Trophy Guides

Trophy Guide – Borderlands 2

Borderlands 2 é um jogo do qual eu gostei muito e no qual eu considero um prazer gastar umas boas dezenas de horas em busca do troféu de platina. O jogo tem alguns troféus que podem ser um pouco difíceis para alguns, mas no geral é um jogo bem tranquilo para conseguir troféus, considerando apenas a dificuldade.




Logotipo do jogo
Platina Ouro2 Prata9 Bronze39

Total: 51

Troféus que podem ser perdidos: Nenhum

Troféus bugados: 1

Terminar o jogo: 1 vez e meia, no mínimo
Tempo estimado para platinar: 50 a 80 horas, dependendo de habilidade e sorte
Dificuldade: Média

Borderlands 2 é um jogo do qual eu gostei muito (confira a nossa análise do jogo) e no qual eu considero um prazer gastar umas boas dezenas de horas em busca do troféu de platina. O jogo tem alguns troféus que podem ser um pouco difíceis para alguns, mas no geral é um jogo bem tranquilo para conseguir troféus, considerando apenas a dificuldade.

Apesar de não ser tão difícil, conseguir alguns troféus pode ser extremamente chato: você depende de eventos aleatórios para completar alguns objetivos e ganhar esses troféus. Falarei mais sobre isso em breve.

Das 4 classes disponíveis para o jogador (5 se você considerar a Mechromancer, mas ela não vem no jogo padrão, sendo um DLC pago, então ela vai ficar de lado), todas permitem que você conquiste a maioria dos troféus do jogo. Apenas 4 troféus exigem que você use todas as classes básicas, mas mesmo eles são tranquilos de serem obtidos. Em suma: jogue com qualquer personagem que quiser, escolha o que mais lhe agradar, e você vai conseguir a maioria dos troféus do jogo.

Um roteiro simples para buscar a platina seria:

 

1) Termine o jogo pela primeira vez

Escolha a sua primeira classe, que será a sua principal e com a qual você pegará em torno de 48 dos 51 troféus do jogo. Você pode jogar sozinho, em split-screen com outra pessoa ou mesmo online com mais 3 amigos; a escolha é sua. Quanto mais jogadores num time, mais difícil fica o jogo mas também melhores serão as recompensas das missões e o loot deixado pelos inimigos e encontrados em baús.

O jogo é composto de missões principais, relacionadas à história, e missões opcionais, que ajudam você a conseguir XP, dinheiro e itens melhores. Nenhuma missão pode ser perdida, então se você quiser completar todas as missões da história e deixar as opcionais por último, a escolha é sua. Porém, minha recomendação é: complete todas as missões opcionais que você tiver disponíveis antes de completar uma missão de história. Dessa forma, você vai ganhar níveis que com certeza ajudarão você no jogo, que fica sensivelmente mais difícil quanto mais se aproxima do final. Também é legal tentar realizar missões da mesma área de uma só vez, para ganhar tempo e evitar idas e vindas desnecessárias entre as áreas do jogo.

Nesta etapa você deve tentar realizar todos os Challenges do jogo que não sejam relacionados a áreas específicas (mais explicações na descrição do troféu "Challenge Accepted"). Também deve ficar de olho em alguns troféus que dependem de sorte, como o "Cute Loot", "Definitely An Italian Plumber" e o próprio "Challenge Accepted".

Também fique atento para os itens que você recebe ao longo do jogo: você vai precisar de vários itens de nível roxo, rosa-choque ou alaranjado para conseguir o troféu "Decked Out". Para isso, você vai precisar de 4 armas, um escudo, uma granada, um class mod e uma relíquia dessas cores, tudo isso equipado ao mesmo tempo. Caso encontre itens roxos que não vai usar, guarde-os no cofre disponível em Sanctuary até que possa equipar todos os itens necessários e ganhar o troféu. O item mais difícil de conseguir é, de longe, a relíquia, e você só deve conseguir uma na próxima etapa desse roteiro.

Você também deverá se preocupar em explorar exaustivamente todas as áreas do jogo para os vários troféus relacionados à exploração. Basicamente, ande por todas as áreas que passar e não deixe nenhuma área do mapa sem estar preenchida. Certifique-se a cada nova área que encontrar que todo o mapa dela está revelado, sem nenhuma parte escurecida. Se fizer isso aos poucos, conforme avança no jogo, terá muito menos trabalho do que se deixasse tudo para o final.

Ao final do jogo, depois de derrotar o chefe final, você deverá estar entre os níveis 30 e 35, em média. Você já deve ter a maior parte dos troféus do jogo, restando apenas alguns que exigem sorte e/ou dedicação e paciência. Você também já poderá ter completado todas as missões principais e opcionais, mas provavelmente uma estará faltando, e ela é relacionada ao troféu "Thresher Thrashed".

 

2) Jogue no True Vault Hunter Mode

Depois de matar o último chefe na etapa anterior, você pode dar "Continue" no seu jogo através do menu principal, e lhe será oferecida a opção de jogar no True Vault Hunter Mode (TVHM), que é o nome do "New Game +" de Borderlands 2. Nesse modo os inimigos já começam no nível 32 ou em torno disso e são muito mais difíceis de matar e causam mais dano que o normal. Você pode completar todas as missões (principais e opcionais) novamente, e nessa etapa o seu principal objetivo é chegar ao nível 50 com seu personagem principal e pegar o troféu "Capped Out…For Now".

