Total: 90
Terminar o jogo: 3 vezes, mais limpeza
Tempo estimado: Entre 30 e 40 horas
Dificuldade: Médio
Troféus passíveis de perda: Sim, veja introdução
Autopop: Não
Continuando nossa maratona em busca dos troféus da coletânea Tomb Raider I-III Remastered, apresentamos aqui um guia para o segundo jogo e seu respectivo pacote de expansão. Novamente, vamos lembrar que o troféu de platina, por algum motivo ou outro que não sabemos, só existe na versão para PS4, enquanto que a versão de PS5 apresenta todos estes troféus como parte de uma lista DLC da coletânea inteira. Se você estiver jogando em ordem, já terá uma boa noção do que esperar aqui.
Novamente, por conta da estrutura do jogo, considere TODOS os troféus como passíveis de perda, pois não existe uma opção para repetir ou revisitar os níveis. Apesar da maior parte da lista representar desafios direcionados a níveis ou segmentos específicos, existem alguns troféus que exigem sua especial atenção pois contam com requisitos que podem envolver o jogo inteiro. Manter saves de reserva no início de cada nível vai facilitar o processo de limpeza, mas, de forma geral, a maior parte dos troféus pode ser feita no decorrer da primeira partida — mais abaixo deixo um link para uma tabela de referência que montei para este fim.
Lembre-se de salvar o jogo com frequência, pois não existem recursos como checkpoints e saves automáticos, e use diferentes slots. A sugestão é a mesma: mantenha um save no início do nível em um slot, e alterne entre outros slots diferentes saves periódicos feitos no decorrer do nível, assim, caso precise retornar à algum ponto anterior por qualquer motivo, talvez você não precise repetir desde o início.
E, mais uma vez, existem troféus para recolher absolutamente todos os itens no jogo. Como citei no guia de Tomb Raider I Remastered, a sugestão é seguir os extensivos guias da Stella (em inglês), especialmente se você não tiver grande familiaridade com esses jogos. Boas aventuras!
Tabela de referência:
Da mesma forma que fiz para o primeiro jogo (e também farei para o terceiro, sim), montei uma tabela indicando número de itens a serem recolhidos por nível, bem como troféus miscelâneos que você deve prestar atenção no decorrer de cada um dos níveis. Você pode acessar o arquivo em formato pdf clicando aqui.
Roteiro sugerido para o jogo base:
1. 100% usando apenas pistolas, sempre a pé
Desta vez o uso de kits médicos está liberado (e provavelmente serão necessários), mas nesta primeira partida, foque-se em coletar todos os itens e jamais equipe outra arma. A maior parte dos troféus miscelânos é simples e direta, mas aproveite essa partida para deixar que inimigos ateiem fogo em Lara Croft (brasa, mora?) e apagar as chamas em seguida, consumindo tantos kits médicos no processo quanto forem necessários. Procure completar os níveis em Veneza e Tibete sem usar os veículos, assim a limpeza será mais rápida posteriormente.
2. Novo Jogo+
Mais difícil que TR1, mas com a possibilidade de salvar a qualquer momento torna-se uma mera questão de paciência…
3. Terminar em menos de 6 horas
Mantenha o foco na linha de chegada, mas aproveite a oportunidade para deixar alguns saves aqui e ali nos níveis referentes a quaisquer troféus que ainda não tenha obtido, assim, a próxima etapa será breve. Note que é possível combinar esse passo com o anterior, se estiver disposto a encarar o desafio duplo…
4. Limpeza
Carregue os saves que reservou para esse fim para completar a limpeza por quaisquer troféus que ainda não tenha conquistado.
Roteiro sugerido para a expansão:
1. 100%, ainda a pé
Sem grandes restrições nestes níveis, apenas certifique-se novamente de coletar absolutamente todos os itens do jogo e não usar nenhum veículo. Existem espiritos e guerreiros inuites no decorrer da expansão, jamais dispare contra eles pois caso contrário será necessário uma nova partida inteira. Novamente, procure manter saves no início de cada um dos níveis, assim será fácil partir em busca dos troféus faltantes depois.
2. Limpeza
A expansão conta com apenas cinco níveis, então a limpeza será relativamente curta se você tiver acesso rápido a todos eles.
Lara Croft continua orgulhosa de você.
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TR2 é um jogo mais longo que seu antecessor, então a recomendação para este troféu é deixá-lo para o final, após o Novo Jogo+, assim o jogo ainda estará fresco em sua memória. Foque-se nos objetivos principais de cada nível e ignore completamente a busca por segredos. Existem atalhos significativos no jogo, então pode ser de grande serventia assistir à speed runs na modalidade glitchless para tentar replicar as estratégias adotadas por esses jogadores. Lembre-se que você pode salvar o jogo tantas vezes quanto desejar, salve no início de cada nível, antes de momentos difíceis, etc., e recarregue sempre que julgar que pode conseguir um melhor desempenho.
