage / Viagem Eterna
31. Eternal Voyage / Viagem Eterna Prata
 Prata
Relacionado ao final ruim do jogo. Para ativar esse final tome atitudes ruins durante o jogo. Mate inocentes, mate inimigos que se renderem, não ajude npcs, seja um mau caráter de todas as maneiras. Não salve os escravos e mate-os durante o capítulo CÁSPIO. Mate inimigos durante o capítulo TAIGA. Ao final dos capítulos VOLGA e CÁSPIO tenha certeza que você não conseguiu manter Duke e Damir na tripulação e que Alyosha se machucou ao final do capítulo TAIGA.
 32. Your Destination / Seu Destino
32. Your Destination / Seu Destino Prata
 Prata
Relacionado ao final bom do jogo. Para ativar esse final tenha atitudes boas durante o jogo. Você saberá que teve uma boa atitude quando a tela der um pequeno flash branco. Para esse final evite matar inocentes e inimigos que se renderem. Ajude npcs e prisioneiros. Dê preferência para passar sorrateiramente e sem matar inimigos em missões principais. Não mate escravos no capítulo CÁSPIO e salve-os quando puder. Não mate ou atordoe inimigos no level TAIGA. Ao final dos capítulos VOLGA e CÁSPIO tenha certeza que você conseguiu manter Duke e Damir na tripulação e que Alyosha não se machucou ao final do capítulo TAIGA.
 33. Professsional / Profissional
33. Professsional / Profissional Bronze
 BronzeBasta matar ao menos um inimigo com cada arma do jogo. Armas brancas não contam. No total são 10 armas, sendo elas:
Revolver
A-shot
Shambler
Bastard Gun
Kalash
Bulldog
Gatling
Valve
Tikhar
Helsing (crossbow)
 34. Gunsmith / Armeiro
34. Gunsmith / Armeiro Bronze
 BronzeConforme for progredindo no jogo vá desmontando as armas que encontrar para obter os modificadores que estiverem instalados. Para identificar mais facilmente se as armas encontradas possuem modificadores não encontrados ainda basta notar se no ícone da arma há HUD há algum item laranja. Quando tiver encontrado modificadores de cada categoria, entre elas mira, carregador, supressor, etc, basta instalar modificadores das 5 categorias em uma única arma para ganhar o troféu.
 35. Tidyman / Mania de Limpeza
35. Tidyman / Mania de Limpeza Bronze
 BronzeAo longo de sua jornada você encontrará recursos químicos explorando os mapas. Você pode utiliza-los para criar itens, mas também para limpar as armas que forem ficando sujas. Isso pode ser feito em mesas de criação espalhadas pelo mapa. Considerando que será necessário terminar o jogo duas vezes para a platina, esse troféu é acumulativo e deve vir na sua segunda jogada se você sempre se preocupar em limpar as armas. Você pode até fazer um pequeno farm no capítulo VOLGA. Basta equipar suas 3 armas e pular no rio até que elas fiquem sujas, em seguida vá até a mesa de criação mais próxima e efetue a limpeza. Depois é só repetir.
 36. Handyman / Faz-tudo
36. Handyman / Faz-tudo Bronze
 BronzeDeve vir naturalmente durante a jornada. Basta sempre ficar criando itens com os recursos que encontrar. Filtros de ar, kits médicos, munição, etc. É um troféu acumulativo, então caso não venha na primeira jogada com certeza virá na segunda, pois na dificuldade hardcore você terá que criar itens com mais frequência.
 37. Dressed for Success / Vestido para impressionar
37. Dressed for Success / Vestido para impressionar Bronze
 BronzeOs aprimoramentos são encontrados em VOLGA (8 equipamentos) e CÁSPIO (cinco equipamentos). Trata-se de um troféu acumulativo e mesmo que você não tenha encontrado todos equipamentos na primeira jogada poderá obter o troféu na segunda jogada mesmo que os equipamentos não sejam carregados para o New Game. Para facilitar siga o vídeo para ver todas as localizações.
 38. Martian / Marciano
38. Martian / Marciano  Bronze
 BronzeDurante o jogo, em algumas áreas será necessário equipar a máscara de gás e você será atacado por inimigos. Quando sua máscara for danificada aparecerá uma mensagem alertando para que a conserte apertando L1, fazendo isso ganhará o troféu.
