Total: 82
Terminar o jogo: 3 vezes, mais limpeza
Tempo estimado: Entre 30 e 40 horas
Dificuldade: Médio
Troféus passíveis de perda: Sim, veja introdução
Autopop: Não
Finalmente, chegamos ao último capítulo de nossa jornada em Tomb Raider I-III Remastered. Da mesma forma que nos casos anteriores, vamos relembrar os leitores que a versão para PS5 não conta com troféu de platina mas, fora isso, a lista é exatamente idêntica à da versão para PS4. Caso tenha perdido, confira nossos exclusivos guias de troféus para Tomb Raider I Remastered e Tomb Raider II Remastered.
Estruturalmente, a lista segue o mesmo padrão que os jogos anteriores, portanto considere TODOS os troféus como passíveis de perda. Não há seleção de níveis, mas você dispõe de um generoso sistema que permite salvar o jogo a qualquer momento. Mantenha um save no início de cada nível, prestando atenção aos troféus específicos enquanto alterna entre outros slots no decorrer do nível, assim, pode recarregar um save anterior se necessário.
Requisitos para o jogo inteiro aqui são mais simples: basta coletar quase todos os cristais colecionáveis e terminar usando apenas as pistolas, enquanto coleta todos os segredos (volto a recomendar os excelentes guias da Stella para esse fim). Alguns dos troféus envolvem mais de um nível, então também destaquei estes troféus em particular com o marcador vermelho de “passível de perda” na listagem abaixo para facilitar sua identificação.
De forma geral, esse será o mais desafiador dos três jogos, mas, em contrapartida, seu pacote de expansão é o mais simples e seus troféus não devem apresentar desafio algum se você chegou até aqui. Paciência, perservança, e boa sorte!
Tabela de referência:
Para facilitar nossas vidas, montei uma tabela indicando o número de cristais existentes em cada nível, e também sinalizando os troféus miscelâneos que devem ser obtidos no decorrer de cada nível. Você pode baixar acessar o arquivo, em formato pdf, através deste link.
Roteiro sugerido para o jogo base:
1. Terminar com todos segredos e cristais, usando apenas pistolas e todas tirolesas
O uso de kits médicos está liberado, sim. Nesta primeira partida, colete todos os cristais possíveis e encontre todos os segredos (note que o segredo “extra” foi oficializado nesse remaster, então o total agora passa a ser de 60 segredos), dessa forma você garante acesso ao nível bônus. Existem apenas seis tirolesas no decorrer do jogo inteiro, mas uma delas fica justamente no nível bônus. Outro detalhe importantíssimo: use apenas as pistolas, do começo ao fim — e evite disparar arpões enquanto estiver usando o propulsor subaquático dos níveis em Londres. Alguns dos troféus têm requisitos que contradizem esses, então faça saves estratégicos para agilizar o processo de limpeza mais tarde.
2. Novo Jogo+
O mais desafiador dos três jogos, pois agora será necessário coletar os cristais (novamente) para salvar o jogo ou mesmo se curar no decorrer dos níveis. Faça seu melhor para acumular o máximo possível deles para usá-los nos momentos que julgar mais difíceis.
3. Terminar em menos de 6 horas
Apesar de ser o jogo mais extenso da trilogia, muitos níveis oferecem atalhos acidentais que tornam essa uma meta palpável com certa prática. Com a possibilidade de salvar quantas vezes quiser, basta segmentar a partida conforme julgar melhor. Aproveite essa etapa para deixar alguns saves de lado para possíveis troféus miscelâneos que ainda não tenha obtido.
4. Limpeza
Carregue os saves que reservou para esse fim para completar a limpeza e encerrar a jornada.
Roteiro sugerido para a expansão:
1. Terminar com todos os segredos
Os seis níveis dessa expansão são bem curtos e todos seus troféus são simples; muitos serão obtidos simplesmente na busca pelos segredos. Fique apenas atento aos seis itens específicos para o troféu 81 e você não terá problema algum. Mesmo assim, fica a mesma recomendação de manter um save no início de cada nível caso uma limpeza posterior se faça necessária.