Encontre todos os segredos nos níveis do Prólogo, Tibete, e China.
Encontre todos os segredos nos níveis de Veneza.
Encontre todos os segredos nos níveis na Plataforma Petrolífera.
Encontre todos os segredos nos níveis do Naufrágio de Maria Doria. Em TR2, os segredos tomam a forma de três estatuetas de dragão escondidas no cenário, sendo uma de jade, uma de prata, e uma de ouro. Se coletar os três segredos de um nível, você recebe suprimentos extras. Por conta da estrutura do jogo, considere todos passíveis de perda, ja que normalmente não é possível retornar e não existe a opção de repetir níveis após o término da campanha. Se não tiver familiaridade com o jogo, a sugestão é seguir um detonado.
Nível: Casa da Lara
Você inicia o nível em frente à nova pista externa de obstáculos que Lara usa para se manter em forma. Serve como um tutorial para aprender os movimentos básicos, como distância de pulos, mas um cronômetro registra seu tempo. Parece um tempo apertado, mas é na verdade bastante simples para se conseguir.
Nível: Casa da Lara
No labirinto de grama da mansão existe uma área reclusa que você chega por um alçapão no chão. Memorize como chegar até ele (não é difícil, mas graças ao modo Foto, ativado com +, você pode pausar o jogo e vê-lo de cima a qualquer momento) pois um botão nessa área secreta abre a porta para o porão da mansão, mas por um breve período de tempo. Corra para dentro da casa e entre pela porta aberta abaixo da escadaria para encontrar a fortuna que Lara acumulou com suas aventuras.
Nível: Casa da Lara
Desça até a cozinha, aperte o botão e entre no freezer. Aguarde até que o mordomo entre e espere até que ele sofra um breve ataque de gases, então rapidamente salte sobre ele e aperte o botão novamente para trancá-lo dentro do freezer. Aposto que Bruce faria o mesmo com Alfred.
Nível: A Grande Muralha
No início do jogo, você escala por uma caverna para dentro da primeira torre de observação. Embora não seja parte do trajeto principal (ou mesmo previsto pelos designers), é possível usar o perímetro da área vegetada entre as duas torres para chegar até o topo da primeira delas, como você pode conferir neste vídeo. Do telhado, basta fazer um mergulho correndo (tome distância, corra e salte com +) para dentro do lago. Aproveite e segure durante o salto para também garantir os troféus 39 e 40.
Nível: A Grande Muralha
Após atravessar a área externa da muralha, você escorrega para uma pequena poça com armadilhas de discos metálicos que são disparados continuamente. Seu objetivo aqui é atravessá-las, sem sofrer dano, mas sem se pendurar no vão na parede. Para isso, caminhe vagarosamente até chegar perto de cada armadilha (use passos laterais, com , em ângulos estratégicos para percorrer distâncias menores) e espere o momento certo para atravessar cada armadilha. Basta um pouco de paciência. Relatos sugerem que mergulhar por baixo dos últimos discos, na parte mais funda da área, invalida o troféu.
Nível: A Grande Muralha
Para este troféu, você precisa encontrar todos os segredos do nível. O terceiro segredo está, justamente, no covil dos tiranossauros, mas com posse dos três você será recompensado com o lança-granadas. Enfraqueça os dinossauros com as pistolas e faça o ataque derradeiro com o lança-granadas para transformá-los em pedacinhos…
Nível: Veneza
Este desafio é bastante simples para se completar, mas fica a sugestão de guardar um save separado para posteriormente ir atrás dos troféus 20 e 22. No decorrer do nível, normalmente é necessário abrir algumas comportas para criar atalhos para o percurso final, que envolve usar a lancha para atravessar uma porta com temporizador do outro lado do mapa. Após abrir as portas duplas de saída do nível, basta nadar por baixo da porta de entrada ao invés, assim o temporizador nunca é ativado e você pode nadar tranquilamente até elas, passando por baixo das minas.
Nível: Veneza
O ponto mais alto possível fica na área inicial do nível, após saltar sobre os toldos para chegar a uma pequena alcova com uma alavanca. Posicione a lancha logo abaixo e salte da beirada dessa alcova para cair dentro do veículo e conquistar o troféu.