Vale ressaltar que a qualquer momento você pode alternar entre o modo de jogo normal e o TVHM. No menu principal do jogo, apertando [t] você pode carregar qualquer personagem que já tenha criado no jogo, até mesmo o personagem que você está usando no momento. Para alternar entre os modos, carregue novamente seu personagem e siga os passos indicados na tela. Em algum momento o jogo irá perguntar se você quer jogar no Normal ou TVHM, então basta escolher o modo que quiser.

 

3) Mate o Terramorphous

Depois de chegar ao nível 50, você vai poder enfrentar o "raid boss" de Borderlands 2, Terramorphous the Invincible. Ele é o chefe mais difícil do jogo e é acessado através de uma missão opcional dada pela Patricia Tannis em Sanctuary depois que você derrota o chefe final do jogo.

Você deve enfrentá-lo no modo Normal, caso não tenha terminado o jogo no TVHM, então volte seu jogo para o Normal, aceite a missão da Tannis caso ainda não o tenha feito, e se dirija para a área do chefe. Note que você precisa de pelo menos 4 unidades de Eridium para poder enfrentar ele, então confirme que tem o suficiente antes de prosseguir. Mais informações na descrição do troféu "Thresher Thrashed".

 

4) Limpeza

Depois de derrotar o Terramorphous, é hora de ir atrás dos poucos troféus que devem lhe faltar. Especificamente, os troféus de classe "Sabre Rattler", "Phased and Confused", "So Much Blood!" e "Unseen Predator" e alguns outros eventuais que podem restar.

Para os troféus de classe você vai precisar de ter personagens com níveis de experiência variável: o mínimo é nível 5 para o Commando e para a Siren; nível 25 com o Gunzerker e nível 31 com o Assassin. Caso fosse jogar normalmente com cada uma dessas classes, você iria gastar algumas dezenas de horas a mais que o normal. Você pode fazer isso, caso queira experimentar todas e aproveitar Borderlands 2 ao máximo. Contudo, há um pequeno e simples truque para ganhar níveis rapidamente, e envolve uma missão opcional específica do jogo.

Na área "Tundra Express" do jogo você vai conhecer a personagem Tiny Tina, que participa da história principal do jogo. Conforme for completando as missões, você receberá dela a missão opcional "You Are Cordially Invited", que deverá completar. Após completada, a missão "You Are Cordially Invited: RSVP" será habilitada, e essa é a missão que você vai precisar para fazer o truque. Não faça ela de forma alguma caso queira fazer o truque.

Você deve iniciar a missão e deverá obter o objetivo de ir atrás do personagem "Flesh Stick", que está em uma área próxima de Tiny Tina. Nesse ponto, comece um jogo split-screen com o primeiro controle sendo seu personagem principal, e o segundo controle sendo o personagem que você deseja evoluir rapidamente. Você pode carregar um personagem já criado, ou pode criar um nesse momento. Você então terá dois personagens para controlar, e deve ir atrás de Flesh Stick com seu personagem principal, deixando o novo personagem próximo de Tiny Tina.

Quando encontrar Flesh Stick, o normal seria você guiá-lo até a caverna de Tina, mas o que você vai fazer é matá-lo. Ele dará uma quantidade enorme de XP para seus dois personagens, mas você irá falhar na missão. Nesse momento, converse com Tina usando seu segundo controle e recomece a missão, o que vai fazer que Flesh Stick apareça imediatamente à frente de seu personagem principal, permitindo que você o mate e ganhe XP novamente. Basta repetir isso quantas vezes quiser, até que seu personagem esteja em no nível que você quiser.

É bem fácil chegar na faixa dos 30 de nível usando esse truque. Melhor ainda é se você conseguir chegar nesse ponto do jogo no modo TVHM com seu personagem principal, e quando estiver pronto, carregar seu personagem que deseja evoluir. A quantidade de XP a cada morte de Flesh Stick será ainda maior, e será possível ir do nível 1 ao 40 em poucos minutos de jogo.

O vídeo a seguir ilustra como fazer esse truque:

5) Sorriso

Pode ficar feliz: a platina é sua, e a missão foi cumprida.

01. Borderland Defender Round Two
Platina

Ganhe todos os outros troféus do jogo para ganhar a platina. Se você for bom e tiver muita sorte, em umas 50 horas conseguirá fazer isso. Porém, pode esperar um tempo de jogo chegando até a umas 70 ou 80 horas para completar tudo o que for necessário.

02. First One’s Free
Bronze
Troféu Secreto

Relacionado à história. Complete a missão “My First Gun”.

03. Dragon Slayer
Bronze
Troféu Secreto

Relacionado à história. Complete a missão “Best Minion Ever”.

Você deverá enfrentar um chefe no processo de conseguir esse troféu, Captain Flynt. Ele é um chefe razoavelmente difícil, que usa e abusa de fogo para atacar você, além de mandar inimigos comuns para cima de você o tempo todo. Use tudo que tiver à sua disposição (menos armas de fogo, obviamente) e tenha uma boa estratégia para usar a habilidade do seu personagem para sair de situações complicadas.

04. A Road Less Traveled
Bronze
Troféu Secreto

Relacionado à história. Complete a missão “The Road To Sanctuary”.

05. New In Town
Bronze
Troféu Secreto

Relacionado à história. Complete a missão “Plan B”.

06. An Old Flame
Bronze
Troféu Secreto

Relacionado à história. Complete a missão “Hunting The Firehawk”.

Perto do final dessa missão você deverá se defender de algumas ondas de inimigos, que podem cercá-lo e matar você caso dê bobeira. Sempre mantenha a distância dos inimigos e deixe o personagem que auxilia você nessa luta causar o máximo de dano possível. Use sua habilidade e suas granadas com cautela.