2. Limpeza
Essa etapa talvez não seja necessária. Parabéns, e obrigado!
Parabéns. Agora, resta aguardar por novas aventuras…
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Complete o nível bônus, Todos os Santos. Para acessá-lo, é necessário obter todos os segredos no jogo.
Encontre todos os segredos nos níveis na Índia.
Encontre todos os segredos nos níveis em Nevada.
Encontre todos os segredos nos níveis nas Ilhas do Sul do Pacífico.
Encontre todos os segredos nos níveis em Londres.
Encontre todos os segredos nos níveis na Antártida.
Os níveis de TR3 estão entre os mais extensos da saga, mas jogadores encontraram diversos atalhos acidentais nas práticas de speedrun. Use um vídeo de uma partida que não faz uso de glitches como referência e faça seu melhor para replicar estratégias vistas ali. Mantenha um save principal no início de cada nível e outros dispersos no decorrer do nível; se julgar que fez um bom tempo, siga em frente, caso contrário tente novamente. Ignorando itens e confrontos desnecessários e simplesmente seguindo em busca dos objetivos principais de cada nível, o jogo se mostra bastante curto, com cada ato tomando cerca de 1 hora para ser concluído (e alguns níveis podem ser finalizados em tempos surpreendentes). Mantenha a calma e boa sorte.
Nível: Casa da Lara
A mansão de TR3 conta com algumas surpresas. Para chegar até a sala de tesouros, primeiro acione o botão atrás da prancha de mergulho na piscina, então siga para o saguão principal e encontre a saleta secreta que se abriu. Um botão abre a porta no lado oposto do saguão por um breve período de tempo, então aperte-o, role e corra (segurando e saltando com ) para atravessar a porta antes que ela se feche.
Nível: Casa da Lara
Na área externa da mansão, complete o percurso de obstáculos em menos de 2:20. É um pouco mais difícil que no antecessor pois há um segmento de combate no final onde cada alvo que não seja destruído a tempo acrescenta alguns segundos de penalização ao seu tempo total, mas dentro de algumas tentativas você irá bater essa meta de tempo.
Nível: Casa da Lara
Dois trabalhos. Primeiro, para obter a chave, abra a porta para o sótão e entre na sala de música para chegar na biblioteca. Acione o livro destacado na estante para apagar a lareira e escale pela chaminé até o topo, então mova os blocos para abrir uma passagem para o sótão. A alavanca abre o porão abaixo da escadaria principal por um breve período de tempo, então seja rápido para chegar ao aquário subterrâneo da mansão. Use o bloco para entrar no buraco no teto e nade até o outro lado do aquário para encontrar a chave da pista de corrida.
Com a chave em mãos, saia para o jardim e abra o portão trancado onde o labirinto verde costumava ficar. Para bater a meta de 39 segundos, você precisa pegar o atalho no túnel: ao invés de seguir o trajeto principal, localize uma rampa no lado esquerdo e suba por ela. Novamente, é uma meta bem palpável com uma ou duas voltas de prática.
Nível: Selva
Assim que chegar ao fim do morro no início, desça para a área a frente. Um macaco tentará roubar o kit médico, seja mais rápido que ele — ou melhor: dispare uma vez contra ele para distraí-lo e então pegue o kit médico.
Altamente passível de perda.
No decorrer do jogo inteiro existem seis tirolesas que você deve usar, conforme níveis listados a seguir. Observe que o nível bônus, acessado somente após coletar todos os segredos, conta com uma e ela também é necessária para o troféu. Essas tirolesas nem sempre estarão em seu caminho principal pois TR3 oferece rotas paralelas em alguns níveis, mas seguindo os detonados da Stella (especialmente na busca pelos cristais) você certamente irá encontrar todas:
• Casa da Lara
• Selva (2 tirolesas)
• Garganta de Madubu
• Cais do Tâmisa
• Todos os Santos
Nível: Ruínas do Templo
Logo no início do nível, pendure-se na parte de trás de uma rampa à esquerda (em frente ao rio) e imediatamente salte para se pendurar nos galhos da árvore acima.