Níveis: Veneza, Esconderijo de Bartoli, e Casa de Ópera
Mate os ratos dos níveis de Veneza sem ser atacado por nenhum deles. Monitore sua barra de vida; caso seja mordido, recarregue um save anterior e tente novamente. O troféu somente será concedido durante a tela de estatísticas no final do nível Casa de Ópera.
Nível: Veneza
Existem duas lanchas em Veneza, uma das quais você deve usar para explodir as minas em frente aos portões de saída. Posicione a segunda lancha perto das minas, tome distância, (salve o jogo), e acelere segurando , quando estiver se aproximando das minas e da outra lancha, use + ou para desmontar da lancha na direção desejada. Pode ser necessário tentar algumas vezes até encontrar o tempo certo para iniciar o desembarque, portanto ter um save no início desse processo facilitará sua vida.
Nível: Veneza
Ao invés de atirar nas janelas quebráveis, chegue bem perto de uma e simplesmente salte para atravessá-la como uma heroína de filmes de ação.
Nível: Esconderijo de Bartoli
Logo no início do nível você entra em uma casa, após escalar para o mezanino no segundo andar, não movimente o bloco de mármore no caminho. Você precisa fazer um salto ao redor do bloco e então saltar sobre o corrimão do outro lado da casa. O troféu só será concedido ao término do nível, mas desde que você não toque nesse único bloco, não terá problemas.
Nível: Esconderijo de Bartoli
Quando chegar numa área bem alta, normalmente você alteraria a altura dos lustres conforme sobe e desce em busca de alavancas para revelar uma alcova escondida atrás do quadro. Nada disso é necessário: acione a alavanca e salte para o lustre mais alto, então salte para a parede sobre o quadro aberto. Se pendure na beirada, solte-se e imediatamente aperte para se pendurar na beirada logo abaixo, então suba para coletar a chave e faturar o troféu.
Nível: Esconderijo de Bartoli
Perto do fim do nível, quando chegar na casa com a Chave do Detonador, suba no telhado e localize um vão na parede no fundo, dentro do qual você encontrará as Uzis.
Nível: Casa de Ópera
A tradução da descrição do troféu o torna mais críptico do que deveria. No início do nível, mergulhe para o canal abaixo das plataformas iniciais e suba na plataforma oposta, localize o cartaz de Gianni Bartoli na parede e acenda um sinalizador para obter o troféu.
Nível: Casa de Ópera
Após resolver a área inicial, você precisa atravessar o telhado em ruínas. Salve o jogo antes de iniciar o processo e salte apenas sobre três dos pisos quebradiços. Várias combinações são possíveis, o vídeo a seguir demonstra uma delas.
Nível: Casa de Ópera
Na área com o telhado em doma, onde você enfrenta uma grande onda de inimigos, localize o buraco repleto de vidros estilhaçados. Cair diretamente sobre eles resulta em morte instantânea, mas, se você observar os arredores, irá encontrar uma área diretamente abaixo da parte coberta onde não existem estilhaços. Fique de costas para a beirada, dê um toque para trás para recuar e aperte (mas não segure) para que Lara escorregue para esse espaço seguro. Caminhe cautelosamente, segurando , entre os cacos de vidro até a estatueta do dragão.
Nível: Casa de Ópera
Simplesmente atire em todas as janelas decoradas com a inicial de Bartoli. Existem em apenas duas áreas: logo no início, três janelas onde você precisa caminhar entre vidros estilhaçados; e mais tarde, no camarim do teatro, existem outros seis vidros.
Nível: Plataforma em Alto-Mar
Após sair da sala em que Lara está sendo mantida refém, não mergulhe na água. Ao invés, siga até o final, de onde os mercenários armados surgem, e fique em frente aos vidros para que os disparos inimigos os quebrem. Então, localize o vão entre uma plataforma e outra e salte em um ângulo para o bico do avião. Desça pelo alçapão para recuperar suas pistolas e conquistar o troféu.
Nível: Plataforma em Alto-Mar
Existe uma área com uma longa escada protegida por quatro chamas. A forma correta seria puxar os blocos no canto da sala para saltar sobre as chamas e alcançar a dita escada, mas você pode, cuidadosamente, ficar entre elas e saltar para a escada. Faça um save de segurança antes, assim, caso Lara arda em chamas (a garota é altamente inflamável), recarregue e tente novamente, fazendo ajustes conforme necessário até encontrar o ponto seguro no meio do fogo.
Nível: Área de Mergulho
No decorrer do nível, você irá avistar um helicóptero fugindo da base enquanto precisa lidar com uma onda de inimigos. Salve o jogo. No heliponto no centro da área, faça o código de trapaça para explodir Lara: segure , dê um passo para frente, um passo para trás, solte o botão, gire Lara três vezes em torno de si mesma, e salte para frente.