 39. Último Suspiro / Last Breath
39. Último Suspiro / Last Breath  Bronze
 BronzeAo longo do jogo você passará por áreas aonde será necessário o uso de máscara de gás. Em uma dessas áreas deixe seus filtros acabarem e o Artyon começará a tossir e a sufocar. Abra sua mochila para criar um novo filtro e o instale na máscara.
 40. Antibiotic / Antibiótico
40. Antibiotic / Antibiótico Bronze
 BronzeVocê encontrará muitos mutantes durante o jogo, então esse troféu deve vir naturalmente. Ele é acumulativo então não se preocupe caso não venha na primeira jogada.
 41. Stand back / Mantenha a distância
41. Stand back / Mantenha a distância Bronze
 BronzeO jogo não especifica a distância correta, mas por experiência essa distância não é tão longa assim. Os capítulos VOLGA e CÁSPIO oferecem diversas oportunidades para esse troféu. Logo no início do capítulo VOLGA, ao voltar da igreja você verá uma carcaça de avião, dentro desta fuselagem há uma mira de 4x da AK, ela serve perfeitamente para fazer este troféu. Também é um troféu acumulativo, então pode ser feito ao longo das duas jogadas. Prefira fazer em mutantes que ficam vagando pelo mapa para não correr riscos de perder pontos de moral.
 42. Silent marksman / Atirador Silencioso
42. Silent marksman / Atirador Silencioso Bronze
 BronzeVocê ganhará a Tikhar no capítulo VOLGA após falar com o Miller para prosseguir na história. Apenas mate 30 inimigos com essa arma para obter o troféu.
 43. Robin Hood
43. Robin Hood Bronze
 BronzeA besta é encontrada logo no início da fase TAIGA. Mate 30 inimigos com essa arma para obter este troféu. Faça na jogada que for fazer o final ruim do jogo.
 44. Headhunter / Exterminador
44. Headhunter / Exterminador Bronze
 BronzeMate 300 inimigos humanos, caso não venha naturalmente em sua primeira jogada não se preocupe, pois o número é acumulativo e pode ser obtido na segunda jogada mais facilmente, quando você for atrás do final ruim do jogo.
 45. Saboteur / Sabotador
45. Saboteur / Sabotador Bronze
 BronzeDurante o jogo, aproxime-se de inimigos e use o golpe corpo a corpo para matar ou atordoar 50 inimigos.
 46. Kaleidoscope / Caleidoscópio
46. Kaleidoscope / Caleidoscópio Bronze
 BronzeO rifle pode ser encontrado no capítulo CÁSPIO. Caso você tenha seguido o vídeo para encontrar todos os equipamentos de Artyon, já terá nesse ponto a visão noturna. Apenas equipe sua máscara, a visão noturna e com sua sniper mate três inimigos.
 47. Firebird / Dragão
47. Firebird / Dragão Bronze
 BronzeDemônios são inimigos que se assemelham a morcegos gigantes e normalmente ficam voando. Podem ser encontrados nos capítulos VOLGA E CÁSPIO. O melhor momento para fazer este troféu é em VOLGA na hora que for coletar o ursinho de pelúcia. O urso estará dentro de um ninho, vigiado por um desses bichos. Você poderá se aproximar sorrateiramente e usar um molotov para incendiar o demônio. Caso tenha perdido esse momento, durante o capítulo CÁSPIO há mais alguns ninhos de demônios.
 48. Librarian / Bibliotecário
48. Librarian / Bibliotecário Prata
 PrataDiários são coletáveis espalhados pelo mapa. O progresso é acumulativo e pode ser feito inclusive através de seleção de capítulos caso tenha deixado algum passar. Para facilitar siga o vídeo.
 49. Old world pictures / Fotos do Velho Mundo
49. Old world pictures / Fotos do Velho Mundo Bronze
 BronzeCartões-postais são coletáveis espalhados pelo mapa. O progresso é acumulativo e pode ser feito inclusive através de seleção de capítulos caso tenha deixado algum passar. Para facilitar siga o vídeo na descrição do troféu Bibliotecário.
 50. Join us on air / Fique ligado
50. Join us on air / Fique ligado Bronze
 BronzeDurante o jogo, você terá oportunidade de mexer no rádio dentro do trem. Apenas vá sintonizando até encontrar uma música e o ganhará o troféu.