07. No Man Left Behind
Bronze
Troféu Secreto

Relacionado à história. Complete a missão “A Dam Fine Rescue”.

A missão pode ser terminada em dois locais diferentes (sobre a represa ou na prisão próxima; o final depende de você conseguir derrotar o inimigo que capturou seu aliado ou não), e em ambos você tem grandes chances de morrer para os vários inimigos que não vão parar de surgir. Uma arma corrosiva (de elemento verde) ajuda muito aqui, já que os robôs são bem suscetíveis a isso.

08. Wilhelm Screamed
Bronze
Troféu Secreto

Relacionado à história. Complete a missão “A Train To Catch”.

Quando você estiver nos destroços do trem descarrilhado deverá enfrentar um chefe. Armas corrosivas funcionam bem nele e nos inimigos comuns que ele trouxer para a luta. Não tenha vergonha de se esconder atrás dos vagões de trem para fugir dos ataques, e caso precise de munição ou outros itens, há diversas caixas espalhadas pela área da luta.

09. Sky’s The Limit
Bronze
Troféu Secreto

Relacionado à história. Complete a missão “Rising Action”.

10. Can See My House From Here
Bronze
Troféu Secreto

Relacionado à história. Complete a missão “Bright Lights, Flying City”.

Perto do final da missão você deverá passar por um momento de “tower defense”, sendo obrigado a proteger um objeto enquanto dezenas de robôs tentam destruir ele e matar você. Novamente, abuse do elemento corrosivo contra os robôs e cuidado para não deixar os robôs do tipo EXP chegarem perto de você, já que isso é praticamente uma morte instantânea.

Caso o objeto defendido seja destruído, vá até ele e o conserte para continuar a missão.

11. Farewell, Old Girl
Bronze
Troféu Secreto

Relacionado à história. Complete a missão “Wildlife Preservation”.

Você terá que navegar por toda a área “Wildlife Exploitation Preserve”, até chegar a uma área aberta onde enfrentará o chefe da área, um inimigo que você provavelmente terá dó de matar. Esse chefe alterna entre os diversos elementos do jogo, e a cada um que ele ativa em si mesmo, ele consegue imunidade a esse elemento e também recupera um pouco de vida. Atire nele com tudo que tiver, e novamente use sua habilidade com inteligência.

12. Got The Band Back Together
Bronze
Troféu Secreto

Relacionado à história. Complete a missão “The Once and Future Slab”.

13. Identity Theft
Prata
Troféu Secreto

Relacionado à história. Complete a missão “The Man Who Would Be Jack”.

14. An Angel’s Wish
Prata
Troféu Secreto

Relacionado à história. Complete a missão “Where Angels Fear To Tread”.

Você vai ter que enfrentar um chefe voador na metade da missão que leva a este troféu. Felizmente, ele fica em uma área aberta e cheia de níveis, contando inclusive com obstáculos quer permitem que você se esconda dos ataques dele. Um dos níveis inferiores da área oferece máquinas que vendem recuperação de HP e munição, e o seu acesso a elas não é bloqueado, então sempre que precisar, desça e preencha seu estoque.

No final da missão você terá, novamente, que se defender de hordas e mais hordas de robôs. Armas corrosivas são a solução. Cuidado durante essa luta, pois alguns pilares eletrificados surgem do chão e esgotam o seu escudo em poucos segundos. Destrua-os à distância.

15. Bombs Away
Prata
Troféu Secreto

Relacionado à história. Complete a missão “Toil And Trouble”.

Essa missão se passa na área mais confusa (e na minha opinião, mais chata) do jogo, Sawtooth Cauldron. Você vai ter que ir e voltar entre diversas áreas várias vezes, e terá que enfrentar muitos Buzzards, um dos inimigos mais irritantes do jogo. Atire neles com armas de tiro rápido, e preferencialmente elementais corrosivas, já que eles são inimigos com armadura.

16. Knowing Is Half The Battle
Prata
Troféu Secreto

Relacionado à história. Complete a missão “Data Mining”.

Mais uma missão repleta de robôs (use corrosão), e com alguns inimigos mais difíceis ao longo do caminho. Quando você chegar a uma área levemente familiar, terá que enfrentar um robô gigantesco, mas basta se esconder dele atrás de qualquer elemento do cenário e disparar tudo o que tiver nele.

Você também vai ter que enfrentar alguns Constructors ao longo do caminho. Eles são os inimigos amarelos e em formato de abacaxi (analogia precária, eu sei) que conseguem construir outros robôs para defendê-lo. Destrua eles assim que os vir, pois quanto mais tempo demorar, mais inimigos vão surgir.

17. Cool Story, Bro
Ouro
Troféu Secreto

Relacionado à história. Derrote o chefe final para conseguir o troféu.

Para chegar na última área do jogo, você deverá atravessar uma área linear lotada de robôs chamada Hero’s Pass. Ao final, você irá se deparar com o chefe final do jogo, e a luta se dará em duas partes distintas, mas ambas são relativamente fáceis. Caso você tenha seguido meu conselho inicial, já terá feito todas as missões opcionais até este ponto e estará em um nível alto (possivelmente 31 ou 32). Assim, você conseguirá matar os inimigos sem muitas dificuldades.