Nível: Área de Mergulho
Momentos após a área do troféu acima, no corredor com as armadilhas de fogo, um alçapão esconde essa arma ao invés de uma armadilha mortal.
Nível: 40 Braças
Perto do fim do nível, você precisa descer e subir por uma série de câmaras submersas enquanto aciona alavancas. O dragão de ouro está ao lado de uma das alavancas, então seja rápido para puxar as alavancas, recolher o segredo, e voltar à superfície sem ficar sem oxigênio.
Nível: Destroços de Maria Doria
Perto do fim do nível existe uma área onde o telhado de vidro (que está de ponta-cabeça) está todo quebrado, com estilhaços de vidro ao redor da beirada e mergulhadores atirando de arpão do fundo do mar. Salve o jogo antes de prosseguir. Mergulhe na água, com + e habilidosamente nade até o final, esquivando das barracudas e moreias. Se for atingido por qualquer ataque, recarregue o save e tente novamente.
Nível: Alojamentos
No decorrer do nível, você chega a uma sala grande repleta de engrenagens. Ao invés de seguir o caminho rotineiro do nível, existe um simples atalho que você pode pegar saltando da plataforma próxima à alavanca para as plataformas suspensas, conforme a Stella detalha nesta página.
Nível: Alojamentos
O segredo de ouro fica em um buraco com vidros estilhaçados. Ao invés de fazer a volta por cima, simplesmente aproxime-se da beirada do buraco e aperte o botão de Rolar () enquanto segura o botão de Ação () para lançar Lara em segurança sobre os vidros sem que ela bata na parede.
Realize uma cambalhota adicional durante um mergulho.
Realize duas cambalhotas adicionais durante um mergulho. Você precisa saltar de um local alto para ter tempo de realizá-las, segurando durante o mergulho; um bom local para obter esses dois troféus está indicado no troféu 16.
Níveis: 40 Braças, Destroços de Maria Doria, e O Convés
Para este troféu, você deve evitar os tubarões existentes nos níveis no naufrágio de Maria Doria. Não surgem em grande número, é verdade, mas normalmente aparecem em locais onde você precisa recolher chaves ou segredos. Faça saves frequentes e sempre que avistar um, faça seu melhor para nadar ao redor dele sem que ele consiga te morder. Sua única preocupação são os tubarões, demais formas de vida aquática não invalidarão este troféu, que será concedido ao final de O Convés se você conseguiu evitar todos eles — e sem nunca disparar qualquer tipo de arma contra eles também.
Altamente passível de perda.
Este é um troféu curioso, mas chato. Você precisa deixar que todos os inimigos ateiem fogo em Lara e então mergulhar num corpo d’água para que ela continue viva. Ao todo, são nove inimigos nos seguintes níveis:
• Área de Mergulho: 3 mercenários com lança-chamas
• O Convés: 5 mercenários com lança-chamas
• O Covil do Dragão: o dragão
De forma geral, todos ficam próximos a áreas com água, então basta monitorar sua barra de vida. A exceção fica pelos dois mercenários no final de O Convés, pois, além de surgirem simultaneamente (dificultando seu processo para identificar qual deles já te atingiu — relatos sugerem que você pode ser atingido pelo segundo inimigo enquanto já estiver em chamas e ainda assim obter o troféu), a área mais próxima para apagar as chamas é na entrada da caverna com a hélice, no fundo da área. Na versão para PS5 você pode acompanhar seu progresso pelo contador disponível no próprio troféu.
Nível: O Convés
Em determinado momento do nível, você precisa mergulhar num lago dentro de uma caverna para chegar ao outro lado e subir até o topo da área, por onde você pode cair sobre o bote no centro da área. É possível atravessar essa área sem tocar na água, conforme mostro neste vídeo (gravado três anos atrás para uma conquista existente na plataforma RetroAchievements).
Nível: Sopé das Montanhas Tibetanas
Praticamente impossível de perder. Logo no início do nível, quando as bolas de neve rolam do topo de uma colina, você pode atirar numa parede de gelo estilhaçada para se esconder ali dentro, mas o local é habitado por um leopardo. Ou melhor, era.
Nível: Sopé das Motanhas Tibetanas
Logo depois de escalar até a abertura de onde as bolas de neve rolaram, salve o jogo. Aproxime-se da enorme parede de gelo fino e fique de costas, então salte para trás e, após quebrar o gelo, imediatamente salte novamente segurando para virar no ar. Dessa forma, você terá tempo para se pendurar na parede e desmontar em segurança do outro lado.