Níveis: Ruínas do Templo, O Rio Ganges, Cavernas de Kaliya, e Deserto de Nevada
As cobras não se movimentam no jogo, mas isso não as torna menos perigosas pois costumam estar escondidas em curvas e arbustos. Terminada sua aventura na Índia, a recomendação é sempre optar por Nevada primeiro, e no decorrer do primeiro nível daquela região existem mais algumas cobras. Se você nunca foi picado (as cobras são venenosas, então é fácil identificar através da cor da barra de vida), obterá o troféu ao completar Deserto de Nevada.
Níveis: Selva, e Ruínas do Templo
No decorrer dos primeiros dois níveis do jogo existem diversas paredes e tetos de espinhos. Não existe segredo aqui, apenas certifique-se de salvar o jogo com frequência. Você precisa ser preciso e não pode perder tempo para evitá-las completamente, como por exemplo a escalada no fim do segundo nível: no topo, talvez subir agachado (segurando ) ajude a evitar os espinhos que estão descendo do teto. O troféu será concedido ao término do segundo nível. O vídeo abaixo pode ajudar:
Nível: O Rio Ganges
Cyberpunk 2077, é você? A estrada “certa” é, na verdade, “à direita” — quando o trajeto que você percorre com o quadriciclo se divide, após abrir uma porta pelo lado de dentro (o ponto é demarcado por um cristal, aproveite e salve o jogo aqui), siga pelas rochas à direita para atravessar um templo em ruínas. Enquanto estiver no quadriciclo, os macacos tendem a ficar imóveis, mas observe que o troféu nada fala sobre eliminá-los de outras formas… Honestamente, é mais fácil do que ficar tentando driblar todos eles com o veículo. Se atropelar qualquer pobre animal, recarregue e tente novamente. Note que o caminho da esquerda conta com um segredo que você não terá acesso seguindo esse trajeto, então após terminar o nível e obter o troféu, reverta para o jogo salvo anteriormente e, agora sim, faça o trajeto “certo”.
Nível: Cavernas de Kaliya
Existem 14 cobras neste labirinto, recomendo seguir os mapas no guia da Stella para não deixar nenhuma para trás. Ao derrotar a última das dez cobras no túnel escuro antes do chefe, o troféu será seu.
Nível: Cavernas de Kaliya
Reserve um save antes da batalha contra o chefe e, após terminar o jogo usando somente as pistolas, retorne para esse chefe. Não ataque com qualquer outra arma, ao invés recolha na própria arena o lança-granadas e as granadas, se necessário, e dispare contra ele. São necessárias três explosões para derrotá-lo, mas observe que, por qualquer motivo, você precisa disparar enquanto estiver saltando para que as granadas o atinjam.
Nível: Deserto de Nevada
No topo da represa, acione todas as quatro alavancas submersas sem retornar à superfície. Sem mistérios.
Nível: Deserto de Nevada
Existem diversos humanos vestidos com calças e jaquetas jeans no decorrer do nível. Eles são hostis, mas você pode facilmente evitá-los e correr para os objetivos. A situação apenas encrespa perto do fim, quando é necessário usar o quadriciclo para subir até o telhado de uma das casas para recolher o cartão de acesso e posteriormente saltar sobre a cerca. Salve o jogo com frequência e faça seu melhor para driblar os inimigos. O troféu será cedido ao término do nível. (Vou destacar que, de acordo com relatos em fóruns, atropelar esses inimigos não invalida o troféu).
Nível: Complexo de Alta Segurança
Após recuperar seu equipamento, você precisa subir por uma rampa. Existem três inimigos, dois deles abrirão fogo imediatamente, enquanto que um terceiro subirá a rampa correndo — foque seus disparos nesse inimigo (é possível usar apenas pistolas, sim) para eliminá-lo antes que ele acione o painel na área externa no topo.