18. Challenge Accepted
Ouro
Troféu Secreto

Complete todos os challenges (desafios) não-específicos de fase pelo menos até o nível 1 de cada. Tudo que você faz em Borderlands 2 é registrado e incorporado em um challenge. Todos os challenges são listados na última tela do menu Select e cada um tem uma descrição bem clara do que deve ser feito para completá-lo. O legal de completar os challenges é que a cada nível completado de um challenge você adquire Badass Ranks, pontos que são acumulados e que, a cada certa quantidade, liberam Badass Tokens que são usados para melhorar os status dos seus personagens. Você irá naturalmente cumprir muitos challenges ao longo do jogo, com poucas exceções, então se preocupe apenas com alguns que dão mais trabalho e que serão explicados aqui.

Os challenges incluem matar uma quantidade X de certo tipo de inimigo, matar Y inimigos com cada um dos tipos de armas, usar granadas de todos os tipos e matar N inimigos com cada um e assim por diante. É importante ressaltar que cada área do jogo possui challenges relacionados a ela (como encontrar alguns símbolos desenhados em paredes, achar itens espalhados pelos cenários e etc), mas esses troféus NÃO são contabilizados para este troféu. Você deverá se preocupar apenas com aqueles que não são relacionados a áreas do jogo que você pode explorar.

Mesmo desconsiderando os challenges de áreas você ainda terá uma quantidade imensa de challenges a cumprir. Todos os challenges são auto-explicativos, mas alguns deles podem ser difíceis de cumprir para quem não entende como eles funcionam.

Observe que esse troféu é marcado como “bugado”: algumas pessoas dizem que nem sempre que você cumpre todos os challenges necessários ganha o troféu. Caso isso aconteça, primeiramente verifique se realmente cumpriu todos os desafios de nível 1 exigidos. Caso o tenha, a solução encontrada por outros jogadores é cumprir qualquer outro challenge de qualquer nível, esperar e o troféu será ganho.

Conforme você avança no jogo e libera novas armas, itens e áreas, novos challenges são habilitados para serem cumpridos. Contudo, dois challenges são ocultos e só são habilitados quando você completa todos os 5 níveis de outros dois challenges. É uma decisão estranha da Gearbox, esconder esses challenges, mas felizmente existe um guia como esse para ajudar quem precisa. 🙂

O desafio de shotgun Open Wide! pede que você mate inimigos com uma shotgun estando praticamente encostado neles. O ideal é você realmente chegar o mais próximo que puder dos inimigos, mirar na cabeça deles e atirar, conseguindo um belo headshot e uma morte rápida. Você deverá matar 750 inimigos dessa forma para completar o nível 5 desse challenge e habilitar outro, Sniper Shotgun, que deverá ser cumprido pelo menos até o nível 1 em busca do troféu.

Outro challenge que deve ser cumprido até o nível 5 é o Splish Splash, para o qual você deverá matar 200 inimigos com o Rocket Launcher com tiros não-diretos. Ou seja, você deverá atirar perto dos inimigos, não em cima deles, e o foguete deve matá-los. Após as 200 mortes, o challenge Catch-A-Rocket será habilitado, e ele também deverá ser completado até o nível 1.

Outra coisa estranha, mas nesse caso boa, é que as mortes necessárias para esses dois challenges secretos são contabilizadas mesmo que eles não estejam ativos. Portanto, é muito provável que quando esses dois forem habilitados, você já os cumpra automaticamente, inclusive ganhando os Badass Ranks e Tokens equivalentes.

Por último, o challenge mais chato de todo o jogo envolve matar um inimigo extremamente raro de aparecer chamado Jimmy Jenkins. Ele é um robô parecido com os comumente encontrados no jogo, mas é pequeno, branco-azulado e só aparece quando você abre caixas de munição em áreas controladas pela Hyperion (como Wildlife Exploitation Preserve, Opportunity, Hero’s Pass e assim por diante).

Jenkins é extremamente difícil de encontrar, pois a chance dele aparecer a cada caixa que você abra é muito próxima de zero, o que torna o processo de buscá-lo muito irritante. Claro, como isso depende da sorte, você pode ser um dos felizardos que o encontra sem fazer esforço, mas caso isso não aconteça, você vai ter que sofrer como nós, meros mortais desafortunados, para encontrá-lo.

Há muitas técnicas recomendadas para aumentar as chances de encontrar Jenkins, mas uma delas funciona melhor do que as outras, foi a que eu usei e é a que eu recomendo. Ela é meio estranha e dá muito trabalho, mas confie em mim: é melhor do que depender só da sorte. Eu a apliquei jogando no TVHM (onde a chance dele aparecer é um pouco maior) e sugiro que façam o mesmo, mas em tese é possível usá-la também no modo normal.

Você deve estar com a missão principal Wildlife Preservation ativada e deve ter iniciado a missão Doctor’s Orders, que pede que você colete 4 itens. Vá para Wildlife Exploitation Preserve, esteja com Doctor’s Orders ativa e colete o primeiro item da missão (a área é linear, então colete o primeiro que encontrar). Você não poderá coletar nenhum outro item dessa missão, e isso é essencial para o sucesso da sua busca.

Quando você chegar no local onde está o segundo item da missão, verá que ele está em uma sala, dentro de uma caixa de papelão com outras três caixas de papelão do lado. Perto dessa sala há uma porta que deve ser aberta através de um botão. Ativar esse botão e entrar nessa sala avança a missão “Wildlife Preservation”, mas tudo bem. Avançando até o final dessa área você chegará a uma árvore. Encoste nela e volte para a sala anterior.