Níveis: Sopé das Montanhas Tibetanas, Catacumbas de Talion, e Palácio de Gelo
Para não sofrer dano, você precisa parar de se movimentar no momento que as estalactites caírem. Em praticamente todos os casos, elas caem quando você pisar imediatamente abaixo delas. Você deve avistar todas enquanto busca os colecionáveis dos níveis, então aproveite para desarmá-las. As últimas, onde o troféu deve surgir, ficam na poça d’água onde três yetis atacam em Palácio de Gelo.
Nível: Sopé das Montanhas Tibetanas
Caso tenha optado por fazer o nível a pé (para o troféu a seguir), mantenha um save antes para fazer este troféu posteriormente. Após montar na motoneve, você logo chega a uma grande área repleta de rampas de neve. Normalmente, seria necessário escalar por uma passagem para mover dois blocos que bloqueiam uma abertura no final da última rampa, mas é possível acelerar e saltar com a motoneve pela estreita abertura à esquerda dos blocos.
Nível: Sopé das Montanhas Tibetanas
Ignore completamente as motoneves existentes no nível. As rotas alternativas para percorrer o nível a pé são bastante óbvias e você conseguirá obter todos os itens e segredos da mesma forma. Caso tenha dificuldades em algum momento, a Stella tem um guia dedicado a esse desafio (em inglês).
Nível: Monastério de Barkhang
Após resolver o confronto entre monges e mercenários na entrada do monastério, não suba pela escada na frente. Ao invés, explore a área externa aos fundos. É possível escalar até a sacada lateral por ali e saltar para se pendurar diretamente no rochedo da outra sacada, por onde você pode entrar no monastério.
Nível: Monastério de Barkhang
Durante o nível inteiro, mercenários continuarão a invadir o monastério em ondas, então fique sempre atento e ajude os monges a eliminá-los — se perceber que os monges ficarem agitados, siga-os para encontrar os inimigos armados. Se você deixar eles se enfrentando entre si, cedo ou tarde um monge irá morrer e talvez você sequer perceba isso. Da mesma forma, se a qualquer momento você atingir um monge acidentalmentes, recarregue um save anterior e tente novamente.
Nível: Monastério de Barkhang
Troféu auto-explicativo. Os espinhos em pêndulo talvez sejam as armadilhas mais difíceis para esquivar nesse breve trajeto, mas faça um save antes e com algumas poucas tentativas você irá acertar o ritmo dos movimentos.
Nível: Monastério de Barkhang
Quando finalmente chegar no telhado do monastério, aproxime-se da parede com os olhos curiosos e acenda um sinalizador.
Nível: Catacumbas de Talion
Perto do início do nível, você precisa ser rápido: o troféu pede que você pegue a Máscara Tibetana em 25 segundos após ativar a bola de neve no local. Bastante simples, mas se estiver com dúvidas, este vídeo mostra como fazer.
Nível: Catacumbas de Talion
Após usar a máscara para abrir o portão, suba correndo em linha reta até as portas fechadas no topo do local e volte até o local onde usou a máscara antes que as bolas de neve cheguem ao fim do percurso. Sem mistérios, mas, caso precise de uma referência visual, este vídeo mostra como fazer.
Nível: Palácio de Gelo
Logo no início do nível existem diversos “trampolins” que você deve usar para atirar em sinos perto do topo. O último trampolim te lança para uma área onde o sino fica entre duas rampas. Este troféu pede que você atire no sino e siga em frente pisando até quatro vezes nas tais rampas. Para isso, você deve se pendurar pelas beiradas, subindo apenas na hora de fazer os saltos de ida e vinda.
Nível: Palácio de Gelo
Perto do fim do nível, após a sala com a “avalanche” de diversas bolas de neve, você precisa escalar um paredão de gelo. Antes de fazer isso, acenda um sinalizador e jogue-o na primeira das duas fendas no chão (a mais estreita) para obter este troféu. O comando touchpad+ é usado tanto para acender como para arremessar sinalizadores.
Nível: Templo de Xian
Este kit médico não podia ser obtido de forma legítima no TR2 original mas, ao contrário do equivalente em Tomb Raider I Remastered, este troféu não pede que você use bugs. A escada na parede agora funciona como tal, então, quando chegar na ponte de madeira sobre a cachoeira onde o nível inicia (você precisa ir até lá para apertar um botão, esquivando de uma lâmina circular gigante), salte pelas pedras para chegar até a escada no fundo e escale até o topo.