Níveis: Complexo de Alta Segurança, e Área 51
Troféu auto-explicativo. Os lasers detectores de movimento são visíveis e facilmente evitados, por vezes saltando sobre os mesmos, outras rastejando por baixo. A parte de “desativar” os lasers seria normalmente feita durante o Complexo de Alta Segurança, na “Bay E” após abrir uma porta com o cartão de acesso que um guarda deixa para trás no local. Ao invés de apertar o botão dentro dessa saleta, use a caixa para saltar sobre os lasers. Note que existe um corredor onde existem lasers que apenas disparam um alarme, sem ativar uma torreta — e mesmo que você encontre o ângulo exato para saltar sobre eles, sem mínima margem de erro, um soldado virá verificar (independente do alarme soar ou não); esse conjunto de lasers não invalida o troféu. O troféu será obtido ao término do nível.
Níveis: Complexo de Alta Segurança
Até que você recupere suas armas, os prisioneiros serão sua única defesa contra os guardas armados, então procure soltar todos eles para que tenham vantagem numérica. Quando reaver suas armas, ajude mas certifique-se que esteja mirando nos guardas antes de disparar. Faça saves frequentes e, caso algum guarda consiga derrotar um prisioneiro, recarregue para tentar novamente. O troféu será obtido ao término do nível.
Nível: Área 51
Faça um save estratégico no início do nível para retornar posteriormente, pois será necessário usar uma arma mais forte que as pistolas para derrotar dois dos inimigos. Os quatro primeiro guardas que você encontra no nível estão programados para correr até um painel nas redondezas, rapidamente elimine-os (dois ou três disparos da Desert Eagle). O quarto guarda fica na primeira área externa, após abrir o alçapão, onde você deve obter o troféu.
Este troféu foi alterado levemente com a atualização 1.03, agora é necessário eliminar um quinto guarda na sala de comando perto do fim do nível (após passar ao redor da câmara do OVNI ainda fechada) sem deixar que ele chegue perto do terminal na parede.
Nível: Área 51
“Torre do relógio”? Ficou na versão para PS1 de Resident Evil 3. O que existe aqui é um ponto elevado que talvez pudesse ser descrito como uma torre de observação, sendo bem generoso… Na área externa que você alcança após disparar o míssil, derrote o soldado no topo e escale essa estrutura. Pendure-se da beirada e puxe-se com + para plantar bananeira e obter o troféu.
Nível: Área 51
Obtido automaticamente na busca por todos os segredos.
Nível: Aldeia Costeira
Este é um exemplo de nível com múltiplas rotas (e, para obter quatro segredos ao invés de três, é necessário alternar entre as duas na metade do caminho). Para obter este troféu, não colete a chave no início do nível e desça pela passagem à direita na praia ao invés.
Nível: Aldeia Costeira
Ao contrário do troféu anterior, pegue a chave e siga o caminho de armadilhas dentro da cabana na praia.
Níveis: Aldeia Costeira, e Cidade Perdida de Tinnos
Na verdade, tratam-se de três armadilhas distintas (e o troféu monitora progresso na versão para PS5). Na Aldeia Costeira, existem duas: primeiro, morra para a areia movediça dentro de uma das ocas contendo um kit médico grande (não pode ser obtido de forma alguma). Mais tarde, quando estiver navegando pelo topo das ocas, existe um corredor com dois botões, um dos quais fica em uma alcova que sobe em chamas no momento que você acionar o botão. Desnecessário até mesmo dizer isso, mas salve o jogo antes de sacrificar a garota.
Muito mais tarde, quando chegar em Cidade Perdida de Tinnos, na área com o desafio elemental de fogo para ser mais preciso, salte pelos pilares até o fundo da área e não caia pelo alçapão, mas tente pegar o kit médico no chão ao invés. Uma armadilha de espinhos matará você antes que você consiga colocar o item na mochila. Com os três sacrifícios realizados, o troféu será seu.