Agora vários inimigos surgirão, mas você pode ignorá-los e entrar novamente na sala das caixas de papelão. Comece a abri-las uma a uma, e inimigos especiais sairão das caixas. Mate-os assim que eles aparecerem, já que eles são inimigos fortes e que podem facilmente matar você. Lembre-se de não pegar o item da caixa. São 4 caixas e de cada uma deve sair um desses inimigos, e se você der sorte um desses inimigos será o Jenkins. Mate ele, consiga o desafio e seja feliz.

Porém, é provável que ele não apareça tão facilmente assim. Se após abrir as 4 caixas ele não aparecer, você vai ter que apertar Start e sair do jogo, e no menu principal selecionar Continue. Você será levado ao início de Wildlife Exploitation Preserve e terá que chegar novamente na sala das caixas de papelão. É trabalhoso e muito chato, mas acredite quando digo que é a forma mais fácil de conseguir esse challenge. Eu precisei de 9 tentativas para conseguir que Jenkins aparecesse, então persevere e não desista.

19. Goliath, Meet David
Bronze

Permita que um Goliath evolua até o seu nível máximo. Ao longo de todo o jogo você encontrará inimigos chamados Goliath, que possuem um capacete protegendo sua cabeça. Quando você atinge o capacete, ele entra em um “rage mode”, larga as armas que estava usando e parte para a agressão física. O interessante é que não necessariamente ele vai atrás de você. Quando ele entra nesse modo, ele ataca quem estiver mais perto dele, inclusive se forem outros inimigos. Conforme ele mata inimigos, ele fica mais forte e muda de forma, e para o troféu você vai precisar que ele chegue até o quinto nível, GOD-Liath.

Para conseguir este troféu você vai precisar de uma área com um ou mais Goliaths e diversos outros inimigos comuns. Recomendo Frostburn Canyon ou Fink’s Slaughterhouse. Quando um Goliath aparecer, atire na sua cabeça para ele se transformar em um Raging Goliath, e então deixe ele matar outros inimigos até que evolua. Acompanhe os movimentos dele e ajude-o caso ele esteja quase morrendo, atirando nos inimigos dele, mas sempre deixando ele dar o golpe final. Ele vai precisar matar vários inimigos para evoluir ao máximo, mas você não deve ter trabalho para deixar que isso aconteça.

Os níveis pelos quais ele deve passar são:

1 – Goliath (ele começa aqui)
2 – Raging Goliath
3 – Badass Goliath
4 – Super Badass Goliath
5 – God-Liath.

20. Went Five Rounds
Bronze

Complete os 5 rounds de qualquer um dos dois “Circle of Slaughter”. Há duas missões no jogo que exigem que você sobreviva 5 rounds de inimigos em áreas específicas: uma é Fink’s Slaughterhouse e a outra é Ore Chasm. Cada round é composto de um número crescente de inimigos, que aumentam não só em número como também em dificuldade a cada round.

Como você terá que completar as duas missões para conseguir o troféu Did It All, esse troféu aqui será uma consequência natural dele. Minhas dicas são: esteja no nível mais alto que puder antes de enfrentar essas missões, faça isso no modo Normal e não no TVHM e tenha armas boas. Se você cosneguir chegar ao nível 50 no TVHM, pode voltar ao modo Normal e completar essas duas missões sem nem ao menos derramar uma gota de suor. Foi o que eu fiz e funcionou muito bem.

21. Not Quite Dead
Bronze

Chegue ao nível 5 com qualquer personagem. Virá naturalmente com o progresso do jogo.

22. Better Than You Were
Bronze

Chegue ao nível 10 com qualquer personagem. Virá naturalmente com o progresso do jogo.

23. Always Improving
Bronze

Chegue ao nível 25 com qualquer personagem. Deverá vir naturalmente com o progresso do jogo, a não ser que você evite todos os inimigos e não cumpra nenhuma missão opcional.

24. Capped Out…For Now
Bronze

Chegue ao nível 50 com qualquer personagem. Não virá naturalmente com o progresso do jogo e exige muita dedicação e paciência. Você deve terminar o jogo no modo Normal na casa dos 30 no nível de seu personagem, e deve jogar algumas horas a mais no TVHM para conseguir chegar ao nível 50. As missões e os inimigos derrotados dão muito mais XP no TVHM do que no modo Normal, então você deve chegar lá mais ou menos na metade do jogo no TVHM.

O nível 50 também é uma exigência prática para enfrentar o Terramorphous, então você deve chegar nele por bem ou por mal na sua busca pela platina.

25. Arctic Explorer
Bronze

Explore todo o mapa das áreas Three Horns, Tundra Express e Frostburn Canyon. Ande por todos os cantos do cenário que puder, e sempre verifique se no mapa ainda há áreas escurecidas ou levemente esfumaçadas, o que indica que ainda há alguma parte a ser explorada. Conseguir esse troféu ajuda na obtenção do “World Traveler“.

26. Urban Explorer
Bronze

Explore todo o mapa das áreas Sanctuary, Opportunity e Lynchwood. Ande por todos os cantos do cenário que puder, e sempre verifique se no mapa ainda há áreas escurecidas ou levemente esfumaçadas, o que indica que ainda há alguma parte a ser explorada. Conseguir esse troféu ajuda na obtenção do “World Traveler“.

27. Highlands Explorer
Bronze

Explore todo o mapa das áreas Highlands, Thousand Cuts e Wildlife Exploitation Preserve. Ande por todos os cantos do cenário que puder, e sempre verifique se no mapa ainda há áreas escurecidas ou levemente esfumaçadas, o que indica que ainda há alguma parte a ser explorada. Conseguir esse troféu ajuda na obtenção do “World Traveler“.