Nível: Templo de Xian
Apesar de que o troféu diga que você deve apenas completar a caverna das aranhas, é necessário eliminar todas as aranhas no nível com as pistolas e sem sofrer dano. Ou seja, preste especial atenção às duas aranhas pequenas na área com o segredo de prata (uma no topo, uma mais abaixo), e outras duas aranhas pequenas atrás do monumento do dragão onde você coleta o Selo após fugir de uma pedra rolante por uma plataforma estreita. Tudo ocorrendo dentro do esperado, você obtem o troféu após eliminar a última aranha gigante no topo da caverna.
Nível: Templo de Xian
Quando entrar pelas portas duplas no segundo andar do templo, salve o jogo. Você precisa atravessar o caminho estreito esquivando dos quatro espinhos em pêndulo sem sofrer dano e sem parar de correr. Basta encontrar o momento certo para partir em disparada, em linha reta.
Nível: Ilhas Flutuantes
No decorrer do nível, existe um total de 8 soldados com espadas largas. Eles irão flutuar até sua posição. A ideia do troféu é que você deve atacá-los somente enquanto estiverem no chão, então sempre que avistar um, não atire. Ao invés, procure um espaço adequado onde você possa lutar com ele e aguarde até que ele pise no chão. O troféu deve surgir assim que o último deles for eliminado.
Nível: Ilhas Flutuantes
Em determinado momento do nível, você precisaria saltar por duas rampas onde dois pedregulhos de jade rolariam. É possível fazer uma pequena “quebra de sequência” e nunca ativar os tais pedregulhos. Confira no vídeo a seguir como fazer. Note que o troféu só será concedido ao término do nível.
Altamente passível de perda.
Da mesma forma que no primeiro jogo, o troféu mais trabalhoso da lista. É necessário coletar todos os itens existentes no jogo, muitos dos quais estão fora do caminho convencional e tantos outros serão deixados para trás pelas hordas de mercenários eliminados. Caso algum inimigo derrube um item sobre uma rampa, você pode tentar saltar de forma a cair diretamente sobre o item, segurando para Lara recolher o item antes de escorregar, caso contrário será necessário recarregar um save anterior.
A sugestão para este troféu é exatamente a mesma: siga o detonado da Stella, do começo ao fim, e não há erro. O troféu registra no momento em que você recolher o último item do jogo; neste caso, as balas para espingarda no gramado no nível Lar, Doce Lar. O modo Foto é bastante útil para rapidamente vasculhar os cenários, mas fique esperto pois nem sempre será possível retornar para recolher algum item que tenha ficado para trás.
Nível: O Covil do Dragão
Sempre que o dragão levantar a cabeça, ele irá soprar uma baforada de fogo. Mantenha-se em movimento e você deve escapar ileso — repita o processo cinco vezes sem que Lara suba em chamas e o troféu será seu. (E, depois, deixe intencionalmente que ela seja atingida para também conquistar o troféu 42, desde que tenha cumprido os requisitos nos níveis anteriores).
Nível: Lar, Doce Lar
Durante a invasão, o líder cultista (basicamente um armário ambulante com duas armas gigantescas, ao melhor estilo Coringa 1989) será o último inimigo a aparecer. Execute-o dentro do banheiro de Lara, de forma que o seu corpo apareça na animação final do jogo.
Nível: Lar, Doce Lar
Já esse é mais abrangente: após se equipar, imediatamente desça as escadarias para o salão de festas e ative o botão próximo ao rádio para tocar música. Somente então comece a eliminar as hordas invasoras. Assim que a música terminar, aperte o botão novamente antes de continuar a carnificina.
Após terminar o jogo pela primeira vez, você destrava o modo Novo Jogo+. Trata-se de um modo de dificuldade maior, onde todos os itens de cura são substituídos por munição, e os inimigos são mais fortes e mais resistentes — e os monges em Barkhang serão hostis, independente de seu comportamento. Ao obter todos os segredos de um nível, você receberá alguns kits médicos, essa será sua única forma de cura então seja cauteloso e não ignore os segredos nessa partida (mas note que não é necessário ir atrás de todos eles novamente).
Diferentemente de Tomb Raider I Remastered, aqui você pode salvar o jogo tantas vezes quanto desejar, então se torna apenas uma questão de paciência. Mas muita paciência mesmo, afinal você precisará derrotar um verdadeiro exército de mercenários armados que vão fazer pouco caso de você. Faça um consumo consciente de seus suprimentos, escolha suas batalhas, e, se achar que pode fazer qualquer segmento de forma mais eficiente, recarregue um save anterior e tente uma abordagem diferente. Outra observação diz respeito ao nível Plataforma em Alto-mar: você perderá todas suas armas, portanto será necessário recuperá-las no decorrer dos níveis seguintes.
Use os atalhos conhecidos para saltar a maior parte dos níveis Casa de Ópera, Monastério de Barkhang, e Templo de Xian. Recolhendo os segredos dos demais níveis, você não deve ter grandes dificuldades no restante do jogo. mas não fique muito confortável pois você perderá todo seu inventário em Lar, Doce Lar. Ou seja, será necessário impedir a invasão à mansão sem qualquer item de cura. Que divertido.
Altamente passível de perda.
As pistolas de confiança de Lara possuem munição infinita, embora sejam as armas mais fracas do jogo. Com paciência, você consegue tombar todo e qualquer inimigo em seu caminho. Evite até mesmo o ato de equipar ou sacar qualquer das outras armas pois isso pode comprometer o troféu. Tudo ocorrendo dentro do esperado, você receberá o troféu ao término do nível O Covil do Dragão.
Nota importante: em Sopé das Montanhas Tibetanas, não monte em nenhuma das motoneves pretas dos inimigos, elas são armadas com metralhadoras automáticas e o uso delas bloqueará o seu troféu (que exige uma partida inteira do jogo, do começo ao fim, então não corra riscos desnecessários).
Relacionado à história da expansão A Máscara Dourada.
Para acessar este nível bônus, será necessário encontrar todos os segredos nos quatro níveis da expansão.
Nível: Pesadelo em Las Vegas
Existem dois tiranossauros nas ruas de Las Vegas, basta eliminá-los da forma que preferir para obter o troféu.
Relacionado à história da expansão A Máscara Dourada.
Colete todos os segredos da expansão, incluindo os três existentes no nível bônus Pesadelo em Las Vegas. Muito tempo atrás, eu escrevi um detonado simplificado cobrindo a localização de todos os segredos; caso tenha interesse, você pode conferir aqui.
Nível: A Guerra Fria
De todas as armas, apenas as Uzis podem apresentar dificuldades pois estão em um lugar bem inconvencional, mas será necessário ir atrás delas de qualquer forma para o troféu 87. E está tudo bem detalhado no excelente guia da Stella, sim.
Níveis: A Guerra Fria, e Ouro de Tolo
Não muito diferente do jogo base, é necessário completar os dois níveis sem montar em nenhuma das motoneves. Sem mistérios, e todas as rotas podem ser atravessadas a pé sem grandes dificuldades.
Altamente passível de perda.
Níveis: A Guerra Fria, Fornalha dos Deuses, e Reino
Os inuítes funcionam exatamente igual aos monges de Barkhang, então, jamais dispare contra eles. Fique especialmente atento aos existentes no primeiro nível, pois em sua forma espectral são difíceis de serem vistos e você pode acidentalmente atingi-los enquanto atira nas paredes de gelo fino do local. Como eles existem desde o primeiro até o último nível da expansão, com exceção do segundo e do nível bônus, fique atento e se acidentalmente fazer com que eles se tornem hostis, imediatamente recarregue um save anterior e tente novamente.
Note que perto do fim do nível Reino existe um inuíte carregando dois itens, ou seja, é necessário eliminá-lo para obter o troféu 87. A forma mais simples para obter os dois troféus é jamais atacar os inuítes até este ponto enquanto busca os colecionáveis e então fazer um save ali. Corra até o fim do nível e derrote o guardião; assim que este troféu pipocar, recarregue aquele save reserva para repetir esse último trecho em busca dos itens faltantes do nível, inclusive as granadas que o pobre inuíte carrega consigo…
Nível: Ouro de Tolo
Ao contrário do troféu com as janelas de Bartoli, em Veneza, agora você deve mantê-las intactas. Existem apenas no segundo nível, então basta tomar cuidado para não disparar contra elas acidentalmente enquanto lida com as hordas de mercenários. No total são cinco delas: três no primeiro prédio, na área inicial do nível, e outras duas na área com o lança-granadas. Note que um inimigo sempre vai disparar primeiro neste segundo local, mas, desde que você não quebre nenhuma das janelas, o troféu deve surgir ao término do nível.
Nível: Ouro de Tolo
Existem 6 mercenários com lança-chamas no nível. Como não há troféu impondo algum tipo de restrição de armas, equipe sua arma mais rápida e mantenha distância de forma a eliminar os inimigos antes que eles consigam lançar uma flama sequer em sua direção. O troféu será concedido assim que você derrotar o último inimigo de lança-chamas. Salve com frequência e, sempre que avistar um desses inimigos, torne-o seu alvo prioritário.