Nível: Local do Acidente
Logo no início do nível, atravesse o pântano com uma sequência continua de pulos para chegar ao outro lado em menos de 20 segundos. Mais importante é saber quais são as plantas seguras sobre as quais você pode pisar. Após pegar o troféu, volte para pegar o segredo no local.
Nível: Local do Acidente
No decorrer do nível, você irá navegar por uma sala com alguns alçapões que completam uma trilha no teto conforme você alterna a posição dos mesmos usando botões. Do outro lado dessa área, antes de voltar para o topo do avião caído, colete a munição de Uzi para ganhar o troféu.
Nível: Local do Acidente
Quando estiver em busca das chaves dos pilotos do avião, você irá enfrentar um tiranossauro. Enfraqueça-o o máximo possível com suas pistolas (para não invalidar o troféu 61), e então brinque de isca humana enquanto chama a atenção da criatura para perto da rampa onde o soldado fica. Tenha paciência que, uma hora, ele acerta o tiro derradeiro.
Nível: Local do Acidente
Um dos troféus mais trabalhosos do jogo. Ao todo, existem quatro soldados que você deve manter vivos. O primeiro fica isolado na rampa acima do tiranossauro, enfrentando uma onda de velocirraptores logo que você chega e outra enquanto abre as portas para retornar com a chave (ou seja, não se preocupe apenas com o T-Rex mas também em manter esse cidadão vivo). Os outros três ficam na área do avião, onde enxames de velocirraptores atacarão pelos flancos no fim do nível. Sempre existirão três dinossauros simultaneamente, e eles vão fazer pouco caso dos seus aliados — e você ainda precisa cuidar para não atingi-los acidentalmente no meio do caos. O troféu será concedido ao término do nível.
Relatos sugerem que deixar o raptor no topo da árvore vivo fará com que os soldados sejam atraídos para aquele local, dando-lhe tempo para usar o canhão e explodir a parede e rapidamente escalar até o fim do nível.
Nível: Local do Acidente
Na área com o avião caído, uma parte da asa está sobre um penhasco. O jogo não calcula colisão de superfícies triangulares de forma correta, então você pode “atrair” um velocirraptor para o canto dessa asa e ele irá cair para o buraco. Se ele cair na parte mais funda, ele continuará vivo e você receberá o troféu; mas se ele cair na correnteza o jogo irá automaticamente eliminá-lo e você não receberá o troféu, mas não se preocupe pois dinossauros para continuar tentando não faltarão.
Nível: Garganta de Madubu
Complete o nível usando o caiaque que você encontra logo no início do nível. Você perde alguns segredos seguindo essa rota, então mantenha um save no início do nível e retorne para fazer essa rota posteriormente.
Nível: Garganta de Madubu
Use o segundo caiaque para terminar o nível. Esse troféu será obtido naturalmente se você estiver em busca de todos cristais e segredos.
Nível: Templo de Puna
Em determinado momento, você precisará acionar quatro botões em uma sala em formato côncavo onde diversas lâminas circulares ficam rolando de um lado para o outro. Seja preciso para apertar os botões e saltar por entre os vãos das lâminas para concluir a sala em menos de 40 segundos. Caso não obtenha o troféu, recarregue o jogo e tente novamente.
Nível: Templo de Puna
Para este troféu, você precisa derrotar o chefe sem que ele consiga invocar reforços. A única forma para conseguir isso é ficando em um ponto específico da arena onde ele não consegue atacar você, e atirar o mais rapidamente possível (de preferência com a arma Desert Eagle, portanto é conveniente deixar um save antes do chefe para voltar apenas após terminar o jogo usando apenas as pistolas). Em determinado momento ele irá invocar um inimigo, você deve parar de atacá-lo momentaneamente até que o escudo baixe, caso contrário ele irá conseguir trazer um dragão-de-komodo e você precisará recarregar o jogo para tentar novamente.