28. Blight Explorer
Bronze

Explore todo o mapa das áreas Eridium Blight, Arid Nexus e Sawtooth Cauldron. Ande por todos os cantos do cenário que puder, e sempre verifique se no mapa ainda há áreas escurecidas ou levemente esfumaçadas, o que indica que ainda há alguma parte a ser explorada. Conseguir esse troféu ajuda na obtenção do “World Traveler“.

29. World Traveler
Prata

Explore todo o mapa de todas as áreas do jogo. Para conseguir este troféu nenhuma área pode ter qualquer pedaço do mapa faltando. Por isso o ideal é você conseguir os troféus anteriores, que tratam de regiões específicas, para poder riscá-las da lista de áreas e se concentrar nas que faltam.

Você não irá explorar todas as áreas no progresso natural do jogo, então terá que fazer isso em algum momento, possivelmente depois que terminar pela primeira vez. Algumas áreas também só são habilitadas depois que se inicia algumas missões opcionais do jogo, então complete todas antes de tentar aqui. Note que a área onde o Terramorphous fica não conta para esse troféu.

Apesar de ser trabalhoso, não é difícil explorar 100% das áreas do jogo. Contudo, caso precise de uma referência, este mapa lista todas as áreas do jogo e pode ajudar você a encontrar aquela que precisa.

30. Sugar Daddy
Bronze

Dê pelo menos $10.000 de gorjeta para Moxxi em Sanctuary. Basta chegar perto dela, olhar para a jarra de gorjetas na sua frente e apertar 10 vezes, dando 10 gorjetas de $1.000. Após a décima gorjeta, espere algum tempo e o troféu será seu. Caso não queira perder esse dinheiro, após o troféu aparecer saia para a XMB sem salvar o jogo e entre novamente. O troféu não será perdido, e nem o seu dinheiro.

31. Decked Out
Bronze

Tenha itens roxos ou melhores em todos os 8 slots do seu personagem. Cada item do jogo é classificado com uma cor, e quanto maior na escala o item, mais raro (e geralmente melhor) ele é. A escala é: Branco < Verde < Azul < Roxo < Rosa-choque < Alaranjado. Você vai precisar de 4 armas, um escudo, uma granada, um class mod e uma relíquia roxas, rosa-choque ou alaranjadas, tudo isso equipado ao mesmo tempo. Caso encontre itens roxos que não vai usar, guarde-os no cofre disponível em Sanctuary até que possa equipar todos os itens necessários e ganhar o troféu. O item mais difícil de conseguir é, de longe, a relíquia, e você só deve conseguir uma durante o TVHM. Eu consegui uma por acaso de um Super Badass Loader, durante minha busca por Jimmy Jenkins, mas no TVHM esses itens são mais fáceis de aparecer. Também é possível enfrentar o chefe final do jogo ou o Terramorphous repetidas vezes depois que você os vence pela primeira vez, e neles é ainda maior a chance de conseguir os itens necessários.

32. Sabre Rattler
Bronze

Mate 100 inimigos com a Sabre Turret, a metralhadora automática que Axton, o Commando, tem como habilidade especial (adquirida após o nível 5 e ativada com ). Caso o Commando seja sua classe principal, esse troféu virá naturalmente com o tempo. Caso contrário, é recomendado que o truque da Tiny Tina (explicado no começo) seja usado para subir o nível de um Commando recém-criado, e então você pode usá-lo até conseguir as 100 mortes.

33. Phased and Confused
Bronze

Prenda 100 inimigos com o Phaselock, a habilidade especial da Siren (adquirida após o nível 5 e ativada com ). Caso a Siren seja sua classe principal, esse troféu virá naturalmente com o tempo. Caso contrário, é recomendado que o truque da Tiny Tina (explicado no começo) seja usado para subir o nível de uma Siren recém-criada, e então você pode usá-lo até conseguir as 100 mortes.

34. So Much Blood!
Bronze

Usando Salvador, o Gunzerker, use sua habilidade especial, chamada Gunzerking , durante 90 segundos consecutivos. Você vai precisar de um Gunzerker de nível 25 ou maior para conseguir isso. Caso não use o Gunzerker como principal, é recomendado que o truque da Tiny Tina (explicado no começo) seja usado para subir o nível de um Gunzerker recém-criado.

Você vai precisar investir em diversas habilidades para conseguir esse troféu, dentre elas “Last Longer” e “Yippee Ki Yay”, que permitem que você use a sua habilidade por mais tempo.

Este vídeo pode ajudar você a entender melhor o processo, e também indica um bom lugar para tentar ganhar o troféu:

35. Cute Loot
Bronze

Mate um inimigo do tipo “Chubby”. Da mesma forma como diversos inimigos possuem versões diferentes (Badass, Caustic, etc), alguns deles possuem uma versão “Chubby”, ou seja, gordinha e bonitinha. Esses inimigos são: Skags, Spiderants, Stalkers, Varkids, Rakks e Midgets.

Essas versões são muito raras de aparecer, e não há nenhum método para aumentar suas chances de encontrá-las. Jogue muito, especialmente no TVHM, e com um pouco de sorte um Chubby aparecerá.

36. Tribute To A Vault Hunter
Bronze

Receba um item de Michael Mamaril em Sanctuary. Esse personagem é baseado num fã do Borderlands original que faleceu vítima de câncer e foi homenageado com um NPC em Borderlands 2. Ele aparece aleatoriamente em Sanctuary a cada vez que você entra na área, e quando você o encontra ele sempre lhe dá um item de alto nível.

O personagem pode estar em qualquer lugar da cidade, e pode ser um tanto difícil encontrar ele. Use essa foto de Michael como referência para procurá-lo.