Nível: Ouro de Tolo
Perto do fim do nível, quando você precisa descer por um buraco enorme, desça a escada da parede até o final e salte para trás. Antes de descer pela rampa, recolha os itens ali e, mais importante, saque um sinalizador e jogue-o dentro da estreita fenda de onde os ratos surgem. O comando touchpad+ é usado tanto para acender como para arremessar sinalizadores.
Nível: Fornalha dos Deuses
Assim que o nível iniciar, imediatamente faça um save. 50 segundos é um tempo bastante apertado, mas que você deve conseguir bater em poucas tentativas. Cuide apenas para não perder tempo desnecessariamente movimentando a gaiola e ignore os lobos na área com a máscara.
Nível: Fornalha dos Deuses
Na mesma sala em que você empurra um bloco para revelar a localização do segredo #1 (as moedas de ouro), salve o jogo. Do outro lado da parede, uma caixa de sinalizadores espera no final de uma rampa. Rapidamente pegue-a e salte para trás para escapar do pedregulho rolando em sua direção.
Nível: Fornalha dos Deuses
Muito fácil e você provavelmente obterá jogando sem sequer perceber. No topo da cachoeira de ouro líquido, você precisa atravessar um corredor protegido por uma única lâmina circular gigante, simplesmente aproveite os espaços seguros nos arredores enquanto faz seu caminho até o outro lado do corredor.
Nível: Fornalha dos Deuses
Os dois ursos polares ficam na mesma área, na caverna repleta de gelo, e, a essa altura, você já deve ter o lança-granadas e munição suficiente para conquistar este troféu.
Nível: Fornalha dos Deuses
Existem cinco barracudas dispostas a te atacar no nível. Antes de mergulhar, sempre faça um save e faça o melhor para ultrapassar os peixes sem que eles tenham tempo de te morder, se perceber uma alteração na sua barra de vida, recarregue e tente novamente. Você receberá o troféu apenas no final do nível.
Nível: Fornalha dos Deuses
Perto do fim do nível você precisa escalar uma estrutura gigantesca para descer por dentro dela. Antes de cair pelo buraco no fundo, seu destino padrão do nível, pise sobre todos os 14 pisos quebradiços na área.
Nível: Reino
No início do nível, você se encontra preso em uma gaiola gigante. Sua progressão natural é abrindo um alçapão e descendo por ele, mas você pode usar a alavanca para explorar a área externa para coletar alguns suprimentos ali. Para este troféu, abra o alçapão primeiro e então abra a porta da gaiola, sirva de isca humana de forma que três ou quatro dos pés-grandes rondando o local entrem e rapidamente feche o portão. Desça pelo alçapão antes que seja tarde demais e, ao término do nível, o troféu será seu.
Nível: Reino
Após usar a Máscara no receptáculo, você irá libertar o guardião, que é o chefe final da expansão. O troféu pede que você siga pelo caminho lateral, por onde existe uma pequena ponte, e deixe-o te seguir até o outro lado, somente então acione a alavanca lá para derrubar a ponte. Feito isso, basta subir no bloco da alavanca e atirar no inimigo em segurança até que ele tombe.
Altamente passível de perda.
Novamente, siga o detonado da Stella de ponta a ponta para encontrar todos os itens. Observe que o troféu das barracudas pode ser difícil de se obter se você tentar explorar os locais submersos em busca de suprimentos. De forma similar, no breve trajeto até a máscara no início do terceiro nível você precisa ignorar alguns itens em prol de outro troféu; e no quarto nível um inuíte carrega dois itens para os quais será necessário abrir fogo contra ele, contrariando o requisito do troféu 75. Saves estratégicos em pontos assim são importantes para facilitar a busca por este troféu.
Nível: Pesadelo em Las Vegas
No centro do hotel existe uma escultura gigantesca que pode ser escaladas. Para este troféu, do ponto mais alto, onde existe um kit médico grande, pendure-se da beirada (somente com as mãos, se Lara estiver na posição de escalada, solte e aperte rapidamente), e plante bananeira usando +.
Nível: Pesadelo em Las Vegas
Derrote o último chefe dentro da gaiola dele. Siga o percurso normal do nível (relatos sugerem que quebrar a sequência pode invalidar o troféu), e não abra fogo contra o chefe antes de coletar o último segredo do jogo, descendo a rampa até sua gaiola. Com o segredo em mãos, basta sacar as armas e eliminar o guardião ali mesmo.
Nível: Pesadelo em Las Vegas
Do andar mais alto do hotel, existe um “setor” específico que abre um alçapão no térreo do andar. Tome a distância correta e faça um mergulho com +, segurando para garantir que Lara realize as cambalhotas adicionais para pegar o troféu. Mas não perca tempo, pois o alçapão fecha em poucos segundos.