Nível: Cais do Tâmisa
Esse é um dos atalhos acidentais mais conhecidos da franquia, tornando possível terminar o nível em menos de um minuto. E não é difícil, basta saber onde pular. Confira no vídeo:
Nível: Aldwych
Quando chegar no momento em que precisar correr pelos trilhos do metrô, uma porta lateral se abrirá e um inimigo humano irá correr, ao seu lado, em direção à próxima porta. Entre na outra porta antes dele (em meu caso, eu o eliminei no caminho, com as pistolas) e o troféu será seu.
Com a atualização 1.03, este troféu ficou mais difícil de ser obtido pois agora é necessário que o inimigo seja mantido vivo, então você realmente precisa vencer a corrida até a porta por uma mera fração de segundos. Mas… o vídeo abaixo mostra uma estratégia alternativa possível para alterar o comportamento do inimigo:
Níveis: Portão de Lud, e Antártica
Para esse troféu, você precisa coletar dois foguetes específicos. Existem outros muito mais difíceis de encontrar, mas de qualquer forma, o primeiro fica em Portão de Lud, dentro do museu, quando você desce pelo topo da esfinge (note que, optando por esse item, você não consegue voltar para pegar o segredo de forma legítima, mas após coletar o item você pode recarregar um save anterior). O outro, em Antártica, fica dentro de uma pequena fenda acima do ponto de início do nível que você só pode alcançar saltando do navio.
Nível: Portão de Lud
Ao todo, são 3 unidades de propulsão que você deve pilotar. O primeiro você encontrará naturalmente, o segundo fica escondido numa sala contendo um segredo, e o terceiro fica em uma das alcovas na tenebrosa área repleta de túneis aquáticos que você precisa ir e vir repetidas vezes conforme puxa alavancas e abre portas (somente acessível perto do fim do nível).
Nível: Portão de Lud
Faça um save reserva para retornar posteriormente, pois usar os arpões com o propulsor certamente invalidará seu troféu de terminar o jogo inteiro usando apenas as pistolas. Elimine os quatro mergulhadores usando o lançador de arpões embutido no veículo para obter o troféu. Note que um deles só surgirá se você coletar o segredo sem alertar os guardas.
Nível: Antártica
Conforme explora as cabanas da estação de pesquisas no local, você encontrará uma onde algo muito errado aconteceu, com paredes chamuscadas e destruídas. No fundo dessa cabana destruída existe o que restou de um cientista…
Nível: Minas da RX-Tech
Os soldados portando lança-chamas neste nível só serão hostis se você atacá-los primeiro, então basta deixar que eles sujem as mãos por você. Sempre que avistar um, explore as redondezas para chamar a atenção de possíveis mutantes e recue para não ser incinerado colateralmente.
Nível: Minas da RX-Tech
Elimine todos os inimigos mutantes do nível. Explore pequenas cavernas e passagens laterais pois alguns deles estão relativamente escondidos. O troféu será concedido após eliminar o último mutante, perto do fim do nível.
Nível: Cidade Perdida de Tinnos
Após atravessar as pontes e entrar na cidade perdida em si, pelo portão do lado esquerdo existe uma espécie de arena onde três guardiões atacarão. Salve o jogo antes de entrar. O primeiro guardião vem sozinho e é facilmente derrotado saltando de um lado para o outro para esquivar de seus projéteis. Quando os outros dois chegarem, você precisará um pouco de sorte pois não apenas os projéteis serão em maior número, mas eles podem tentar usar ataques corporais ao invés. Caso seja atingido por qualquer ataque, recarregue o save e tente novamente.
Nível: Cidade Perdida de Tinnos
No desafio elemental de fogo, normalmente usa-se a alavanca para desativar uma das armadilhas de chamas sobre as plataformas invisíveis. Ao invés, pendure-se nas beiradas e rapidamente salte entre as plataformas durante os breves espaços seguros para chegar ao outro lado. Ao coletar a máscara, o troféu será seu.
Nível: Cidade Perdida de Tinnos
No desafio elemental de ar, explore o labirinto completamente para encontrar os cinco itens escondidos nele. O guia da Stella conta com um mapa para o local, simplificando sua busca por esse troféu.
Nível: Cidade Perdida de Tinnos
No desafio elemental de água, antes de descer através das lâminas da primeira sala, rasteje pela passagem no fundo para encontrar um kit médico.
As armas adicionais surgem no decorrer do jogo, muitas vezes associadas aos segredos que você deveria estar coletando de toda a forma. Para este troféu você precisa ter todas elas em seu inventário ao término do nível Cidade Perdida de Tinnos.
Nível: Caverna de Meteoritos
Reserve um save no início do nível e termine o jogo normalmente usando apenas as pistolas para o troféu 61. Depois, retorne aqui para colocar toda aquela munição de Desert Eagle em uso. É necessária precisão em todos seus movimentos, pois os ataques de Willard causam morte instantânea se te atingirem. São necessários 10 disparos com a Desert Eagle para derrubar o vilão por alguns momentos, marginalmente suficientes para você navegar até o próximo ponto seguro de onde deve derrubá-lo novamente, repetindo o processo até chegar à superfície. Faça saves com frequência e tenha muita paciência.
Altamente passível de perda.
O requisito deste troféu foi alterado através da atualização 1.02, reduzindo de 95 para 93 o número de cristais necessários para obtê-lo. Trate-o de forma similar aos troféus de recolher todos os colecionáveis em TR1 e TR2, e seguindo os detonados da Stella você deve receber o troféu perto do fim de Cidade Perdida de Tinnos.
Dentre os três jogos presentes na coletânea, esse é certamente o mais desafiador no modo Novo Jogo+. Todos os itens de cura serão substituídos por munição, inimigos serão mais fortes e resistentes, os aliados de outrora (os soldados nas ilhas do Pacífico Sul, os lança-chamas na Antártida, e mesmo os prisioneiros em Nevada) serão hostis, e será necessário usar os cristais colecionáveis para recuperar vida e salvar o jogo. Você também restaura vida e pode salvar o jogo, sem consumir seus preciosos cristais, ao término de cada nível. Conheça o jogo bem, tenha paciência e escolha suas batalhas, pois a busca por certos itens pode ser perigosa demais para correr riscos desnecessários. De forma similar a TR2, você perderá o seu inventário (exceto cristais) em Nevada, recuperando apenas parte dele no decorrer do nível. O troféu é obtido ao término de Caverna de Meteoritos.
Altamente passível de perda.
Como nos outros dois jogos, dedique sua primeira partida a usar apenas as pistolas padrão de Lara. Evite sacar ou equipar qualquer outra arma e deixe todos os troféus que exigem isso para uma rodada de limpeza posterior. Quando montar nos propulsores aquáticos em Portão de Lud, jamais aperte pois esse botão dispara arpões. Aparentemente inimigos atropelados pelo quadriciclo não invalidam o troféu, mas recomendo cautela mesmo assim. Perto do fim de Local do Acidente, use o canhão apenas para derrubar a parede do outro lado do rio (se qualquer dinossauro ou humano saltar na frente e for atingido, recarregue um save anterior). O troféu é obtido ao término de Caverna de Meteoritos.
Relacionado à história da expansão O Artefato Perdido.
Colete todos os segredos nos níveis Dança Escocesa e Esconderijo de Willard.
Colete todos os segredos nos níveis Penhasco de Shakespeare e Dormindo com os Peixes.
Colete todos os segredos no nível É um Hospício!
Nível: Dança Escocesa
Você pode obter até quatro das armas adicionais logo no primeiro nível da expansão. A espingarda e a metralhadora fazem parte dos segredos e não devem apresentar grandes dificuldades, já o lança-arpões e as submetralhadoras Uzis exigem saltos precisos da ponte central do nível:
Nível: Dança Escocesa
Obtido na busca por todos os segredos do nível.
Nível: Dança Escocesa
Equipe a espingarda quando começar a subir os degraus à esquerda dos portões de saída do nível. Assim que se aproximar da estátua de cachorro no topo, ela irá ganhar vida: um disparo à queima-roupa irá cancelar esse efeito instantaneamente.
Nível: Dança Escocesa
Nos fundos do castelo existe uma área repleta de lápides marcadas com o nome Willard. Acenda um sinalizador e abaixe-se na frente de uma delas para obter o troféu.
Nível: Esconderijo de Willard
Piscina nada, é um bilhar clandestino mesmo. Perto do início do nível, você desce até uma área com 10 pedregulhos rolantes (o último fica no corredor de saída). Ative todos eles e o troféu será seu.
Nível: Esconderijo de Willard
Após a masmorra com os pedregulhos, faça um save estratégico. Na área com as paredes repletas de espinhos, onde você também coleta o segredo #1, entre pelo pequeno buraco na parede no topo indicado pela citação de Dante e navegue pelas diversas salas repletas de espinhos.
Nível: Esconderijo de Willard
Usando o save estratégico que fez antes, desta vez ignore o segredo e escale entre os vãos na parede rapidamente até o topo. Acione a alavanca e entre pelo portão lateral antes que a parede de espinhos bloqueie sua passagem. Aproveite e pegue o troféu 74 antes de voltar para seu save principal e continuar o jogo.
Nível: Esconderijo de Willard
Obtido na busca por todos os segredos do nível.
Nível: Esconderijo de Willard
Logo após atravessar o portão lateral, do troféu 72, desça para um pequeno vão atrás de uma grade à direita para encontrar o kit médico e ganhar este troféu.
Nível: Penhasco de Shakespeare
Obtido na busca por todos os segredos do nível.
Nível: Penhasco de Shakespeare
Logo após pegar o segredo do troféu acima, você irá encontrar um quadriciclo. Salve o jogo antes de montar nele. Seu objetivo é dirigir até o topo do vagão de metrô descarrilhado e descer do quadriciclo em menos de 39 segundos:
Nível: Penhasco de Shakespeare
Na área contendo o último segredo do nível existem quatro pterodáctilos, seu objetivo é derrotar todos sem sofrer dano. Salve o jogo com frequência e assim você não terá dificuldades em identificar de onde eles vêm e como eliminá-los antes que cheguem até você.
Nível: Dormindo com os Peixes
No decorrer do nível inteiro existem exatamente quatro crocodilos mutantes, todos em áreas subaquáticas. Salve o jogo com frequência. O lança-arpões ajuda a eliminá-los, mas você pode tentar atrair os animais até uma área onde pode sair d’água e disparar em segurança com armas melhores ao invés. Monitore sua barra de vida e, se for mordido, recarregue o jogo para tentar uma abordagem diferente.
Nível: Dormindo com os Peixes
Obtido na busca por todos os segredos do nível.
Nível: É um Hospício!
Existem três observações cruciais para obter este troféu, então salve o jogo com frequência e mantenha a Desert Eagle equipada para eliminar os macacos rapidamente. 1) Ao subir para o zoológico, não se aproxime das grades pois macacos surgem do outro lado e roubam um kit médico. Da mesma forma, após usar a chave para entrar no “planeta dos macacos” não pegue a munição para espingarda perto da cerca. 2) Após o labirinto com os tigres, quando você chegar numa sala com rampas de madeira sobre água, eles tentarão pegar os itens ali. 3) E, por fim, após deslizar pela tirolesa, rapidamente dispare contra todos os animais antes que eles cheguem até os itens.
Existe um ou outro macaco na sua trajetória até este ponto, então, caso não obtenha o troféu após derrotar os últimos macacos na pequena ilha após a tirolesa, reinicie o nível e tente novamente.
Altamente passível de perda.
A descrição deste troféu grita “inteligência artificial”, não é verdade? Pois bem, o requisito para o troféu é que você colete um item específico em cada um dos seis níveis da expansão. Não deve apresentar grandes dificuldades na verdade, mas veja a seguir onde encontrar tais itens e mantenha-os em mente ao iniciar cada novo nível dessa expansão:
Relacionado à história da expansão O Artefato Perdido.