37. Definitely An Italian Plumber
Bronze

Mate o inimigo “Donkey Mong”. Ele é um inimigo raro encontrado na área Eridium Blight. Ele é um Bullymong e se parece com outros do seu tipo, mas possui barris em suas costas, os quais ele atira em você para causar dano (um easter egg de Donkey Kong original de Arcade).

Este vídeo pode ajudar você a encontrá-lo:

38. High-Flying Hurler
Bronze

Mate um inimigo voador com uma arma Tediore atirada (ou seja, quando for recarregada). A cada vez que você recarrega uma Tediore, ao invés de trocar o pente de munição você atira a arma como uma granada e outra surge na sua mão. Procure uma área com Rakks, os inimigos que parecem morcegos gigantes, e use qualquer arma Tediore uma vez, mire no Rakk e recarregue a arma. Com um pouco de prática você irá conseguir e ganhar o troféu.

39. Token Gesture
Bronze

Utilize 25 Badass Tokens, adquiridos ao ganhar Badass Ranks, que por sua vez dependem de você completar os challenges do jogo (como é explicado no troféu “Challenge Accepted”. Deve acontecer naturalmente durante o seu progresso do jogo. A cada challenge completado o jogo informa você disso, então sempre confira a tela de challenges (última opção do menu Select ) para conferir se há algum Token a ser usado.

40. What does it mean?
Bronze
Troféu Secreto

Encontre o arco-íris duplo na área The Highlands. Ele só pode ser visto de um ponto bem específico do mapa. O seguinte vídeo mostra como chegar nesse ponto:

41. Unseen Predator
Bronze

Usando Zer0, o Assassin, use sua habilidade especial, chamada Deception , durante 10 segundos consecutivos. Você vai precisar de um Assassin de nível 31 ou maior para conseguir isso. Caso não use o Assassin como principal, é recomendado que o truque da Tiny Tina (explicado no começo) seja usado para subir o nível de um Assassin recém-criado.

Você vai precisar investir em diversas habilidades da linha Bloodshed para conseguir esse troféu, dentre elas “Many Must Fall”, que permite que a cada inimigo morto durante o uso de Deception o seu tempo se estenda por alguns poucos segundos. Invista também em habilidades que aumentam o seu dano de Melee, como “Ir0n Hand” e “Like the Wind”.

Este vídeo pode ajudar você a entender melhor o processo, e também indica um bom lugar para tentar ganhar o troféu:

42. Build Buster
Bronze

Derrote um Constructor sem que ele crie nenhum outro robô para atacar você. Constructors são os robôs amarelos enormes que estão entre os inimigos mais chatos do jogo. Você deve destruir um antes que ele consiga criar qualquer outro robô.Basta ter alguma arma corrosiva boa, de preferência um sniper para poder manter a distância, e você não deverá ter muito trabalho para conseguir o troféu.

43. Well That Was Easy
Bronze
Troféu Secreto

Complete a missão “Shoot This Guy in the Face”, que pode ser encontrada em Thousand Cuts. Um Maniac bem estranho oferece a missão para você, e para completá-la basta fazer o que ele pede repetidas vezes: matar ele com um headshot. Use uma pistola, uma SMG ou um rifle de assalto com boa precisão para acertar de primeira, completar a missão e ganhar o troféu.

44. How Do I Look?
Bronze

Habilite 10 itens de customização. Você irá conseguir esses itens de inimigos derrotados, de missões completadas e até espalhados pelos cenários, então você deve conseguir esse troféu sem problemas. Ao conseguir um item de customização, abra o menu Select , vá para os seus itens e encontre o de customização. Aperte nele para habilitá-lo e pronto.

45. Thresher Thrashed
Prata
Troféu Secreto

Derrote o “raid boss” de Borderlands 2, Terramorphous the Invincible. Ele pode ser encontrado na sua própria área, que é acessada após terminar o jogo pela primeira vez e aceitar a missão “You. Will. Die. (Seriously.)” da Patricia Tannis em Sanctuary. Você deve estar no nível 50 caso queira ter alguma chance de vencer esse chefe, e também deve ter pelo menos 4 unidades de Eridium para pagar pela entrada na área do chefe.

Nessa área, chamada Terramorphous Peak, você deve avançar até encontrar um buraco fundo no chão, com uma grade ao final dele. Caia nessa grade para chegar à área do chefe. Ele não irá aparecer sozinho; você deve soar a enorme trombeta encontrada no local para “invocar” o chefe.

O ideal aqui (caso você não tenha itens especiais, dos quais falarei em breve) é estar em um grupo de 4 amigos e soltar tudo o que vocês tiverem pra cima do chefe. Tiros, granadas e habilidades especiais são essenciais para vencê-lo. Ele é levemente suscetível a fogo, mais do que a outros elementos, então armas de fogo são bem vindas nessa luta. Fique longe do chefe e dos seus tentáculos, que podem facilmente matar você com um ou dois golpes. Sempre que um tentáculo aparecer, atire nos pontos amarelos enormes que eles possuem para destruí-los.

Dois itens lendários (de coloração alaranjada) são extremamente úteis e recomendados para usar nessa luta, e em praticamente qualquer luta do jogo: o escudo The Bee e a shotgun Conference Call.

O The Bee é um item muito raro deixado para trás quando você derrota Hunter Hellquist, um sub-chefe da missão opcional “This Just In”, adquirida em Sanctuary. Para ter acesso à missão, você deve ter progredido na história até chegar na área Arid Nexus – Boneyard. Complete a missão opcional e mate Hellquist, que pode ou não deixar algum item para trás. Entregue a missão e volte para Boneyard. Aperte Start , saia do jogo e volte novamente através da opção Continue do menu principal. Você voltará para o início de Boneyard, perto de onde pode encontrar Hellquist, e ele estará de volta para você matá-lo novamente e tentar a sorte na busca pelo escudo.

A Conference Call é uma shotgun lendária que é deixada muito raramente pelo chefe final do jogo. Ao derrotar o chefe final, caso você não consiga a arma, saia do jogo e entre novamente para recomeçar da mesma área onde estava. O chefe terá voltado e você pode tentar a sua sorte novamente.

Pode parecer muito trabalho para pouco resultado, mas acredite: a combinação The Bee + Conference Call é a melhor de todo o jogo. O Bee é um escudo do tipo Amplify, que dá um bônus a cada tiro dado enquanto o escudo está cheio. Todos os outros escudos desse tipo drenam um pouco de escudo quando o efeito Amplify é aplicado, mas o Bee não: ele aumenta absurdamente o dano e não retirada nada do seu escudo. Ou seja, todo tiro que você dá será amplificado pelo escudo. O seu porém é que ele geralmente tem pouca capacidade de proteção (metade ou até um terço dos melhores escudos do jogo), e se você perder qualquer quantidade de escudo o efeito amplificador não será aplicado, então você deve tomar cuidado para não levar tiro enquanto usa ele.

A Conference Call é uma shotgun Hyperion com um dano razoavelmente bom, uma precisão alta, uma taxa de tiros também alta, um tempo de recarga baixo e um pente de tamanho mediano. O benefício dela é que ela dispara vários projéteis consumindo uma só bala, e além disso quando o inimigo acertado está a média ou longa distância, ainda mais projéteis surgem e o acertam lateralmente, aumentando o dano.

O legal aqui é que o efeito amplificador do The Bee se aplica a cada um dos projéteis da Conference Call. Cada tiro da Conference Call pode disparar uma dúzia de projéteis facilmente, e com cada um deles recebendo o bônus do The Bee, aliado à alta taxa de tiros da shotgun, faz essa combinação ser perfeita. Para dar uma noção do poder da dupla, eu consigo matar o Terramorphous em menos de 1 minuto com essa combinação, jogando sozinho, e já vi grupos de 4 jogadores com itens bons, mas não esses dois, demorarem quase meia hora para matar o chefe.

Em suma: gaste o tempo que for necessário para conseguir um Bee e uma Conference Call, preferencialmente jogando no TVHM. Você será um monstro que matará quase todos os inimigos com 1 ou 2 tiros. Só se lembre de não levar nenhum dano.

46. Friendship Rules
Bronze

Reviva algum companheiro de jogo em co-op que esteja em sua lista de amigos da PSN. Quando você joga em modo cooperativo, caso algum jogador morra, os outros podem correr até ele e revivê-lo. Jogue com algum amigo e espere ele morrer (naturalmente, ou de propósito), reviva-o usando e ganhe o troféu.

47. Better Than Money
Bronze

Compre 5 itens no Black Market de Crazy Earl em Sanctuary. Nessa loja você utiliza Eridium, uma das moedas encontradas no jogo, para aumentar a sua capacidade de carregar itens, a quantidade de balas que cada arma aguenta e também o tamanho do seu cofre de itens. Você vai precisar de todos esses benefícios no jogo, então o troféu deve vir naturalmente com o passar do jogo.

48. Up High, Down Low
Bronze

Dê um “high-five” em Claptrap. Depois de duas missões opcionais, “Claptrap’s Secret Stash” e “Statuesque”, quando você for conversar com Claptrap aparecerá a opção de usar para dar um cumprimento de mão nele. Ele irá levantar um dos braços e você deve dar um golpe físico (usando ) na mão dele para ganhar o troféu. Você vai saber que acertou o golpe quando ele disser “That’s what I’m talking about”.

49. Bounty Hunter
Bronze

Complete 20 missões opcionais. Confira a descrição do troféu “Did it All” para mais informações.

50. Did It All
Prata

Complete todas as 109 missões opcionais do jogo. Essas missões podem ser encontradas nas diversas áreas do jogo, e são indicadas no mapa com um ponto de exclamação (!) amarelo. Ative a missão, cumpra todos os seus objetivos e entregue-a no final para contabilizá-la.

O menu de Select mais à esquerda indica todas as missões ativas que você possui, todas as que completou e também todas as que ainda pode iniciar, marcadas como “undiscovered”, ou seja, ainda não descobertas.

Algumas missões podem ser falhadas, mas nenhuma pode ser perdida em nenhum momento do jogo. No caso de você falhar uma missão, isso será indicado junto do nome dela, e você deverá começá-la novamente do início para conseguir completá-la. Em certos momentos algumas missões podem estar bloqueadas, por dependerem de personagens que não estão disponíveis naquele instante, mas elas voltam a ser realizáveis com o decorrer do jogo.

108 das missões opcionais podem ser completadas antes de se terminar o jogo pela primeira vez no modo Normal. A última missão, “You. Will. Die. (Seriously.)”, é destravada depois de terminar o jogo, e é contabilizada para este troféu.

51. Feels Like The First Time
Bronze
Troféu Secreto

Abra o baú no ponto de ônibus de Fyrestone. Basta chegar até a área Arid Nexus – Badlands, próximo do fim do jogo, e encontrar o baú. O seguinte vídeo indica onde exatamente ele se encontra: